Contrariando a ideia de que são necessários grandes orçamentos para se integrar a responsabilidade social na estratégia das empresas, a Alvo constitui um bom exemplo de como é possível, através de pequenos passos iniciais, se chegar longe. Mimar e envolver os colaboradores foi só o início de uma história que se estende agora à comunidade e às questões ambientais A Alvo é uma empresa tecnológica nacional líder na implementação de soluções inovadoras de software de gestão para PME e tem como principal objectivo ajudar os seus clientes a atingirem os seus objectivos de negócio através da utilização da tecnologia. Nesse sentido, a empresa pretende continuar a crescer de forma sustentada com uma estratégia de serviços de qualidade e com uma política de desenvolvimento de parcerias de sucesso com as melhores empresas de tecnologias como Primavera BSS, Microsoft, GFI e Barracuda Network Systems. Como uma empresa de pequena dimensão, com 41 colaboradores, constitui exemplo de que a capacidade de investimento não é determinante para uma estratégia de responsabilidade social corporativa adequada.
Em entrevista, Sílvia Carvalho, traduz as políticas internas e externas de responsabilidade da empresa na qual é Directora de Marketing e Comunicação. Nem sempre é fácil para uma empresa de pequena ou média dimensão incluir a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nos objectivos estratégicos da mesma, facto por vós reconhecido quando afirmam que esta é uma “aposta invulgar” para uma PME portuguesa ligada ao sector das tecnologias. Sendo a ALVO uma empresa com apenas 41 colaboradores, como e quando surge a RSC como parte integrante da vossa estratégia? Que principais áreas são eleitas pela ALVO para levar a cabo a sua estratégia de RSC? Em termos ambientais, o que é possível uma empresa de média dimensão fazer para que as suas políticas espelhem uma preocupação com o ambiente? Por outro lado, e no que se refere à protecção do meio ambiente, todas as acções contam. E no caso da Alvo foram coisas tão simples como: implementar e melhorar um processo de reciclagem de resíduos, diminuir a quantidade de resíduos produzidos ao substituir garrafas de plástico por garrafas de vidro nas salas de reuniões, introduzir normas internas rigorosas no que se refere a métodos de trabalho que permitam reduzir o consumo de energia, papel, tinteiros e equipamentos. Podemos ainda referir que a Alvo foi a primeira empresa portuguesa a ter um site certificado com o “Green Certified Site”, uma certificação atribuída pela CO2Stats (http://www.co2stats.com/), uma entidade que monitoriza os recursos utilizados pelos websites numa perspectiva de eficiência energética. A RSC interna é também uma aposta da ALVO. Que programas internos possuem para envolver os colaboradores e lhes assegurarem que são “os activos mais importantes da empresa”? Na Alvo, damos muita importância à comunicação interna. Temos uma política de “porta aberta” onde os gabinetes são quase inexistentes e as chefias trabalham junto da sua equipa num ambiente open space. O tratamento entre todos os colaboradores, incluindo os sócios e os membros da Direcção, é muito informal e igualitário. Por outro lado, fazemos questão que os colaboradores tenham conhecimento da estratégia da empresa, de onde vimos e para onde vamos, pelo que fazemos reuniões globais semestralmente. Uma das últimas campanhas de comunicação interna que desenvolvemos foi “O que faz da Alvo uma empresa diferente?” – que teve como objectivo comunicar aos colaboradores da empresa quais os atributos que a diferenciam dos seus demais concorrentes – que foi divulgada publicamente na nossa página do Facebook. Por outro lado, privilegiamos igualmente, e de forma proactiva, o bem-estar físico dos nossos colaboradores. Um exemplo disso foi um dos programas que desenvolvemos recentemente – “Próximo Alvo: Deixar de Fumar!” – que teve como finalidade ajudar os colaboradores da Alvo a deixarem de fumar, tendo alcançado uma taxa de sucesso de 33%, o que é excelente neste tipo de iniciativas. Na Alvo, fazemos também questão de celebrar as datas especiais para os nossos colaboradores, como aniversários, sucessos pessoais e profissionais, entre outras. A empresa proporciona ainda aos seus colaboradores diversas regalias, como a opção por horários flexíveis e o acesso a bolsas de formação extra-profissional. Neste contexto, e em 2011, vamos privilegiar a melhoria da comunicação interna com a criação de uma newsletter interna e uma comunicação constante de todas as iniciativas e novidades da empresa. Vamos ainda criar diversos eventos internos, ao longo do ano, com o objectivo de reunir com maior frequência os colaboradores. No que respeita à RSC externa, que instituições ou iniciativas são apoiadas pela ALVO? Paralelamente, a Alvo apoia também vários projectos de solidariedade social, como o “Tampinhas” e a “Corrida Sempre Mulher”. Criamos ainda iniciativas periódicas tais como sessões de doação de sangue e apoio a crianças carenciadas. Em termos de impacto para a própria empresa, quais as mais-valias directas que elegem face à vossa política de RSC? E no que respeita ao envolvimento dos colaboradores? Que feedback possuem por parte destes? Com base nos resultados obtidos neste questionário, constatámos que, dos aspectos mais valorizados pelos colaboradores, destaca-se o reconhecimento do papel desempenhado pela Alvo na protecção do ambiente e o seu compromisso para com uma actuação responsável e sustentável. A política de igualdade de oportunidades e não discriminação também foi valorizada, pois os colaboradores consideram que todos são tratados de igual forma. 2011 é o Ano Europeu de Voluntariado. Têm planeado algum programa específico para esta temática em concreto? Como vêem a RSC em Portugal, e no geral, nas PME? Que projectos podemos esperar para um futuro mais sustentado e sustentável da ALVO? Neste contexto, e a nível ambiental, vamos manter o nosso compromisso com a redução das emissões de CO2 do nosso parque de viaturas. Para tal, e com o objectivo de diminuir o número de deslocações dos nossos consultores, estamos a incentivar os nossos clientes a recorrerem ao suporte técnico por acesso remoto – serviço Ajuda Já. Por outro lado, estamos inclusivamente a ponderar trocar os automóveis do nosso parque por outros menos poluentes e que consumam menos combustível. Já a nível interno, vamos, como sempre, continuar a privilegiar o bem-estar dos nossos colaboradores, este ano com a realização de eventos desportivos que privilegiem o seu bem-estar físico e psicológico, como por exemplo workshops de Yoga, Pilates, Tai Chi. Ao longo do ano, vamos ainda criar diversas acções de solidariedade a favor de instituições sociais, privilegiando as que são nossas clientes, nomeadamente através do desenvolvimento de programas de voluntariado com estas instituições. |
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