A forte aposta da Microsoft Portugal na Educação inclui o Programa Líderes Inovadores que, na sua 4ª edição, está a formar directores de escolas em competências de gestão. Em entrevista, Rui Grilo defende o potencial da tecnologia ao serviço do ensino, sublinhando que permitir aos gestores escolares “pensar estrategicamente na mudança” abre espaço para que estes “se tornem em catalisadores de inovação na sua comunidade educativa”
O Programa Líderes Inovadores, lançado em 2010, encontra-se na sua quarta edição com o objectivo de continuar a formar directores de escolas, ampliando as suas capacidades de liderança e inovação e preparando-os para os desafios do ensino no século XXI, através do potencial da tecnologia ao serviço da gestão escolar. A iniciativa é desenvolvida pela Microsoft em parceria com o Ministério da Educação que, através da Direcção Geral da Administração Escolar, acredita o Programa como formação contínua acreditada, e apoia na selecção dos candidatos. Desde o seu lançamento, já formou cerca de 250 directores de Escolas ou Agrupamentos do Ensino Básico e Secundário do sector público. A edição de 2012 (concluída em Abril de 2013) envolveu 89 directores de agrupamentos de escolas de todo o país, que gerem mais de 690 escolas, 14 mil professores e 143.800 alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário. Esta quarta edição do programa, que arrancou em Outubro de 2013, conta com a participação de 100 novos directores. Segundo o director para a área da Educação na Microsoft Portugal, Rui Grilo, a iniciativa está a gerar impacto na comunidade escolar, porquanto impulsiona projectos “que transformaram realmente a escola e o seu papel na comunidade, e cuja inovação se traduziu em melhores resultados escolares, menos indisciplina, menos abandono escolar ou, simplesmente, numa melhor dinâmica de trabalho entre professores e funcionários”. Quais são os objectivos deste programa de capacitação de competências de gestão e de liderança com vista à potenciação da tecnologia ao serviço da gestão escolar, dirigido a directores de escolas?
Estas mudanças reflectem-se necessariamente nas escolas, que têm que formar alunos mais exigentes para um mercado de trabalho que já será diferente quando estes saírem da escola. Os directores das escolas e agrupamentos de escolas, quase todos sem formação de base em gestão, têm que gerir esta transformação num contexto muito exigente. Por isso, a Microsoft decidiu ir para além da formação na utilização da sua tecnologia e desenhar um programa, em parceria e com o reconhecimento do Ministério da Educação, para desenvolver as competências de gestão, liderança e inovação dos nossos directores de escola. Que balanço faz do Programa, que desde 2010 formou cerca de 250 directores de escolas e agrupamentos do ensino Básico e Secundário, e que expectativas têm para esta 4ª edição? Os resultados estão disponíveis, como estudos de caso, e são esses testemunhos pessoais que dão significado ao facto de, através dos 250 directores que participaram no programa desde 2010, termos chegado a quase 1700 escolas, 34 mil professores e mais de 325 mil alunos. Para esta 4ª edição, ajustámos o calendário do programa para dar mais tempo útil aos directores para concretizarem a mudança que querem ver no seu estabelecimento de ensino. O Programa Líderes Inovadores assenta numa metodologia que inclui seminários em Gestão, Liderança, Marketing e Comunicação, orientação à distância e presencial e tutoria, e conferências com gestores de empresas e especialistas em Liderança. Que tipo de competências e partilha de experiências desenvolve esta metodologia entre os formandos? Em que consiste o desenho e a implementação de um Plano de Mudança e Inovação? Quando, de seguida, se dedicam à concepção e execução do seu plano de mudança e inovação, estes directores passam a desenvolver o seu trabalho autonomamente, com apoio à distância e dois momentos de apresentação do projecto e dos resultados. Para o seu plano, cada director parte da descrição da sua escola e de uma análise estratégica para a escolha e definição da mudança estratégica que quer concretizar. Depois, identifica os objectivos operacionais que conduzem a essa mudança e as acções que precisa executar, escolhendo indicadores que lhe permitam avaliar os resultados que vai alcançar. De que modo contribuem as Conferências “Leader’s Talk” para melhorar a capacidade de liderança inovadora destes dirigentes escolares? O que pode adiantar relativamente a estas sessões na 4ª edição do programa? Na edição deste ano, contámos com a presença de Miguel Júdice, CEO do Thema Hotels, e Gonçalo Ribeiro, consultor sénior da Mercuri Urval, para a “Leader’s Talk” que se realizou no passado dia 12 de Novembro. Os temas em destaque foram a importância da liderança e a forma como o nosso país pode explorar melhor a hospitalidade, em sentido lato, como vantagem competitiva. Acredita que este programa é único pela forma como contribui para cada responsável “assumir a responsabilidade de conduzir a mudança na sua organização”. Em que medida é que esta iniciativa da Microsoft Portugal gera impacto em toda a comunidade escolar, “materializando práticas de gestão inovadoras”?
Desde 2010, temos acompanhado projectos que transformaram realmente a escola e o seu papel na comunidade, como o do Agrupamento de Escolas de Freixo e muitos outros cuja inovação se traduziu em melhores resultados escolares, menos indisciplina, menos abandono escolar ou, simplesmente, numa melhor dinâmica de trabalho, mais articulada e partilhada, entre professores e funcionários. Porque é que este programa é uma das iniciativas chave da forte aposta da Microsoft na Educação? Quais são os objectivos do Programa Estratégico Partners in Learning em Portugal? Queremos também ajudar os professores a utilizarem a tecnologia de que dispõem da melhor forma, e para isso organizamos ciclos de webcasts e conferências anuais. Também pretendemos contribuir para que esses professores tenham um espaço para poderem discutir e partilhar as suas experiências e, por isso, criámos a rede PiL Network, na qual os professores portugueses têm estado entre os mais activos. Em suma, para a Microsoft a Educação é um sector de aposta estratégica, no qual investe cada vez mais porque acredita na sua importância para construirmos um futuro melhor. Qual é a abrangência nacional deste Programa mundial que apoia a integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, ao nível do investimento feito e do número de professores, alunos e escolas envolvidas? Reconhecemos seis escolas entre as mais inovadoras a nível mundial. Dois professores portugueses foram já premiados mundialmente pela Microsoft, pelo seu trabalho de inovação na sala de aula com tecnologia. Como comenta a perspectiva de crescimento da Microsoft Portugal no que respeita ao reforço do seu compromisso com a Educação, enunciada em metas estratégicas até 2018? Queremos formar mais 40 mil professores na utilização eficaz da tecnologia na sala de aula, através de acções de formação presenciais e à distância. Vamos continuar a desenvolver e a reconhecer a inovação nas escolas, formando mais quatrocentos directores de escola (cem por ano) através do programa Líderes Inovadores. Por último, pretendemos apoiar os alunos de todos os graus de ensino na utilização segura e ética da tecnologia, desenvolvendo a sua criatividade e espírito empreendedor através de acções em todo o país, como o Dia da Internet Segura.
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Jornalista