Mais do que um pré-requisito, a Comunicação é essencial para as empresas que pretendam conquistar destaque e reconhecimento num mercado cada vez mais competitivo e voraz. Qualquer boa ideia passa pela transformação de ser apenas um projecto teórico para algo concreto que será alvo de avaliação dos públicos. Este contacto e a relação que se pretende criar implicam contar uma estória que permita criar uma ligação efectiva e afectiva
POR MARTA GONÇALVES

É nesta vertente de criação de uma mensagem original que saber como comunicar se torna fundamental. E é também no momento de criar e expor esta mensagem que, por vezes, alguns projectos se perdem e cometem erros. Isto acontece porque, num mundo em que os processos em torno da Comunicação são cada vez mais complexos, a informação e a formação de base podem pura e simplesmente não estar presentes. Para um profissional oriundo da área da Gestão, saber como posicionar a sua marca é hoje crucial, mas conhecer as ferramentas a utilizar e como lhes dar uso implica criar um compromisso com uma vertente alargada de conhecimento.

A experiência e o know-how ao lidar com a criação de estratégias de comunicação eficazes para novos projectos tornam-se os indicadores claros da necessidade de desenvolver respostas adaptadas a esta realidade, dotada de características e desafios muito próprios. Foram estes elementos que deram forma à “GO360”, – uma metodologia desenvolvida pela Say U para ser aplicada à concepção das estratégias de comunicação de negócios Startup. Com este ponto de partida já mais aproximado à dimensão e orientação desta tipologia de organizações, torna-se comparativamente mais simples desenhar e aplicar planos estruturados.

[pull_quote_left]A “GO360” é uma metodologia desenvolvida pela Say U para ser aplicada à concepção das estratégias de comunicação de negócios Startup[/pull_quote_left]

Partindo do posicionamento almejado e da mensagem a comunicar em torno de um projecto ou de uma marca, deparamo-nos com um momento de reflexão e de procura de compreensão para encontrar uma voz própria, num passo que é essencial para alcançar patamares mais elevados na mente e no coração dos consumidores.

Esta meta de ligação é por vezes mais difícil de concretizar, mesmo para organizações com um historial junto do público mais extenso e que sejam mais facilmente reconhecíveis. É por este motivo que esta questão não se aplica apenas a novos projectos no mercado, mas também a entidades que reconheçam a necessidade de se reinventar face ao contexto. A Médicos do Mundo Portugal, a quem a Say U disse #PresentesMdM com a concepção da estratégia que vai orientar a comunicação institucional da ONG em 2015, num esforço que cria uma acção inédita e junta uma equipa especialistas em torno da necessidade de reescrever a história desta Organização, é um bom exemplo.

A grande questão para qualquer tipologia de organização encontra-se em como conseguir conceber uma estratégia de comunicação eficaz e impactante. Este objectivo vive da capacidade de conseguir ler o mercado e de adaptar um plano que vá ao encontro da envolvente encontrada, mas isso requer perspicácia, um conhecimento aprofundado do mercado e a capacidade para trocar experiências e aprender com o exemplo de Empreendedores, Gestores de Startups e Profissionais de Comunicação, para poder formular uma estória verdadeiramente original.

É por acreditar no carácter fundamental desta partilha que recebi com entusiasmo o convite da Associação Acredita Portugal para desenvolver o Workshop “Comm 101 to 360 – O Bê-á-Bá da Comunicação para Startups e Empreendedores”, que terá lugar em Lisboa no próximo dia 24 de Março.

Será sempre um desafio para as empresas encontrarem a combinação perfeita entre a criatividade, a dimensão, o estádio e os recursos disponíveis, dada a constante evolução e as exigências que o mercado encerra. Mas para as organizações que criem a sua estratégia, as acções e as ferramentas certas contribuem para a construção de marcas fortes e sustentáveis no tempo, com níveis acrescidos de credibilidade e confiança.

Saber como responder a este desafio e como tornar a estratégia da nossa organização bem-sucedida face aos desafios identificados é a pergunta que todos os responsáveis pela área da Comunicação têm inevitavelmente de enfrentar, a million-dollar question para quem quer estabelecer uma verdadeira relação com o seu público.

Managing Partner - Say U Consulting