Sem nos apercebermos, cada vez somos mais exigentes com a tecnologia e muito menos exigentes com os nossos relacionamentos de “carne e osso”. E, se pensarmos em particular nos jovens, a vida parece não fazer sentido sem uma ligação ilimitada e contínua aos dispositivos digitais. E é para combater este novo vício – sim, porque o é – que a Dianova lançou a campanha #naotedeixespossuir. Porque há muita vida para além da Internet e existem alturas em que a devemos mandar, mesmo, para o diabo que a carregue
POR RUI MARTINS

Vivemos hoje numa era de obsessão digital que transcende a maioria dos nossos relacionamentos face a face e a nossa privacidade no dia-a-dia. Todos nós contribuímos para o que acontece em 60 segundos no ciberespaço: mais de 3,3 milhões de posts no Facebook, 4 milhões de pesquisas no Google, 41.000 fotos carregadas no Instagram, 1,4 milhões de chamadas via Skype, 50 mil milhões de mensagens Whatsapp, 342.000 tweets no Twitter, 120 horas de vídeo carregadas no YouTube e 204 milhões de emails enviados. Tudo isto num minuto, em apenas um minuto das nossas vidas. Imagine o seu dia, semana, mês, ano roubados, devido a esta supostamente inócua participação conversacional digital.

E que impacto tem esta digitalização das nossas conversas, das partilhas de momentos únicos, da exposição pública da nossa intimidade ou de trivialidades, no envolvimento físico, no toque humano, na comunicação interpessoal ou familiar, no calor de um abraço?

Para além dos aspectos positivos do uso da Internet a nível pessoal e profissional, a nível de informação ou educação, por exemplo, em que se traduz o dispêndio destas horas na funcionalidade familiar, nas relações de amizade, nas atitudes e comportamentos desajustados e problemáticos, no rendimento e atenção escolar, na produtividade laboral (se não fizer parte do job description profissional), na saúde, nos custos de saúde pública?

Foi com base na observação empírica e em evidências científicas, a nível nacional e internacional, desta nova e crescente tendência de utilização problemática de Internet, ou de “tempo de ecrã e comportamento aditivo Internet”, como é designado pela Drª Kimberley Young – psicóloga, especialista de renome mundial e fundadora do Center for Internet Addiction – que a Dianova lançou a sua mais recente campanha de sensibilização social relacionada com a utilização problemática de Internet: a campanha #naotedeixespossuir , a qual foi desenvolvida em regime pro bono pela agência de publicidade TBWA España, autora de diversas campanhas anteriores da Dianova.

Como elemento adicional desta dimensão de publicidade social, a Dianova procurou captar a visão dos jovens a quem sobretudo se destina esta consciencialização, lançando o repto aos alunos de Fotografia da EPI – Escola Profissional de Imagem, para criarem uma Exposição Fotográfica que traduzisse “como os próprios, sobre os próprios e para os próprios” encaram e vêm esta problemática nas suas cinco categorias: Redes Sociais, Jogos Online, Apostas Online, Cyberbullying e Cybersex. Convidamos desde já todos os interessados para a inauguração em breve desta Exposição Fotográfica em Lisboa (data a anunciar em breve).

E, já agora… está preocupado com a forma abusiva que um amigo ou familiar, ou até mesmo você mesmo, está a utilizar a Internet? Sente que o seu smartphone ou tablet está a interferir com a sua vida diária, trabalho ou relacionamentos? Se precisar de ajuda contacte-nos – 261312300 e ajude-nos a Partilhar esta mensagem!

Director de Comunicação da Dianova Portugal – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social