POR TANIA LAMERTON VIEGAS
Abraçar uma estratégia de Content Marketing exige capacidade para auditar de forma permanente conteúdos existentes, criar novos conteúdos de qualidade e distribuí-los, sempre na perspectiva da oferta de valor para os diversos públicos da marca, no sentido de criar maior envolvimento e relações de confiança. Cada marca tem os seus argumentos, o seu tom e a sua narrativa, mas o seu discurso poderá ser mais rico e os seus conteúdos mais “engaging” se procurar criar pontes com os elementos distintivos do seu País, neste caso em particular, com Portugal.
1. Audite os seus conteúdos: que elementos distintivos, decorrentes de Portugalidades, poderá associar à sua marca?
Procure informação relativa aos argumentos fortes de Portugal para o seu sector (por exemplo no site do AICEP, IAPMEI, PORDATA), ou seja inovador e crie os primeiros argumentos para a sua área de negócio. Por exemplo, se a sua marca promove um produto alimentar, procure destacar a qualidade das matérias-primas, os recursos naturais, a singularidade dos sabores, a qualidade da gastronomia, a Dieta Mediterrânica, ou o método de produção, se tradicional ou ligado a algum tipo de inovação portuguesa.
2. Crie novos conteúdos: destaque os elementos nacionais que podem fazer a diferença.
[pull_quote_left]“Os argumentos relativos às Portugalidades, devidamente alinhados com a visão de negócio da empresa, são igualmente importantes para públicos nacionais ou internacionais”[/pull_quote_left]
Os argumentos relativos às Portugalidades, devidamente alinhados com a visão de negócio da empresa, são igualmente importantes para públicos nacionais ou internacionais. Os públicos internos interessam-se e apreciam serviços ou produtos nacionais; para os públicos internacionais estes argumentos poderão ser decisivos no momento da compra, face à tão positiva evolução da percepção da “marca Portugal” a todos os níveis. O crescente reconhecimento do nosso valor surge nos rankings internacionais do turismo, inovação, empreendedorismo e académicos, entre outros. Atreva-se e junte pelo menos três argumentos nacionais, às razões de escolha da sua marca.
3. Distribua os novos conteúdos: descubra novos meios e novos media.
Distribua os seus conteúdos pensando também no possível envolvimento dos seus públicos face aos novos eixos de comunicação assentes em Portugalidades: novas mensagens, novas perspectivas e mais uma razão para partilhar – “made in Portugal”. Meios que ontem não faziam sentido podem hoje ser pertinentes. Em suma, não perca a oportunidade de comunicar os benefícios da marca ‘país’, como alavanca da sua própria estratégia de Content Marketing… É uma casa portuguesa, com certeza.
Partner da CATCH - GLOBAL MARKETING