Empenhada em empoderar as organizações orientadas para o impacto, a Stone Soup Academy 2025/26 oferece formação em áreas cruciais, tais como o planeamento estratégico, a governação ou a sustentabilidade financeira. A formação colaborativa, que combina conhecimento especializado, experiência prática e aprendizagem entre pares, pode fortalecer a capacidade das organizações para superar desafios e impulsionar uma maior mudança social, ambiental, cultural e económica nas suas comunidades
POR ROSA MATOS
Reconhecemos o papel vital que as organizações da sociedade civil (OSC) desempenham na promoção de mudanças positivas em todo o mundo, mas muitas enfrentam barreiras significativas, incluindo recursos limitados, estruturas de governação complexas e a necessidade de adaptação contínua num cenário em constante mudança. Estamos profundamente empenhados em apoiar estas organizações, partilhando os conhecimentos e as ferramentas necessárias para operarem eficazmente, cumprirem as suas missões e aumentarem o seu impacto na resolução dos desafios sociais, ambientais, culturais e económicos prementes do nosso tempo. Na Stone Soup, o nosso compromisso baseia-se no entendimento de que, ao reforçar as competências e os conhecimentos dos líderes, gestores e equipas das OSC, o nosso apoio contribuirá para promover entidades mais resilientes, eficientes e sustentáveis, capazes de criar um impacto social duradouro.
Como é que esta formação pode ajudar a capacitar as OSC
Para capacitar as OSC com os conhecimentos necessários para enfrentar eficazmente os desafios da vida real, a nossa experiência e aprendizagem acumuladas mostram-nos o poder de facilitar experiências de aprendizagem colaborativas, práticas e estimulantes. Mais do que apenas “ensinar” às organizações a informação e o conjunto de ferramentas de que possam necessitar, de acordo com as últimas tendências em matéria de gestão ou de formação de executivos, acreditamos na criação de espaços de reforço de capacidades através da integração de conhecimentos especializados relevantes, da experiência prática e do intercâmbio entre pares das OSC, a fim de criar uma reflexão partilhada e uma aprendizagem coletiva.
Para abordar as questões críticas que as OSC devem dominar para garantir a sua eficácia, sustentabilidade e escalabilidade, existem algumas áreas de desempenho organizacional que consideramos críticas e que fazem parte do programa de formação 2025/26 da nossa Stone Soup Academy: Planeamento Estratégico, Governação e Liderança, Gestão Financeira, Angariação de Fundos e Sustentabilidade Financeira, Comunicação Estratégica, Gestão Eficaz de Pessoas, e Monitorização e Avaliação. Quer uma organização se dedique à inovação social, à proteção do ambiente ou ao desenvolvimento cultural, a formação nestas áreas-chave é essencial para proporcionar os conhecimentos e as competências necessárias para alinhar a estratégia com a missão, otimizar os recursos e maximizar o impacto.
Estes domínios são cruciais para as OSC melhorarem a sua eficácia operacional e aumentarem o seu impacto. Muitas OSC enfrentam desafios em áreas como o planeamento estratégico, a gestão financeira e a angariação de fundos, e a implementação de sistemas sólidos de monitorização e avaliação. Por exemplo, a formação em Governação e Liderança explora a forma de criar estruturas de governação sólidas e desenvolver práticas de liderança eficazes que são cruciais para a transparência e a responsabilização. Entretanto, uma formação em Gestão Financeira ou em Angariação de Fundos e Sustentabilidade Financeira visa dotar as organizações da literacia financeira e das estratégias de angariação de fundos necessárias para garantir um financiamento sustentável, gerir os recursos de forma eficiente e planear a saúde financeira a longo prazo.
O poder de aprender com a experiência prática
Existe um manancial de conhecimentos e competências nas OSC, que os formadores, educadores e facilitadores devem aproveitar e mobilizar em benefício dos seus pares e de todo o setor. É essencial uma combinação de conhecimentos teóricos e competências práticas. E a aprendizagem baseada na experiência e na prática é particularmente relevante neste contexto, uma vez que o conhecimento pode ser reforçado através da reflexão sobre a experiência e os desafios organizacionais concretos, e através do incentivo à aprendizagem pela ação, para que os participantes possam aplicar as aprendizagens diretamente à sua organização e missão. São estas as formas de aprendizagem que privilegiamos na Stone Soup Academy. A nossa formação é facilitada por profissionais experientes nas suas respetivas áreas e por líderes de pensamento da comunidade Stone Soup, que trazem uma grande experiência prática, integrando estudos de caso, melhores práticas e ferramentas práticas, e baseando-se no trabalho desenvolvido com líderes e agentes de mudança em todo o mundo. Mas os atores críticos neste processo de aprendizagem são os atores organizacionais, e a aprendizagem partilhada pode ser um poderoso acelerador da aprendizagem a longo prazo.
Investir no desenvolvimento de capacidades a longo prazo
A Stone Soup acredita no poder do desenvolvimento de capacidades como catalisador do impacto social a longo prazo. Ao reforçar as capacidades organizacionais, capacitamos as OSC não só para enfrentar os desafios imediatos, mas também para construir estruturas e sistemas que apoiem a sua sustentabilidade e crescimento, e consequentemente gerem maior impacto positivo. Os conhecimentos adquiridos através de iniciativas de formação podem ajudar as organizações a melhorar a governação, a gestão financeira, a racionalizar as operações e a medir o impacto de forma eficaz – todos ingredientes essenciais para impulsionar a mudança sistémica.
Imagem: © Vardan Papikyan/Unsplash.com
Sócia fundadora da Stone Soup e Directora de Políticas e Práticas Internas