Já são conhecidos os resultados da 3ª edição do Prémio de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa conjunta da consultora Heidrick & Struggles e do Diário Económico. Com uma novidade relativamente ao ano passado – a inclusão de prémios sectoriais – é a Dimensão Social que, no geral, melhores resultados apresenta. Questões relacionadas com a gestão de risco e com a transparência são as áreas que mais espaço têm para melhorias, como sublinha Lúcia Lino, manager da Heidrick, em entrevista
O Prémio Desenvolvimento Sustentável vai já na sua 3ª edição. Num ano particularmente difícil, que principais alterações elege face às edições passadas? Em termos de dinâmica do Prémio, tivemos um aumento do número de inscrições e uma melhoria da qualidade e maturidade nas respostas obtidas. Por ser um ano difícil para as organizações, nesta edição não efectuámos alterações significativas, sendo que as únicas efectuadas foram nas categorias premiadas face à edição anterior. Este ano decidimos atribuir prémios sectoriais, tendo em conta a representatividade das empresas por macro sector de actividade. Adicionalmente atribuímos um prémio de destaque à empresa que apresentou maior subida face aos resultados da edição anterior. E especificamente face à edição de 2009? (nº de empresas respondentes, avanços/recuos sectoriais, entrada de novas organizações, etc) Efectuando a análise por sector, aquele em que observámos uma maior subida de participação foi no Sector de Hotelaria, Imobiliária e Lazer. Face a um dos objectivos do prémio – o de promover benchmarking e análises comparativas relativamente a empresas de dimensões variadas e de diferentes sectores – que balanço faz a Heidrick & Struggles da edição de este ano? Tendo em conta os nove sectores de actividade analisados, quais os que apresentam melhores resultados e que práticas são mais utilizadas pelos mesmos? Na Dimensão Ambiental, destacamos as medidas de reporte ambiental, bem como as medidas de eco-eficiência que as empresas do Sector de “Indústria e Energia” efectuam, apesar de tal ser muitas vezes por imposição legal ou regulamentar. Na Dimensão Social destacamos novamente os resultados obtidos pelas empresas do sector “Tecnologia, Media e Telecomunicações”. Este sector apresenta práticas consistentes de Desenvolvimento de Capital Humano, o que estará associado ao dinamismo tecnológico inerente ao sector, o que exige, por parte destas empresas, uma atenção contínua no desenvolvimento do seu capital humano, de modo que este esteja preparado e motivado para responder às evoluções e mutações que o sector apresenta. Das três dimensões escolhidas pela análise – que obedecem aos critérios da triple bottom line – qual/quais aquelas em que as empresas portuguesas se destacaram pela positiva? E pela negativa? A PT, a EDP e a Brisa receberam um Prémio de Excelência. Que critérios foram utilizados para este galardão? Como tal, a organização do prémio decidiu distinguir estas organizações com o nosso Prémio de Excelência. Que “conselhos” daria a Heidrick para as empresas portuguesas melhorarem as suas práticas de sustentabilidade, particularmente numa época em que “corte de custos” serão palavras de ordem? Contudo, em épocas de crise, as organizações devem olhar para elas mesmas, e procurar soluções inovadoras, que permitam melhorar a sua eficiência e a sua abordagem de gestão. No que diz respeito às práticas de gestão analisadas neste prémio, as organizações podem investir na transparência dos seus modelos de governo, que é uma prática ainda pouco corrente em Portugal e tal não exige grande investimento e conduz à confiança dos stakeholders externos e internos. Outra medida poderá ser o investimento na Gestão de Risco e Crises operacionais, permitindo uma maior solidez de resposta das organizações face a eventuais crises. Uma última questão: para 2012, o Prémio manter-se-á com os mesmos critérios ou estão a pensar inserir algumas alterações? Adicionalmente o vencedor desta edição, vencendo pelo segundo ano consecutivo este prémio, foi convidado a pertencer ao Advisory board na próxima edição. |
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Editora Executiva