Desde o começo da guerra na Ucrânia, a 24 de Fevereiro, mais de 3,5 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar o seu país. Depois do desafio de deixarem as suas casas e, por vezes, as suas famílias, enfrentam agora, nos países de acolhimento, as várias dificuldades que tantos outros migrantes e refugiados antes delas encontraram. Com a criação da plataforma internacional SPEAK For Ukraine, é possível prestar um apoio mais customizado às famílias ucranianas na aprendizagem da língua e na criação de uma rede de suporte informal que as faça sentir o mais possível “em casa”
POR BEATRIZ ISAAC
A nossa prioridade é que todas as pessoas que foram forçadas a sair da Ucrânia possam sentir-se bem-vindas e em casa tão rapidamente quanto possível, independentemente do seu país de acolhimento
O SPEAK é uma startup de impacto social que promove a inclusão social de pessoas migrantes e refugiadas, quebrando a barreira linguística e criando redes informais de suporte.
Criado em 2014, o SPEAK permite derrubar a barreira do isolamento social ao ligar pessoas migrantes, refugiadas e locais através de experiências de intercâmbio linguístico e cultural. O SPEAK utiliza uma metodologia informal que permite o desenvolvimento de laços de amizade e confiança entre os participantes, complementando a aprendizagem da língua com o sentimento de pertença ao local para onde se mudaram. Nos últimos oito anos, o SPEAK cresceu e conta com uma comunidade de mais de 52 mil pessoas, das quais 500 são ucranianas, e está presente em 23 cidades por todo o mundo. Uma dessas cidades é Odessa.
Com o eclodir da guerra, contactámos rapidamente a comunidade ucraniana do SPEAK. Mais do que expressar a nossa solidariedade, queríamos saber como poderíamos apoiá-los neste momento. Deste contacto direto chegou-nos a necessidade de dar apoio às famílias deslocadas com a aprendizagem da língua do país de acolhimento, à qual respondemos rapidamente com a criação da plataforma internacional SPEAK For Ukraine, criada em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Associação Be Human, e com o apoio da Fundação Ageas.
Esta plataforma surge para prestar um apoio mais customizado às famílias ucranianas na aprendizagem da língua e na criação de uma rede de suporte informal, algo a que nos dedicamos há mais de 8 anos para refugiados de qualquer nacionalidade. Mas não ficamos por aqui. O SPEAK For Ukraine permite ainda que pessoas refugiadas da Ucrânia possam, em qualquer lugar, receber apoio mediante duas formas adicionais, ao acederem a serviços de tradução gratuitos e a grupos de apoio emocional, que lhes permitam superar eventuais traumas de guerra.
Não são apenas as pessoas refugiadas que podem usar o SPEAK For Ukraine. Em speakforukraine.org, as associações e grupos informais de acolhimento podem também inscrever-se para receber apoio – referenciando pessoas refugiadas para aprendizagem da língua, acedendo a uma rede de tradutores e participando em grupos de apoio emocional, tal como enunciado anteriormente.
Esta é uma iniciativa liderada pela comunidade, pelo que o seu sucesso também depende da motivação e disponibilidade dos voluntários que se juntem à plataforma. Qualquer pessoa, independentemente da sua localização, pode inscrever-se para ser tradutor(a) voluntário(a), caso fale ucraniano ou russo, ou para ser buddy no SPEAK, liderando grupos de línguas para ensinar a língua local no formato online ou offline, consoante a sua disponibilidade.
Ao criarmos esta plataforma, a nossa principal preocupação foi o desenvolvimento de uma solução concertada e a longo prazo. Todos nós assistimos à incrível mobilização da sociedade civil no apoio às pessoas refugiadas. No entanto, é preciso garantir que o apoio não esmorece com o tempo e que seja dado em articulação com as diversas organizações. Essa foi, e continua a ser, a nossa prioridade. Além das pessoas refugiadas poderem encontrar sempre no SPEAK uma ajuda à sua integração, as organizações encontram aqui o apoio ao nível da aprendizagem da língua, para que consigam focar-se noutras áreas, como o alojamento, a empregabilidade ou o acesso à educação.
No contexto atual, ser uma organização que trabalha na área de inclusão social de pessoas migrantes e refugiadas é para nós um privilégio, mas também uma grande responsabilidade. Com o lançamento da plataforma, procurámos complementar o trabalho que o SPEAK já desenvolvia, criando uma solução de integração a nível familiar e, ao mesmo tempo, expandindo a nossa comunidade para os países vizinhos da Ucrânia, onde o SPEAK ainda não tem presença ativa.
Daqui em diante, continuarmos a dar o nosso contributo para a criação de cidades inclusivas, nas quais a diversidade é valorizada, e onde todos possam sentir-se em casa, sendo livres para serem quem são.
Beatriz Isaac
Com background em Marketing e Comunicação Corporativa, é Full Stack Marketer no SPEAK. Com especial interesse na temática das migrações, é apaixonada por línguas e culturas, sendo fluente em 4 idiomas