No começo de mais um ano, desejamos uns aos outros saúde, felicidade, paz no mundo, sorte, riqueza e muitas outras alegrias que o mundo nos sugere e que são importantes. No entanto, vale a pena ir mais longe e perceber o que o Papa Francisco e a Igreja nos sugerem para este novo ano, a que chamaram jubilar e que dedicaram à Esperança, desafiando-nos a viver toda a nossa vida, em família e no trabalho, com Esperança
POR PAULO BARRADAS

Caminhemos na Esperança” é por isso o desafio que faço neste primeiro artigo do ano a todos os leitores, e a todos os líderes empresariais, através de quatro pontos:

  1. Se não tivermos Esperança no futuro, se não acreditarmos que a nossa vida tem um sentido, que a nossa actividade profissional tem um propósito, que existimos para algo, é muito difícil termos a vontade e o ânimo necessário para diariamente procurarmos fazer o que nos é pedido. Sem Esperança acabamos por “ir vivendo”, ou “sobrevivendo”, ao sabor dos outros e dos acontecimentos, numa procura de felicidade pessoal.

Nesse sentido, vale a pena neste início de ano fazer esta reflexão sobre onde está a minha Esperança no futuro, o que me faz trabalhar, o que me faz Viver?

  1. Cada um encontrará as suas razões de Vida e Esperança, a nós, que acreditamos em Cristo, a Igreja diz-nos que “vivemos de uma presença, uma presença que dá vida, a anima, a inspira, a conduz, a move e mobiliza. É a presença de Cristo ressuscitado, vivo no meio de nós. (…) o cerne da esperança é a certeza de que Cristo está connosco, caminha ao nosso lado, faz-se companheiro de jornada.”

Uma frase difícil de entender, mas que nos afirma com clareza que é Cristo que é a nossa Esperança, é Ele que dá sentido a nossa existência, é Ele que marca a história.

  1. Nesse sentido, a nossa Esperança não é construída apenas pelas nossas forças, pela nossa capacidade, mas está enraizada no acolhimento da sua Presença e mensagem, no deixar que Cristo nos cure, nos resgate, nos rasgue horizontes de futuro, nos lance ao largo (cf. Lc 5, 4).

Não estamos por isso sozinhos no mundo, não estamos abandonados à nossa sorte, às nossas forças, à nossa erudição ou capacidades. Cristo prometeu estar connosco até ao fim dos nossos dias e quer caminhar com cada um de nós.

  1. Por isso, em 2025 é pedido a cada um de nós que viva nesta certeza que não caminha sozinho, e que unido a Cristo, à sua palavra e à sua vontade, pode ir mais longe. Como disse Chiara Corbella Petrillo: “Aquilo que Deus quer para nós é muito mais belo do que tudo que poderíamos pedir com a nossa imaginação.”

É esta a Esperança que nos deve animar a viver toda a nossa vida e o trabalho, a sermos protagonistas da história, porque todos somos chamadas a construir e cuidar do mundo.

CEO da Bluepharma, Membro da Comissão Diocesana Justiça e Paz e
Presidente do Núcleo da Acege de Coimbra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui