Por NATASHA VON MÜHLEN
No seguimento da primeira edição do Marketplace em Portugal compareceram, num único espaço, mais de 230 representantes de empresas e instituições, tendo sido alcançado um impacto social estimado de cerca de 220.000€ como resultado das diversas parcerias concretizadas.
Os matches realizados marcaram-se pela diversidade: doação de móveis; voluntariado; definição de planos anuais de comunicação; Marketing e Fundraising; acções de formação; disponibilização de espaços; fotografia; serviços de electricidade; desenvolvimento de websites; apoio nas redes sociais; apoio jurídico; serviços de gestão e consultaria; garrafas de gás; entre muitos outros. Desta forma, no Marketplace Lisboa, as instituições encontraram a oportunidade perfeita para colmatar algumas necessidades tradicionalmente difíceis de atingir devido a factores de ordem financeira, logística ou estrutural.
A estreia do Marketplace em Portugal superou todas as expectativas. Considerando o número de inscrições – que já de si superou o que esperávamos inicialmente – foi definido um objectivo de realizar um mínimo de 50 matches. Assim, a formalização de mais de 120 parcerias veio confirmar não só a validade do modelo, mas também a aptidão e a vontade de empresas e instituições em realizarem trabalho conjunto.
De notar que falamos apenas dos matches registados (uma vez que recebemos informação de inúmeras parcerias realizadas e não formalizadas), além de que, por via do forte networking realizados por todos os intervenientes, é ainda expectável que muitas parcerias se efectivem nos próximos meses.
Face ao sucesso registado na primeira edição, está já prevista a realização de novos Marketplaces em mais cinco cidades portuguesas em 2015, as quais serão comunicadas até final do ano.