Em dez anos, a IKEA e a UNICEF permitiram a 74 milhões de crianças na Índia fugir de uma infância desnutrida e sem água potável, condenada ao trabalho em lugar da educação, na escola. As duas organizações querem chegar aos cem milhões de sorrisos, que é como quem diz, continuar a “ajudar estas crianças e as suas famílias a quebrar o ciclo da pobreza e a tomarem o controlo do seu futuro”. Para sempre, como explica ao VER a directora de Comunicação e Sustentabilidade da IKEA Portugal
Em apenas quinze estados da extensa Índia, morrem diariamente cerca de 4.700 crianças menores de cinco anos de idade. Na região, existem actualmente mais de 28 milhões de crianças envolvidas em trabalho infantil. Para promover os direitos das crianças ao nível da saúde e educação básica e combater a mortalidade e o trabalho infantil, a IKEA Foundation e a UNICEF estabeleceram uma parceria pioneira que comemora este mês uma década de bons resultados. O trabalho conjunto realizado pelas duas organizações através deste Programa permitiu, até hoje, ajudar e criar um futuro melhor para mais de 74 milhões de crianças e respectivas famílias na Índia. Em entrevista ao VER, a directora de comunicação e sustentabilidade da IKEA Portugal sublinha a importância de se tratar de um programa de longa duração, capaz de “criar mudanças substanciais e duradouras”. De resto, e como diz Ana Teresa Fernandes, a IKEA Foundation “está constantemente à procura de novas formas de criar um impacto positivo” nas vidas de quem vive em condições de pobreza, nos países em desenvolvimento. Dez anos depois do programa conjunto da IKEA Foundation com a UNICEF, que balanço faz dos resultados ao nível dos direitos das crianças à saúde e educação e do combate ao trabalho infantil?
Nos últimos dez anos, a IKEA e a UNICEF têm trabalhado em conjunto na Índia para acabar com o trabalho infantil, com o objectivo de criar um melhor futuro para as crianças indianas. Em colaboração com o Governo da Índia, a IKEA Foundation e a UNICEF Índia têm contribuído, ao longo da última década, para alguns dos seguintes resultados: . Saúde e Saneamento (combater a malnutrição, bem como a água e o saneamento precários): 370 mil crianças foram diagnosticadas com malnutrição e 56.500 receberam tratamento; 2.14 milhões de mulheres foram sensibilizadas para os benefícios do aleitamento materno; 32 milhões de casas já têm instalações sanitárias e 67% das escolas têm acesso a instalações sanitárias, fontes de água melhorada e lavatórios. Que oportunidades oferece este programa às crianças? A parceria com a UNICEF tem tido um impacto concreto e duradouro na vida de crianças em todo o mundo, já que mais crianças estão a receber a nutrição de que precisam para sobreviver e desenvolver-se, mais crianças têm acesso a água potável e saneamento melhorado, e mais crianças frequentam a escola em vez de serem exploradas através do trabalho ilegal. Quais foram os progressos registados ao longo desta década de intervenção na Índia? Ao longo desta década de trabalho conjunto com a UNICEF, centramo-nos na promoção do direito das crianças à educação, na melhoria da sobrevivência infantil e no combate às causas do trabalho infantil no país. No total, 74 milhões de crianças na Índia recebem o apoio da UNICEF e da IKEA Foundation. De que modo estendem a parceria com a UNICEF a outros países e realidades? Desenvolvemos vários programas, cujos resultados divulgamos nos sites da IKEA Foundation e da UNICEF. Que balanço faz da actuação da IKEA Foundation nos países em desenvolvimento, no âmbito do envolvimento social do Grupo, a nível global? Em 2011, a IKEA Foundation, o ramo filantrópico da IKEA que gere os fundos concedidos a projectos sociais a países em desenvolvimento, doou 65 milhões de euros a 47 projectos. Este valor representa um aumento de 44% comparativamente ao ano anterior, em que foram doados 45 milhões de euros. Na verdade, a IKEA Foundation é o maior contribuidor privado da UNICEF. Os fundos foram concedidos a quinze organizações, entre as quais o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), a Half the Sky, a UNDP, a Save the Children e a UNICEF, beneficiando milhões de crianças em mais de trinta países. Que exemplos de abordagens inovadoras desenvolvem com vários parceiros estratégicos, com vista a garantir resultados sustentáveis? São elas, um lugar que se possa chamar casa (com, por exemplo, doações de produto e apoio financeiro em casos de emergência, como incêndios e casos de catástrofe natural); um início de vida saudável (com programas de sobrevivência infantil e redução da mortalidade infantil e materna em dezoito estados indianos); uma educação de qualidade (através de programas que, por exemplo, visam retirar as crianças da apanha do algodão na Índia e no Paquistão e colocá-las na sala de aula); e um rendimento familiar sustentável (através da promoção da autonomia e das competências técnicas de meninas e mulheres na Índia, entre outros programas). A visão da IKEA assenta no pressuposto de que “assumir a responsabilidade pelas pessoas e pelo ambiente é um pré-requisito para fazer bons negócios”. De que modo é este conceito integrado em todas as etapas do negócio?
Este código de conduta é baseado em convenções e declarações internacionais, e inclui condições baseadas na Declaração dos Direitos Humanos Das Nações Unidas (1948), na Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho (1998), e na Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992). Para além disso, o IWAY abrange as condições de trabalho, a prevenção do trabalho infantil, o ambiente, a gestão responsável de florestas e muito mais. Os fornecedores são responsáveis por comunicar o conteúdo do código de conduta da IKEA aos seus colaboradores e subfornecedores, e de assegurar que todas as medidas exigidas são implementadas nas suas próprias operações. Caso contrário, a IKEA reserva-se a o direito de suspender o contrato elaborado entre ambas. Esta visão vive a partir de uma estratégia de economia de recursos a que chamaram “criar mais com menos”, que se estende até o cliente, permitindo-lhe ter “uma vida mais sustentável em casa”. Que importância adquire esta estratégia num mundo em crise socioeconómica? Actualmente, com o clima desafiante em que nos encontramos, acreditamos que a nosso conceito de negócio e o compromisso de preços baixos da IKEA faz ainda mais sentido, não só em Portugal como em todo o mundo. Que valor têm as causas infantis e as ambientais, na vossa política de sustentabilidade? Neste último item, em Portugal lançámos, por exemplo, o Fundo IKEA Colabora, que consiste num donativo de cinquenta mil Euros atribuído pela IKEA a uma entidade sem fins lucrativos que queira desenvolver um projecto que incida sobre a saúde, educação, situação económica de risco ou exclusão de crianças em Portugal. A ACAPO foi a contemplada da primeira edição deste fundo e viu, desta forma, ser inaugurado o Centro de Actividades da Vida Diária, que alberga o projecto “Crescer Sentindo”, e que permitirá às pessoas com cegueira e deficiência visual a oportunidade de treinar as múltiplas actividades do quotidiano, de forma a maximizar a sua autonomia nas rotinas que fazem parte do dia-a-dia de todos nós. Na IKEA acreditamos que muitos pequenos passos conduzem sempre a grandes resultados. Ainda no âmbito da política de RS da IKEA Portugal, que projectos recentes ou em curso destaca? A iniciativa “Bazar IKEA” promoveu a venda de artigos em segunda mão junto dos membros IKEA FAMILY nas três lojas da IKEA Portugal (Alfragide, Loures e Matosinhos), através do convite feito a mais de 540 mil membros, dando-lhes a possibilidade de levarem móveis, objectos de decoração, artesanato, vestuário, livros e brinquedos usados para venderem no espaço criado para a iniciativa. A última edição surgiu na sequência de um pedido de uma comunidade formada para o efeito, de forma espontânea, no Facebook, e ao qual a IKEA aderiu. Porque queremos que todos os produtos tenham um longo ciclo de vida útil, os artigos que não foram vendidos foram doados à associação de solidariedade social ENTRAJUDA e à associação Aldeias SOS. Finalmente, a iniciativa “Dicas de Poupança IKEA” é uma das várias ferramentas desenvolvidas pela IKEA com o objectivo de ajudar os clientes a poupar em casa, através de pequenas mudanças nos seus hábitos diários. Água, energia, materiais – todos estes recursos podem ser utilizadas de uma forma sustentável, com o objectivo de criar poupanças ao final do mês. Os folhetos ‘Dicas de Poupança IKEA’ estão disponíveis e reúnem um conjunto de soluções fáceis, criativas e acessíveis, que fazem toda a diferença no dia-a-dia, em todas as divisões da casa.
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Jornalista