No Verão em que os jovens partem para férias com o cinto mais apertado – e, para os que precisam de uma oportunidade no mercado de trabalho, com o pesado número do desemprego nesta geração a tornar incerta a rentrée –, ocupar parte do período de férias a realizar um programa de formação pode ser a melhor opção. O VER reúne neste artigo várias acções que aliam conhecimento a aquisição de competências e experiência de campo, em áreas tão diversas como economia e gestão, empreendedorismo social, engenharias, ou ambiente e energia. De forma totalmente gratuita ou não, este é um investimento garantido para valorizar o futuro Estes programas de formação proporcionam saber académico, contacto com boas práticas e redes de apoio dinâmicas, mas também aquisição de competências em skills fundamentais para lidar com o mundo profissional – como capacidade de liderança e trabalho em equipa –, e experiências concretas que permitem o desenvolvimento do talento dos jovens, criando valor para promover o sucesso das suas carreiras profissionais. As várias propostas capacitam os jovens para desafiar o mercado de trabalho com ideias inovadoras e motivação pessoal, conferindo-lhes uma oportunidade acrescida para encontrarem um emprego na sua área de formação académica, ou iniciarem e desenvolverem um negócio por conta própria. Como criar um negócio em 4 semanas
Summer of Startups O programa, que decorre entre 16 de Julho e 10 de Agosto, nas instalações da CATÓLICA-LISBON School of Business and Economics, assenta no formato de bootcamps – duas vezes por semana, às 2ªs e 5ªs Feiras –, com sessões de workshops. Tendo por objectivo ajudar jovens empreendedores de várias áreas de formação, incluindo economia e gestão, a criar uma startup de sucesso global, a iniciativa integra a colaboração de vários mentores que têm vindo a desafiar-se na área do empreendedorismo. O foco desta formação é “criar uma equipa de excelência que reúna perfis diversos e complementares e que possibilite a concretização da ideia em negócio”. Segundo a organização, não é necessário ter uma ideia de negócio ou uma equipa pré-definida para integrar a iniciativa. As candidaturas podem ser individuais ou em grupo e incluem a presença de alunos e ex-alunos com licenciatura, mestrado e MBA de várias universidades. Os destinatários são licenciados ou pós-graduados em Gestão, Economia, Engenharia, Ciências ou Design pela Universidade Católica de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Universidade Nova de Lisboa, IADE, ISCTE e ISEG. Para além da colaboração da CATÓLICA-LISBON School of Business and Economics, o Summer of Startups reúne o apoio do BET – Clube de Empreendedorismo desta universidade. De sublinhar que a participação no Summer of Startup é totalmente gratuita. Diálogo entre a Escola e a Empresa
“Inovar em Engenharia” Esta iniciativa destina-se a alunos do ensino secundário e superior, e decorre nas instalações da empresa, em Sintra, envolvendo visitas de campo a obras desenvolvidas e/ou geridas pela mesma e o estudo de soluções para projectos reais, debatidos em conjunto com engenheiros das áreas civil, electrotécnica, mecânica, química e instrumentação. O evento enquadra-se na aposta da Projecto.Detalhe na vertente educativa. Após “o sucesso da edição passada, a empresa optou por dar continuidade a este programa que faz o diálogo entre a escola e o meio empresarial, por acreditar na importância da partilha de conhecimentos entre seniores e juniores, para ambas as partes. O objectivo é identificar futuros talentos que podem vir a acrescentar valor à empresa, tornando-a mais competitiva. O programa de Verão “Inovar em Engenharia” tem a duração de uma semana – a decorrer no período entre 9 de Julho a 30 de Setembro. O valor da participação no programa é de 30 euros e reverte na totalidade para a Qe, associação de solidariedade social localizada em Sintra que dá apoio a crianças e jovens com deficiência. As inscrições estão abertas. Investir na internacionalização
Curso de Verão – Internacionalização nos Sectores do Ambiente e Energia Para tanto, esta formação alia uma componente mais teórica, onde serão percorridos os diferentes aspectos envolvidos no pensamento estratégico, planeamento económico, gestão de projecto, financiamento, plano de marketing e comunicação, e implementação de processos de internacionalização, com a apresentação de um conjunto de casos práticos por parte de empresas portuguesas envolvidas em processos de internacionalização, nos mercados em foco. Complementarmente terão lugar intervenções a cargo de diversas entidades, com vista a dar a conhecer detalhadamente as especificidades de cada um destes mercados, assim como as oportunidades de negócio para as empresas portuguesas dos sectores do ambiente e energia, com uma forte perspectiva de sustentabilidade. Defendendo que os processos de internacionalização das empresas portuguesas dos sectores do ambiente e da energia “mais do que uma opção, são uma necessidade e uma oportunidade, embora não isenta de riscos ou incertezas” (já que implicam uma complexidade que pode envolver investimentos e recursos significativos, bem como know-how e experiência), o Instituto Superior de Gestão promove, com este curso de Verão, as competências e o planeamento estratégico requerido para que os processos de internacionalização resultem com sucesso, e de forma sustentável. Com data prevista de arranque agendada para o dia 6 de Setembro, o Curso Internacionalização nos Sectores do Ambiente e Energia aborda temáticas como Estratégias de internacionalização nos Sectores do Ambiente e Energia e Especificidades e oportunidades de negócio na Europa, na Ásia e Médio Oriente, América Latina e EUA e em África. Promovido pela APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, tem Direcção Científica de Pedro Santos e Cândida Rocha, da APEA, e Direcção Pedagógica do professor Nuno Oliveira, do CIGEST-ISG. Transformar os sonhos em valor
IV Bootcamp em ES e II ISEP Portugal Dedicado a “ideias novas ou em fase de (re)lançamento”, o evento constitui um “modelo de ensino inovador”, que oferece a possibilidade dos participantes aprenderem num ambiente aplicado e num período intenso de 48 horas, desenvolvendo o conceito de empreendedorismo social em equipa. Ao mesmo tempo, procura criar entre os participantes uma rede forte de pares, que o IES considera “um dos factores mais importantes para o êxito das iniciativas”. O programa permite construir iniciativas válidas, definir os seus modelos de negócio e planos de implementação, preparar Pitchs fortes e motivar a equipa. Todas as iniciativas são apresentadas a um painel de investidores no final e as três melhores têm a oportunidade de receber capacitação de implementação por três meses após o Bootcamp. Esta rede de agentes de mudança ‘IES powered by INSEAD’ organiza também, entre 8 a 12 de Outubro em Cascais, O ISEP Portugal, dedicado a iniciativas sociais já implementadas que lidam com desafios de crescimento, inovação e gestão. Trata-se de um programa dinâmico que alavanca “as competências e conhecimento em gestão do INSEAD e a experiência de terreno do IES” para desenvolver a melhor formação em português para empreendedores e gestores sociais. Consistindo numa semana intensiva preenchida com conhecimento académico e análise de casos práticos sobre a inovação de modelos de negócio, gestão de organizações híbridas, liderança, desafios e processos de expansão, crescimento e sustentabilidade, a iniciativa de Formação em Empreendedorismo Social foi lançada em 2011, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação EDP, a exemplo dos Bootcamps. A primeira edição reuniu um grupo de excelência de gestores e empreendedores de iniciativas já implementadas com forte missão social para acelerar o seu desenvolvimento e potenciar a transformação social. Podem também participar técnicos, investidores, gestores e pesquisadores que queiram entender a lógica do Empreendedorismo Social e como podem apoiar e trabalhar com projectos sustentáveis. Estão abertas inscrições para as duas datas, que constituem as últimas edições destes programas em 2012.
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Jornalista