Nesta época de crises sucessivas é inegável que devem ser estabelecidas prioridades. O que resta saber é se a ética é uma delas. Infelizmente para muitas empresas, não. O Ethiscore, metodologia de rating ético das empresas e dos seus produtos desenvolvida pela Ethical Consumer, permite descobrir um admirável mundo novo, de listas e bases de dados, sites especializados e críticas fundamentadas. Resta saber se as empresas portuguesas aderirão a esta metodologia e colocarão a ética no topo das suas prioridades, ou se as OTS acharão que merece o investimento para garantir uma parceria exemplar
Nesta época de crises sucessivas é inegável que devem ser estabelecidas prioridades. O que resta saber é se a ética é uma delas. Infelizmente para muitas empresas a ética não está no topo das suas prioridades. A Ethical Consumer, Organização do Terceiro Sector (OTS) especializada na investigação independente dos registos sociais e ambientais das empresas e dos seus produtos, criou uma metodologia de rating ético das empresas e dos seus produtos – o Ethiscore. Para quem tem o prazer de receber formação nesta metodologia é como descobrir um admirável mundo novo, de listas e bases de dados, sites especializados e críticas fundamentadas, que nos mostram o perfil da empresa de um modo como nunca o costumamos ver – do ponto de vista da ética. Pressão dos consumidores reduz riscos reputacionais Inicialmente desenhado para ajudar os consumidores a diferenciar entre empresas para fazer um consumo mais responsável, rapidamente se verificou que muitas OTS procuravam a Ethical Consumer em busca de uma metodologia que lhes permitisse escolher parceiros mais consentâneos com a sua cultura organizacional e que, acima de tudo, não representassem riscos reputacionais. Com o tempo as empresas começaram a utilizar a metodologia não só para si próprias, mas também para fazer benchmarking da concorrência dentro do mesmo sector. Até o Estado pode utilizá-la, para decisão nas suas políticas público-privadas.
Mas afinal em que consiste o Ethiscore? Uma análise transversal da empresa com base em cinco áreas: Ambiente – Mudanças climáticas, Poluição e tóxicos, Habitats e recursos, Reporting Ambiental, Energia Nuclear; Pessoas – Direitos Humanos, Direitos dos Trabalhadores, Política da Cadeia do Produto/de valor, Marketing irresponsável, Ligação à Indústria do Armamento; Animais – Testes em Animais, Factory Farming, Outros direitos dos animais; Políticas – Engenharia genética, Boicotes, Actividades Políticas, Finanças Anti-Sociais, Código de Ética da Empresa; e Sustentabilidade do produto – Produtos orgânicos, Produtos do Comércio Justo, Factores Ambientais Positivos, Outros Factores de Sustentabilidade. Estas áreas dividem-se depois em quatrocentas subcategorias, com uma análise detalhada, como qualquer investigação que se preze. Há muitas fontes de informação, abertas e fechadas, desde relatórios da própria empresa, a inquéritos a stakeholders, base de dados e sites especializados, grandes OTS internacionais, revistas e jornais de renome, manuais de defesa e armamento, entre outros. A informação é posteriormente tratada e analisada e colocada numa base de dados, a Corporate Critic, com acesso semiaberto, onde se pode aceder ao rating ético de quase trinta mil empresas, a quem a metodologia já foi aplicada. Os ratings poderão ser surpreendentes… ou nem por isso, mas, seja como for, merecem uma consulta. E não se pense que só as multinacionais passam neste crivo, múltiplas PME constam também dessa base. A Ethical Consumer cede a sua metodologia a alguns parceiros especializados por todo o mundo, onde se inclui a Stone Soup Consulting, para que o rating ético seja disseminado como a boa prática que é. Resta saber se as empresas portuguesas aderirão a esta metodologia e colocarão a ética no topo das suas prioridades, ou se as OTS acharão que merece o investimento para garantir uma parceria exemplar. Em ambos os casos, a questão que se põe é sempre a mesma – a ética é uma prioridade? *Managing Partner, Stone Soup Consulting |
|||||||
Valores, Ética e Responsabilidade