O Fórum de Ética da Católica Porto Business School está a organizar outro LIVRO COLETIVO, com narrativas pessoais, sobre um tema do presente e, indubitavelmente, do futuro, partindo do mote: “A diversidade geracional na minha equipa/organização implica desafios e/ou oportunidades…”. Este projeto será um importante contributo para as organizações e para a sociedade em geral. E contamos com a sua participação…
POR HELENA GONÇALVES

Uma das atividades mais significativas do Fórum de Ética da Católica Porto Business School é o estudo anual, a apresentar numa conferência pública sobre um tema de especial relevância no contexto nacional. 

Para 2023, o tema escolhido é “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” e, tal como aconteceu com “Ética e Trabalho Hibrido”, este estudo dará origem a um livro coletivo, documentário(s) e a um relatório com resultados de um inquérito.

Como em 2022, é um estudo exploratório de um tema complexo e multidimensional, e igualmente incontornável. 

Há cada vez mais equipas compostas por pessoas de três ou mais gerações, com abordagens e expectativas muito diferentes em relação ao trabalho. Diversos estudos apontam para a possibilidade da existência de preconceito baseado na idade (idadismo ou ageismo), que se pode manifestar de diferentes formas, quer individualmente quer ao nível de práticas / políticas corporativas e institucionais, que perpetuam ainda mais algumas crenças estereotipadas, com implicações na gestão da ética e da compliance.

O nosso estudo pretende apoiar as organizações na identificação de oportunidades e na criação de linhas de orientação que permitam que o contexto laboral seja espaço de hospitalidade e de inclusão para as diferentes gerações que o habitam.

A participação de cada um, pela partilha de narrativas, é uma janela para a vivência ética do trabalho em equipas multigeracionais e, por isso, decisiva na co-construção e desenho do estudo, que será apresentado no dia 17 de outubro, na Católica Porto. (inscrição aqui)

Este projeto será, acreditamos, um importante contributo do Fórum de Ética para as organizações e para a sociedade em geral. 


E como participar? 

Este LIVRO COLETIVO, tal como “Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias”, contará com narrativas pessoais, estando o Fórum de Ética a pedir contributos para a sua realização. E como?

  • Escrevendo um pequeno texto  (que não demore mais de 5 minutos) a partir da seguinte frase: “A diversidade geracional na minha equipa/organização implica desafios e/ou oportunidades…”.
  • Identificando uma “imagem” (que pode ser palavra(s), foto, desenho, poema, canção, objeto, …) sobre Diversidade Geracional no Trabalho.

Os contributos devem ser enviados, com nome/pseudónimo ou anonimamente, Os contributos devem ser enviados, com nome/pseudónimo ou anonimamente, até 15 de janeiro para [email protected] ou [email protected]


Sobre o Fórum de Ética

O Fórum de Ética, criado em 2015, foi redesenhado em 2020 para poder incluir patrocinadores, o que permite reforçar substancialmente a concretização do objetivo: promover a ética empresarial, através da troca de experiências, da reflexão conjunta e da criação e partilha de conhecimento.

Além dos três encontros regulares por ano e outras atividades, o Fórum promove um estudo por ano que dá mote ao tema da conferência (pública) e jantar (exclusivo de patrocinadores) anuais.

Em 2021 coincidiu com o estudo trienal europeu, Ethics at Work, do IBE, de que somos National Partner desde 2018, Ethics at Work: 2021 International Survey of Employees | Institute of Business Ethics – IBE, com apresentação dos resultados nacionais e reflexão

Em 2022, o estudo foi dedicado ao Trabalho Híbrido de que resultaram o Inquérito “Ética e Trabalho Hibrido no rescaldo da pandemia (ucp.pt), o documentário “O Melhor de Dois Mundos”e o livro coletivo “Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias” – a primeira obra da Coleção do Fórum de Ética (ucp.pt).

Para 2023, o tema escolhido é “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”.


Crédito imagem: © Maria Sottomayor

Helena Gonçalves

Helena Gonçalves é coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School