A primeira edição do Marketplace em Portugal, que se realizou na passada sexta-feira, 07 de Novembro, na Nave da Estufa-fria, em Lisboa, formalizou 122 matches entre empresas e instituições de carácter social. Os ombros dos participantes encheram-se rapidamente com pirilampos coloridos, símbolo de match concretizado
Por NATASHA VON MÜHLEN

Natasha von Mühlen, directora da FIX Social Engagement
Natasha von Mühlen, directora da FIX Social Engagement

No seguimento da primeira edição do Marketplace em Portugal compareceram, num único espaço, mais de 230 representantes de empresas e instituições, tendo sido alcançado um impacto social estimado de cerca de 220.000€ como resultado das diversas parcerias concretizadas.

Os matches realizados marcaram-se pela diversidade: doação de móveis; voluntariado; definição de planos anuais de comunicação; Marketing e Fundraising; acções de formação; disponibilização de espaços; fotografia; serviços de electricidade; desenvolvimento de websites; apoio nas redes sociais; apoio jurídico; serviços de gestão e consultaria; garrafas de gás; entre muitos outros. Desta forma, no Marketplace  Lisboa, as instituições encontraram a oportunidade perfeita para colmatar algumas necessidades tradicionalmente difíceis de atingir devido a factores de ordem financeira, logística ou estrutural.

A estreia do Marketplace em Portugal superou todas as expectativas. Considerando o número de inscrições – que já de si superou o que esperávamos inicialmente – foi definido um objectivo de realizar um mínimo de 50 matches. Assim, a formalização de mais de 120 parcerias veio confirmar não só a validade do modelo, mas também a aptidão e a vontade de empresas e instituições em realizarem trabalho conjunto.

De notar que falamos apenas dos matches registados (uma vez que recebemos informação de inúmeras parcerias realizadas e não formalizadas), além de que, por via do forte networking realizados por todos os intervenientes, é ainda expectável que muitas parcerias se efectivem nos próximos meses.

Face ao sucesso registado na primeira edição, está já prevista a realização de novos Marketplaces em mais cinco cidades portuguesas em 2015, as quais serão comunicadas até final do ano.