A Geração B: um movimento que está a remodelar as empresas para um futuro melhor. Dando prioridade ao impacto social e ambiental, cerca de 10.000 B Corps estão a provar que um outro caminho não só é possível como é essencial. A Stone Soup Consulting assinala 9 anos utilizando a empresa como uma força para o bem, empenhada numa economia equitativa, inclusiva e regenerativa
POR ROSA MATOS

Em março de 2025, juntamo-nos à B Lab e à comunidade global de B Corp para celebrar o que significa ser uma B Corp certificada e para aumentar a consciencialização sobre a necessidade urgente de transformar a nossa economia para o bem comum. Quase 10.000 B Corps, representando cerca de 1 milhão de empregados em empresas de todas as dimensões e indústrias, estão a provar que é possível equilibrar o propósito com o lucro, tendo em conta todas as partes interessadas – clientes, fornecedores, trabalhadores, comunidades, o ambiente e acionistas.

Para a Stone Soup Consulting, tornar-se uma B Corp tem sido uma jornada de autorreflexão e melhoria contínua. Temos muitas razões para celebrar estes 9 anos (desde a certificação em 2016), e aproveitamos este momento para refletir sobre as escolhas que fizemos em busca de melhores práticas e de um maior impacto positivo. O Mês B Corp deste ano, no entanto, chega num momento crucial da história global, tornando mais crítico do que nunca reafirmar a visão da B Lab de uma economia global que seja equitativa, inclusiva e regenerativa – que beneficie as pessoas, as comunidades e o planeta. Reforça também o nosso compromisso inabalável com esta visão.

Agora, mais do que nunca, chegou o momento de esta geração – a Geração B – de líderes empresariais e cidadãos socialmente conscientes demonstrarem que outro caminho não só é possível como é essencial.

Abraçar a Geração B: o que significa para nós

Para a Stone Soup Consulting, tornar-se uma B Corp foi alinhar-se com uma comunidade de indivíduos apaixonados e empenhados em manter os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência.

Isto tornou-se imediatamente claro quando encontrámos pela primeira vez o movimento B Corp. Foi especialmente encorajador quando Pedro Tarak, um amigo de longa data, antigo colega na Fundación Avina e cofundador do Sistema B, nos encorajou a juntarmo-nos à comunidade B Corp. E depois, em 2016, tivemos a oportunidade de conhecer Lénia Mestrinho e Afonso Fontoura – na altura, Diretora e Gestor de Projectos do B Lab Portugal – juntamente com um grupo de aspirantes a B Corps no workshop “Acelerador B2” para o B Impact Assessment. A sua visão arrojada e o seu compromisso inabalável, combinados com a riqueza de experiência e sabedoria desse grupo, confirmaram que este era o espaço certo para nós – uma plataforma para aprender com outras empresas com os mesmos objetivos e contribuir para melhorar as práticas do nosso sector de consultoria. Continuamos a inspirar-nos no espírito de colaboração que encontrámos na B Lab Portugal, Espanha, Europa, Sistema B e B Lab Global, bem como nos muitos líderes B Corp que encontrámos pelo caminho. Esta é a geração cujos valores e visão partilhamos, e cuja energia e influência nos desafiam a crescer para sermos uma empresa melhor.

O poder de fazer parte da Geração B

Juntar-se à comunidade B Corp significa fazer parte de uma geração de indivíduos apaixonados e empenhados em acelerar a mudança social para um futuro mais sustentável. Estes líderes atuam com integridade, procuram incessantemente soluções inovadoras e compreendem verdadeiramente como integrar a sustentabilidade na prática – não como uma tendência passageira, mas como um valor fundamental. Foi por isso que nos sentimos inspirados a juntarmo-nos ao grupo de B Corps na COP25 em Madrid, em 2019, onde nos comprometemos formalmente a reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa e estabelecemos um objetivo ambicioso de alcançar a neutralidade carbónica até 2030. É também por isso que apoiámos a campanha para o reconhecimento legal das empresas com propósito em Espanha, colaboramos com o B Lab Portugal em iniciativas semelhantes e continuamos ansiosos por partilhar a nossa história com estudantes interessados em compreender o modelo e empresas interessadas em tornar-se B Corps.

Orgulhamo-nos de fazer parte de um movimento que abraçou corajosamente o risco e continua a liderar mudanças transformadoras e significativas.

Escolher a empresa como uma força para o bem

Quando fundámos a Stone Soup Consulting em 2008, no meio da crise financeira global, estávamos unidos por uma forte convicção de que um mundo melhor não só era possível, mas também alcançável através de soluções inovadoras e coletivas para enfrentar os desafios mais prementes do mundo.

Vindos de organizações internacionais empenhadas em criar um impacto positivo, estávamos determinados a ampliar os nossos esforços. Isto levou-nos a concentrarmo-nos no reforço de iniciativas e organizações que trabalham em prol de um mundo melhor para todos – quer defendam os direitos humanos, apoiem populações vulneráveis, promovam o investimento de impacto, utilizem a arte para o desenvolvimento comunitário ou salvaguardem ecossistemas vitais e os direitos dos povos indígenas. Apesar da incerteza dos tempos, optámos por criar uma empresa como veículo para combinar os nossos esforços e concretizar a nossa visão de uma sociedade empoderada. Apesar de não podermos criar uma empresa social ou com propósito – conceitos não estabelecidos em Portugal – elaborámos um pacto social para salvaguardar a nossa missão, comprometemo-nos a reinvestir todos os lucros para fazer crescer o nosso modelo e promovemos acordos coletivos éticos, sociais e ambientais ambiciosos para nos guiar na nossa viagem.

Fazer o bem, fazer bem

Podemos dizer com confiança que fazer o bem e construir um negócio socialmente consciente está incorporado no nosso ADN. É por isso que a visão da B Lab de transformar a economia global ressoou tão profundamente em nós: está alinhada com o nosso compromisso de criar um impacto social e ambiental positivo. Para nós, beneficiar todas as partes interessadas sempre foi o objetivo principal, sendo o lucro apenas um de muitos objetivos.

Para dar vida a esta visão, criámos um modelo de negócio centrado na maximização do valor para todos na nossa comunidade – profissionais e clientes. Criámos uma estrutura operacional simples, trabalhando maioritariamente à distância, e demos prioridade à promoção de um ambiente de trabalho saudável e de apoio. Isto permitiu-nos alinhar os nossos valores com melhores práticas concretas, promovendo uma cultura de melhoria contínua, e colaborando com organizações que partilham os nossos padrões éticos. Embora reconheçamos que o nosso modelo ainda está a evoluir, estamos totalmente empenhados em aperfeiçoá-lo. O caminho tem sido desafiante, mas a inspiração e a motivação que retiramos do facto de fazermos parte da comunidade global B Corp tornam-no ainda mais gratificante.

Em busca de uma verdadeira transformação para as pessoas e o planeta 

A visão da B Lab de transformar a economia global para beneficiar todos ressoa profundamente em nós, mas também nos torna humildes, incitando-nos a perguntar: Estamos verdadeiramente a conduzir a mudança positiva que procuramos?

O nosso objetivo é reforçar a capacidade das organizações para enfrentarem desafios sociais e ambientais complexos, maximizando o seu impacto. Através de consultoria, investigação e formação, capacitamos as organizações para adoptarem práticas sustentáveis e medirem o seu valor social. No entanto, temos de nos perguntar: Estamos a desafiar o status quo ou a reforçar as estruturas de poder estabelecidas? Estamos a chegar aos mais marginalizados ou principalmente aos que já dispõem de bons recursos? Estamos a ir suficientemente longe para abalar modelos de negócio insustentáveis, ou estamos simplesmente a fazer mudanças incrementais? O nosso objetivo é a transformação sistémica, mas será que estamos inadvertidamente a apoiar sistemas que perpetuam a desigualdade? Ao trabalharmos para reduzir a nossa pegada ambiental, estaremos a fazer o suficiente para defender a mudança sistémica mais ampla e necessária? Estas são as questões cruciais que nos mantêm com os pés bem assentes na terra e concentrados na melhoria contínua.

Geração B – a liderar o caminho para um futuro melhor

Ao olharmos para o futuro, lembramo-nos de que ser uma B Corp é uma viagem de reflexão e melhoria contínuas. As B Corps têm o poder de remodelar os negócios e preparar o caminho para um futuro mais sustentável. Juntos, temos de nos comprometer a reformar continuamente as nossas práticas empresariais, trabalhando para reduzir a desigualdade, fortalecer comunidades e criar um ambiente mais saudável. O verdadeiro sucesso reside em ultrapassarmos o individualismo e abraçarmos a interconexão de todos. Através da colaboração, podemos acelerar a um movimento transformador.

O nosso apelo à ação é para que os empresários e líderes empresariais tomem medidas corajosas, confiando que, ao alinharmos as nossas empresas com estes valores – apesar das incertezas que se avizinham – podemos orientar tanto as nossas empresas como a economia para um futuro mais brilhante e mais sustentável.

Sócia fundadora da Stone Soup e Directora de Políticas e Práticas Internas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui