A liderança não é uma imposição, é uma responsabilidade. O respeito pela liderança ganha-se, mais do que se impõe. O líder tem de liderar através do exemplo – não necessariamente trabalhando mais horas, mas servindo de modelo na exigência e no cumprimento das regras impostas… por ele mesmo
João tinha esquecido um princípio elementar sobre o poder, a autoridade e a liderança das equipas – que numa empresa a liderança não é uma imposição, é uma responsabilidade e que o respeito pela liderança se ganha mais do que se impõe. Um líder deve conseguir criar um todo coeso e mais forte do que cada uma das individualidades que o compõem. Como o comandante de um navio, não deve preocupar-se a acompanhar o trabalho de cada um dos membros da cadeia de comando, mas sim garantir a melhor e mais eficaz rota, pedindo a cada um que cumpra o seu papel para o concretizar e identificando os potenciais problemas de navegação, actuando em antecipação para os corrigir. Esta responsabilidade da liderança implica que, exactamente por ter uma autoridade que outros não têm, terá de ter uma preocupação muito maior na forma e no momento em que a exerce. Um líder tem de ser capaz de motivar, de levar as equipas mais longe, de identificar os potenciais problemas e ajudar a conseguir ultrapassar esses obstáculos. E tem de liderar pelo exemplo – não necessariamente trabalhando mais horas, mas servindo de modelo na exigência e no cumprimento das regras por ele impostas, antecipando os potenciais problemas e, acima de tudo, trazendo uma visão completa das diferentes áreas dentro da organização, identificando oportunidades e sinergias e acompanhando a sua equipa de forma diferenciada de acordo com a sua experiência e características pessoais. Delegando e responsabilizando. E sendo capaz de aceitar a diversidade de pontos de vista, estimulando a discussão aberta sobre os temas que, habitualmente, traz novas e frescas perspectivas sobre os problemas em análise. Como dizia, com uma simplicidade desarmante, Margaret Thatcher, “Power is like being a lady… if you have to tell people you are, you aren’t”. |
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Managing Partner da BloomCast Consulting