A empresa que, em 1970, criou a primeira cozinha espacial norte-americana, foi também pioneira, no sector dos electrodomésticos, a definir objectivos superiores aos solicitados pelo Protocolo de Quioto e a atingi-los antes do prazo previsto. Com uma aposta forte na área da eficiência energética, define a inovação como um processo holístico, colecciona distinções em diversas áreas da responsabilidade corporativa e está a comemorar o seu centenário
POR HELENA OLIVEIRA

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A 11 de Novembro de 1911, Lou e Emory Upton, em conjunto com Lowell Bassford, criaram aquela que seria a primeira máquina de lavar roupa com tambor eléctrico. Revolucionar foi sempre um termo presente na Whirlpool Corporation, que comemora este ano o seu centenário. Com presença em 130 países, é líder mundial no seu segmento e habituou-se a coleccionar distinções em áreas tão díspares como a ética nos negócios, a biodiversidade ou a cidadania. Com compromissos pioneiros na área ambiental, possui ainda uma forte componente de investigação e desenvolvimento e aposta numa denominação não muito comum para as suas aventuras inovadoras: a inovação humana.

A propósito do seu centenário, o VER entrevistou Hugo Silva, director geral da Whirlpool Portugal, que faz uma visita guiada às principais políticas de responsabilidade corporativa da empresa e explica o que significa e o que se ganha em se ter uma “cozinha inteligente”.

Hugo Silva, director geral da Whirlpool Portugal

Numa altura em que todas as empresas desejam ser consideradas sustentáveis, qual a definição de sustentabilidade para a Whirlpool?
O compromisso da Whirlpool, ao longo dos seus já 100 anos de actividade, sempre foi contribuir para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos, famílias, lares e comunidades. A grande força da motriz e a definição da Whirlpool para sustentabilidade é a inovação, porque esta não depende apenas da aplicação da melhor tecnologia disponível, mas implica também uma avaliação das necessidades dos nossos clientes, funcionários e das gerações futuras.

Neste contexto, além de sermos o actual líder mundial na produção e distribuição de grandes electrodomésticos, incorporamos uma tradição de inovação geneticamente associada ao desenvolvimento sustentável do nosso negócio e lideramos em áreas como a ética do negócio ou a preservação da biodiversidade. Em 2010, fomos consideradas uma das “Empresas Mais Respeitadas do Mundo” pela revista Fortune, estamos presentes na lista dos “100 Best Corporate Citizens” da revista Corporate Responsability e no ranking das 50 empresas para a Diversidade da Diversity Inc’s.

A estratégia de responsabilidade social corporativa da Whirlpool inclui um compromisso expresso com a sustentabilidade e ambiente. Que principais acções são eleitas para que este compromisso seja cumprido?
A preservação dos recursos naturais do planeta é o tema central da nossa inovação e parte integrante da nossa estratégia de sustentabilidade. Investimos dezenas de milhões de dólares em Investigação & Desenvolvimento para trazer ao mercado novos produtos, com classificações energéticas até A+++, que permitem poupar tempo ao consumidor, energia e recursos ao planeta. Projectos pioneiros como a GreenKitchen, um sistema integrado de cozinha ecológica, que permite reaproveitar recursos em sistema fechado de actuação, favorecem novas formas de encarar a vida em sociedade, o consumo e o ambiente. A GreenKitchen é o primeiro exemplo de electrodomésticos verdes, enquanto parte de um sistema, oferece melhorias no consumo de energia de 23%, optimiza os consumos de água, calor e energia, com um potencial de poupança de 24% e as próprias mudanças no comportamento do utilizador impulsionam também uma economia de cerca de 10%.

Além da GreenKitchen, oferecemos uma série de equipamentos energeticamente eficientes, que respondem ou superam as necessidades actuais de poupança energética, entre os quais destaco a nossa linha Green Generation, que utiliza a tecnologia 6º Sentido exclusiva da Whirlpool, com sensores inteligentes que adapta e controla o desempenho de cada aparelho para obter a melhor performance, integra os electrodomésticos com melhor eficiência energética do mercado. A linha Green Generation reúne frigoríficos, máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar louça que ajudam a reduzir o consumo de água e energia, minimizando o seu impacto sobre o meio ambiente e sobre as contas mensais da casa.

A Whirlpool consta do ranking “100 Best Corporate Citizens”. O que significa ser uma “cidadã empresarial” e que políticas levaram à sua eleição para este ranking?
A Whirlpool consta pela oitava vez no ranking das empresas mais responsáveis, ocupando actualmente o 51º lugar no ranking mundial, graças ao seu compromisso com o meio ambiente e com os direitos humanos. Temos uma vasta e relevante história no âmbito da responsabilidade social, por isso, este reconhecimento reflecte o esforço da nossa empresa e dos nossos colaboradores na prossecução do negócio com um compromisso responsável.

Este ranking baseia-se no índice Russell 1000, sobre as empresas que desempenham a sua actividade em sete áreas fundamentais: meio ambiente, alterações climáticas, direitos humanos, filantropia, relações laborais, financeiras e com o governo. As empresas referenciadas na lista das 100 melhores Empresas Cidadãs superaram as empresas consideradas no índice Russell 1000, numa média de 26% em três anos de rendimento total.

Gostaria que explicitasse a política de diversidade da empresa, dado que também foi distinguida nesta área a nível internacional.
A política de diversidade da Whirlpool assenta em quatro pilares fundamentais: promoção da paridade de género, diversidade cultural entre equipas, partilha de know how global e livre circulação de funcionários dentro da estrutura internacional. Condições fundamentais ao bem-estar e motivação dos nossos colaboradores, que transparecem na criatividade e pro-actividade das equipas e que por outro lado, impulsionam a nossa cultura de inovação e optimização permanentes a todos os níveis hierárquicos da empresa.

Desde 1970 que a Whirlpool assumiu compromissos de longo prazo com a protecção ambiental e com a utilização eficiente dos recursos naturais. Numa empresa que está agora a comemorar o seu 100º aniversário, que principais compromissos tem preconizado nesta área em específico?
A Whirlpool tem desenvolvido e aplicado normas globais de protecção ambiental, mesmo quando as leis existentes nos vários países onde actuamos permitiam operar com níveis inferiores aos padrões internacionais. O nosso foco no meio ambiente estende-se também às nossas políticas públicas e ao envolvimento com a comunidade. Em 2003, na conferência de Kyoto, a Whirlpool tornou-se o primeiro fabricante de electrodomésticos a assumir o compromisso de reduzir os gases com efeito de estufa (GEE) em níveis superiores aos solicitados e a cumpri-los. Já reduzimos as nossas emissões em 3% e aumentámos o objectivo de redução para 6,6% até 2012.

Defendemos que a eficiência energética e a conservação dos recursos naturais devem ser encarados de forma holística e dinâmica e para tal, não nos limitamos a substituir um equipamento por um novo mais eficiente, desenvolvemos aplicações que utilizam a energia de uma forma inovadora e mais eficaz. Acreditamos que o cumprimento das metas de redução das emissões, as poupanças de água e energia, podem ser aceleradas através da integração de equipamentos inteligentes, energeticamente eficientes e em rede, assumindo como principal compromisso, trazer para o mercado soluções únicas e de vanguarda ao nível da sustentabilidade ambiental.

Com 71 mil empregados e 67 centros de produção e investigação tecnológica, a inovação surge como uma das grandes forças deste colosso empresarial. Mas a sua inovação tem algumas características “inovadoras”, nomeadamente o facto de a denominarem como “inovação humana”. Pode explicitar os motivos desta designação?
A orientação da Whirlpool para a inovação é uma das nossas principais contribuições para o desenvolvimento sustentável. Implica a inovação tecnológica dos nossos produtos, a melhor racionalização do consumo energético, aliado à avaliação constante das necessidades específicas dos consumidores, input permanente dos colaboradores da Whirlpool e de uma sensibilidade apurada para com o bem-estar das gerações futuras. É este pensamento holístico de gestão que a Whirlpool designa como inovação humana.

O CEO da Whirlpool, Jeff M. Fettig, fala com particular entusiasmo sobre a rede inteligente. Como se explica a um leigo as suas principais características e os seus enormes benefícios?
Actualmente os electrodomésticos funcionam isoladamente, cada um por si, interligados numa rede inteligente, colaborando na gestão eficiente dos recursos energéticos e naturais, permitindo poupanças efectivas de tempo, dinheiro, água e energia. Por exemplo: A água da última lavagem de loiça pode ser reutilizada após filtrada na máquina de roupa e vice-versa.

O desenvolvimento de sistemas integrados é um dos principais focos do trabalho de inovação tecnológica da Whirlpool, presente em projectos como a GreenKitchen e no recém-lançado protótipo Fress Connect, um conceito baseado na partilha comunitária que consiste num conjunto de acessórios especificamente concebido para garantir uma conservação perfeita de cada tipo de alimentos. Este sistema garante uma cadeia ininterrupta de frescura, desde o fornecedor local de alimentos ao domicílio dos clientes, além disso pode ser partilhado por vários apartamentos do mesmo prédio e cria uma rede comunitária que premeia com preços mais baixos as encomendas colectivas.

Como último exemplo, recentemente lançámos em Portugal as máquinas de lavar louça que consomem menos água do mercado, equipadas com o depósito especial Green Tank, que reserva três litros de água que são reutilizados na lavagem seguinte, depois de filtrados de todas as impurezas, e que permitam lavar toda a loiça com apenas seis litros de água.

Tendo sido a primeira empresa do sector a definir objectivos superiores aos solicitados pelo Protocolo de Quioto e a atingi-los antes do prazo previsto, com 100 anos de experiência, decerto que terá um plano sustentável para mais 100. Que objectivos estão previstos a médio prazo para continuar a merecer o estatuto que alcançou?
Poupar tempo ao consumidor, energia e recursos ao planeta são os eixos que movem a Whirlpool e definem o seu compromisso para o próximo século. Esta visão concretiza-se no cumprimento de objectivos de diminuição da nossa cadeia logística, desde a recolha das matérias-primas até á chegada do produto acabado às lojas, redução do consumo de energia fabril através da optimização constante dos processos de produção, reciclagem de lixo industrial, filtragem de co2 fabril, entre outras medidas chave que vão apoiar a nossa estratégia a médio e longo prazo.

Que tipo de políticas mais específicas (locais) segue a Whirlpool Portugal em termos de responsabilidade social corporativa?
A Whirlpool Portugal segue a cultura e visão da casa mãe, no que concerne às vertentes internas e externas da responsabilidade social corporativa. Localmente temos vindo a apoiar a Habitat for Humanity portuguesa, uma associação dedicada a combater a falta de acesso a uma habitação condigna à qual a Whirlpool internacional está ligada desde 1999, apoiando as suas actividades de várias formas, desde a doação de produtos até ao fornecimento de mão-de-obra para a construção das casas, com a participação activa dos próprios colaboradores da Whirlpool. Doamos três produtos para cada casa da Habitat for Humanity em Portugal e os nossos colaboradores integraram as equipas de construção de habitações localizadas em diversos pontos do país. Além da Habitat for Humanity, em termos de investimento na comunidade local, mantemos uma política de apoio directo a IPSS e ONGs portuguesas que solicitam a nossa colaboração no sentido de colmatarem necessidades específicas da sua actividade, através da doação de electrodomésticos para equipar, por exemplo cozinhas em lares, centros sociais e creches.

 

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