Este livro coletivo foi pensado como um tecido de narrativas aberto a outras vozes que possam em conjunto (re)pensar o que verdadeiramente importa no contexto do trabalho de cada um e de todos nós. Assim, os textos partilhados nesta obra podem ser fonte de outros textos-narrativas-poemas-pensamentos que promovam reflexão/escrita e que sejam impulsionadores da criação de espaços seguros nas organizações para conversar sobre ética. Este Livro Coletivo pode ser também um inspirador presente de Natal para si e para a sua organização. Desfrute-o!
POR HELENA GONÇALVES

Reflexões com e sobre ética permitirão fazer emergir espaços de trabalho que contribuam para uma vida com mais sentido humano. É o caso das que contribuíram para o estudo “Ética e Trabalho Híbrido”, e em particular para este Livro Coletivo.

Num novo tempo de trabalho híbrido emergiram (e continuarão a emergir) novos desafios éticos, mas sobretudo oportunidades, abrindo-se espaço à possibilidade de (re)imaginar o futuro da força de trabalho e das organizações; de conhecer o que pensam os trabalhadores e as lideranças; de explorar a criatividade e a sensibilidade ética de cada um; de redesenhar e ressignificar espaços de trabalho em espaços de hospitalidade e de inclusão.

Mas, para conhecer, verdadeiramente, o que pensam as pessoas, precisamos de as ouvir, de lhes dar abertura suficiente para que queiram partilhar o que pensam, sem medos, sem pressões. No Fórum de Ética Católica Porto Business School queremos criar ferramentas que permitam que cada organização possa, internamente, criar esses espaços seguros de reflexão que preconizamos, que permitirão, na nossa opinião, a efetiva possibilidade de mudança individual e coletiva.

Acreditamos que a reflexão com e sobre ética permitirá fazer emergir espaços de trabalho que contribuam para uma vida com mais sentido humano. Permitirão pensar a partir de uma abordagem mais normativa e procedimental – PENSAR SOBRE ÉTICA – e, simultaneamente, integrar a espessura das situações vividas por cada um dos envolvidos nesse mesmo espaço reflexivo – PENSAR COM ÉTICA.

É o caso das reflexões que contribuíram para o estudo “Ética e Trabalho Híbrido”, e em particular para este Livro Coletivo, que partiram do mote “Os desafios éticos que vivi /vivo / vamos viver com o trabalho híbrido…”

Vivi: Compreensão, tolerância, compaixão.

Vivo: flexibilidade, responsabilidade, confiança, autonomia

Vamos viver: colaboração, conexão, comemoração.

Ângela Fernandes

A linguagem que tece os textos deste livro é mensagem, e não apenas meio de comunicação. O trabalho híbrido é representado através de imagens e metáforas, que alargam o sentido para lá do contexto linguístico, abraçando a dimensão conceptual e o agir. Ou seja, o modo como dizemos a realidade modela a forma como a pensamos e como agimos nela e sobre ela. As imagens da rede, do encontro e do diálogo coexistem nas narrativas que tecem este livro com a necessidade de desconectar, o medo do desencontro e o peso da desconfiança.

A imagem que me ocorre é a de um malabarista. Obviamente muito influenciada pela minha experiência do teletrabalho, em que houve ocasiões que que estava simultaneamente a receber emails, mensagens no chat do MS Teams e no WhatsApp, enquanto estava reunida com alguém em videoconferência ou telefonicamente, enquanto ouvia a máquina-de-lavar roupa a trabalhar e tinha o almoço a cozinhar.

Sónia Pereira da Silva

As histórias partilhadas dão futuro à memória e convidam-nos a todos a assumir o legado desta escrita coletiva, alicerçada em experiências, aprendizagens, ressignificações, num ritmo intercalado entre proximidades e distâncias.

Aconteceu-me descobrir porque caía a maçã e entendi o que é a

gravidade dos trabalhadores na cadeira e nos olhos no ecrã do computador.

O trabalho em regime de teletrabalho demonstrou que o investimento

em controlar a produtividade com base no cumprimento dos

horários dos trabalhadores foi o maior erro que cometi.

José Teixeira

No final destas histórias, em modo de posfácio, encontramos (muitas) mais perguntas:

Para que o trabalho híbrido possa acontecer (não como fuga dos espaços comuns e debilitação da solidariedade, mas como criação de outros possíveis), estamos dispostos a rever padrões habituais de comportamento, atitudes e sentimentos que caracterizam a vida das nossas organizações?

Queremos tomar consciência, assumir a responsabilidade, decidir e concretizar o clima para a criatividade e para a mudança que é urgente acontecer?

Ainda no posfácio, lê-se em “Infinito Desejo” que “mais do que crítica sisuda ou certezas doutrinárias é procura, sugestão e poesia o que ressuma dos textos deste livro coletivo. Porque somos sedentos de ser; porque trazemos em nós a nostalgia da unidade; porque procuramos essa reconciliação ou suprema harmonia entre a luz e a sombra, o ponto e o contraponto, a presença e a ausência, a plenitude e a carência, a proximidade e a distância.”

Este livro, recheado de ilustrações inspiradas nas narrativas lembra que “Importa alargar o Fórum, convocar diálogos, abrir o espaço público, dar visibilidade à interrogação, desafiar o convencional e o estabelecido, acreditar, redesenhar e reinventar mapas para, juntos, habitarmos essa grande, imensa casa do futuro”.

Este livro coletivo foi pensado como um tecido de narrativas aberto a outras vozes que possam em conjunto (re)pensar o que verdadeiramente importa no contexto do trabalho de cada um e de todos nós. Assim, os textos partilhados nesta obra podem ser fonte de outros textos-narrativas-poemas-pensamentos que promovam reflexão/escrita e que sejam impulsionadores da criação de espaços seguros nas organizações para conversar sobre ética.

Este Livro Coletivo pode ser também um inspirador presente de Natal para si e para a sua organização. Desfrute-o!

__________________________________________________________________________

Partilhe como presente de Natal o Livro Coletivo “Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias

Se adicionalmente pretende promover reflexão ética sobre este modelo de trabalho usufrua do KIT “Ética e Trabalho Hibrido”, resultado do estudo anual do Fórum de Ética: Inquérito “Ética e Trabalho Híbrido: no Rescaldo da Pandemia”; Livro Coletivo “Ética e Trabalho Híbrido: Proximidades e Distâncias”; Documentário “O Melhor de Dois Mundos?

Pode por exemplo, partilhar o livro com os seus colegas e agendar uma sessão de reflexão e debate, após visualização em conjunto do documentário. Se precisar de nós contate [email protected]

Se gostou deste Livro Coletivo pode participar no próximo sobre “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” enviando-nos narrativas individuais ou coletivas, até 15 de janeiro.

Nota: Artigo originalmente publicado em de-fora-a-fora

Docente e coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School