É próprio da nossa rotina diária escolher a roupa com que nos apresentamos a cada dia, cravando nessa escolha o simbolismo identitário, que nos distingue de todos os nossos interlocutores. Escolher a roupa que vestimos diariamente é mais do que um simples gesto. É uma declaração de identidade. É um ato sociológico que todos os dias repetimos, consciente ou inconscientemente. Neste gesto quotidiano e rotineiro que é cobrir o corpo, quantas vezes nos questionamos sobre quantos litros de água levamos vestidos na roupa que decidimos usar?
POR ANA PATRÍCIA FONSECA

O impacto da produção de vestuário na disponibilidade de água potável tem sido alvo de inúmeros estudos e debates. É uma preocupação global, cujos efeitos nocivos, para as pessoas e para o ambiente, importa travar e reverter. Estamos longe de atingir um justo equilíbrio entre a produção de vestuário e a poluição por esta gerada, em especial na água.

O nosso tempo caracteriza-se por complexas interligações e (inter)dependências. O desenvolvimento mundial está dependente das nossas escolhas, individuais e políticas. As desigualdades globais são escandalosas, mas permanecem invisíveis. O acesso à alimentação, à saúde, à educação, à água potável, à energia, entre tantos outros, permanece vedado a milhões de pessoas, por mais elementar que seja para a sua sobrevivência. O recente relatório “Crimes da moda: gigantes europeus da moda ligados ao algodão sujo no Brasil”, desenvolvido pela Organização Não Governamental Earthsight, indica que grandes marcas retalhistas estão associadas a crimes ambientais e sociais, entre eles corrupção, exploração laboral e desflorestação ilegal, e denuncia uma realidade com consequências globais que não pode ser ignorada.

O vestuário é um direito, inscrito no artigo 25.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A moda é uma indústria, geradora de tendências, muitas vezes segregadoras de classes sociais. Sabe-se que a indústria da moda é das mais poluentes do mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas, este setor é o segundo mais poluente, estando apenas atrás da indústria petrolífera. E a indústria é, cada vez mais, “fast”, tendo já atingido a ideia de ​“ultra-fast-fashion”. O ciclo de produção e consumo é exagerado e desnecessariamente rápido, com consequências sociais e ambientais críticas, num ciclo vicioso de desperdício e descarte difícil de conter.

A relevância deste debate amplifica-se quando consideramos os esforços globais para combater as mudanças climáticas e as violações dos Direitos Humanos, sociais e ambientais em toda a cadeia de bens produzidos, como os discutidos nas anuais Cimeiras do Clima das Nações Unidas ou no Parlamento Europeu, com a recente aprovação da Diretiva sobre Dever de Diligência das Empresas em matéria de Sustentabilidade. Nestes debates internacionais, vários países, onde Portugal se inclui, comprometem-se com metas ambiciosas para a sustentabilidade ambiental e social.

A responsabilidade não está apenas do lado dos produtores e das marcas. Os governos e as organizações internacionais têm a responsabilidade de continuar a trabalhar para colocar este tema na agenda política, criando regulamentação clara que monitorize as práticas industriais e que favoreça a proteção dos direitos sociais e ambientais.

A nós, cidadãos, cabe-nos a busca de informação fiável e rigorosa; cabe-nos questionar as práticas dominantes; e agir em consequência, individual e coletivamente. E, pelo menos uma vez, façamos o exercício de calcular a quantidade de água que temos pendurada nos nossos armários, escondida na roupa que usamos. Seremos indiferentes ao resultado do cálculo?

© Artigo publicado em primeira mão no PÚBLICO, no dia 19/ maio/ 2024. Republicado com permissão.

Foto: © Fred Neethling/Unsplash.com

Ana Patrícia Fonseca

Licenciada em Sociologia, é, desde janeiro de 2021, Presidente da Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD, em representação da FEC, onde exerce funções de Coordenadora do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social, desde 2008. Desenvolve também programas de educação para o desenvolvimento e para a cidadania global, dirigidos aos diferentes ciclos de ensino, e coordena campanhas de comunicação de interesse público, nas áreas em que trabalha - promoção de estilos de vida sustentáveis, justiça climática, direitos humanos.