A rapidez dos processos evolutivos exige que sejam estabelecidas regras e metas ambiciosas, e que se fomente o desenvolvimento sustentável. As empresas têm um papel preponderante para o futuro das comunidades em que se inserem e todas deveriam caminhar no mesmo sentido, ou seja, rumo a uma economia verde, consciente e sustentada
POR INGRID FALCÃO*

A Responsabilidade Social é um compromisso ético, fundamental para a integração das empresas e organizações de todos os sectores na sociedade, que tem vindo a ganhar importância crescente para assegurar a sua competitividade no mercado. Nos dias de hoje torna-se fulcral que o percurso das empresas passe por preocupações de foro ambiental e social. A rapidez dos processos evolutivos exige que sejam estabelecidas regras e metas ambiciosas, que se procurem soluções “amigas do ambiente” e que se fomente o desenvolvimento sustentável. Só com o contributo de todos, desde os parceiros aos consumidores, será possível fazer cada vez mais e melhor, pelo que o trabalho de sensibilização é fundamental.

A Tetra Pak, enquanto líder mundial em soluções de tratamento e embalagem de alimentos, está consciente do seu papel na sociedade e da necessidade da procura da excelência ambiental, impulsionada em todas as etapas das operações, desde a eleição das matérias-primas ao desenvolvimento de sistemas de tratamento e embalagem. E este esforço está a ser reconhecido pelo consumidor, que vê hoje a Tetra Pak é como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e promove a reciclagem.

Este reconhecimento é reflexo do esforço da empresa e do trabalho que tem realizado em Portugal, onde está presente há 50 anos. Para mudar hábitos e atitudes é preciso manter o compromisso com a sensibilização para a reciclagem, informando e motivando a população para a importância desta área. As empresas têm um papel preponderante para o futuro das comunidades em que se inserem e todas deveriam caminhar no mesmo sentido, ou seja, rumo a uma economia verde, consciente e sustentada.

Uma empresa ou marca que não tenha em conta os três pilares da sustentabilidade está condenada ao insucesso, porque, mais cedo ou mais tarde, os seus consumidores irão estar atentos a estas questões e poderão recusar-se a comprar os seus produtos. A sociedade portuguesa está cada vez mais preocupada e informada sobre estas questões. Isto obrigará, a curto prazo, à mudança de modelos de negócio, processos, tecnologias ou produtos, mas também de políticas de comunicação.

“Continua a haver espaço para as empresas inovarem, respondendo com competitividade às necessidades dos seus clientes”

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Não obstante a actual conjuntura, continua a haver espaço para as empresas inovarem e para oferecerem produtos que procurem responder, com competitividade, às necessidades dos seus clientes, que apresentem um perfil ambiental sólido, proporcionem uma utilização segura, façam um consumo eficiente de energia e de recursos naturais e, ainda, possam ser reciclados.

Em 2013, a taxa de reciclagem global das embalagens da Tetra Pak atingiu os 24.5%, com cerca de 43 mil milhões de embalagens recicladas, mais 4 mil milhões do que no ano anterior. No mercado Ibérico, as embalagens da Tetra Pak atingiram uma taxa de reciclagem de quase 50%, tendo sido enviadas para reciclagem cerca de 3 milhões de embalagens. Em Portugal este resultado é, em parte, fruto do esforço de investimento em campanhas de sensibilização ambiental junto do consumidor, de que são exemplos a campanha “Sim, é no amarelo” e a exposição itinerante “A Reciclagem das Embalagens”. Associámo-nos ainda a iniciativas como o Projecto 80, que contribui para a formação de jovens cidadãos responsáveis e participativos nas comunidades em que se inserem.

Acreditamos que, desta forma, estamos a dar o nosso contributo para construir um mundo melhor. O nosso lema “Protege O Que É Bom” reflecte precisamente esse objectivo e a filosofia com que a empresa conduz o seu negócio: a promessa de manter os alimentos seguros e disponíveis em qualquer lado, procurando ter um papel activo na construção de um futuro mais promissor para os consumidores, para a empresa, para os colaboradores, para os parceiros e para as comunidades onde está inserida.

Responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal