Sendo uma B Corp certificada, passar por todo o processo de recertificação não era uma tarefa desconhecida para a Stone Soup, mas tal como nós crescemos e mudámos, também o processo de avaliação e revisão da B Lab evoluiu. Não podemos deixar passar a ocasião sem celebrar e refletir sobre a nossa recente caminhada para a recertificação
POR ROSA MATOS
Quando recebemos a notícia da nossa recertificação como B Corp em maio, e obtivemos uma pontuação encorajadora de 126,6 pontos, não pudemos deixar de celebrar e refletir sobre a nossa experiência. Foi a segunda recertificação desde que nos certificámos há 8 anos, pelo que o processo não era totalmente novo para nós, mas estávamos conscientes do quanto tínhamos evoluído, tal como a certificação da B Lab, que tem procurado obter feedback do público e rever os seus standards.
Foi um processo longo e exigente, especialmente nos primeiros meses de preparação e conclusão do B Impact Assessment, que é o primeiro passo para a Certificação B Corp.
Como correu a recertificação?
Tudo começou no início de 2023, alguns meses antes da data prevista para a recertificação. Começámos por reativar o nosso grupo de trabalho B Corp, acordar objetivos, responsabilidades, um plano de trabalho e recursos digitais, e arregaçámos as mangas para avançar da forma mais eficiente possível. Sabíamos, com base na experiência adquirida, que se trata de uma análise pormenorizada e rigorosa, mas também dinâmica, uma vez que o conjunto de questões a abordar evolui e se adapta de acordo com o nosso modelo de negócio. Sabíamos também que teríamos de trabalhar de forma sistemática para podermos abordar todas as secções do B Impact Assessment e chegar a um acordo coletivo sobre as nossas respostas (algumas exigindo uma análise mais cuidada, para que refletisse bem a nossa situação e posição). Paralelamente, teríamos de trabalhar de forma diligente para reunir toda a documentação de apoio necessária, mantendo ao mesmo tempo total abertura para perguntas inesperadas, que nos desafiariam ainda mais, gerando novos pedidos e análises. Só quase seis meses mais tarde é que estávamos finalmente prontas para carregar no botão da submissão, e aí começou a fase de avaliação da B Lab. Esta foi outra longa fase, finalmente concluída, após mais de um ano, com a decisão de recertificação e assinatura do Acordo, o B Corp Agreement.
Mas o que é o B Impact Assessment?
O B Impact Assessment é a ferramenta digital utilizada pela B Lab para ajudar as empresas a medir, gerir e melhorar o desempenho do impacto positivo no ambiente, comunidade, clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas. O B Impact Assessment é também um dos principais pilares dos standards da B Lab. Às empresas é exigida uma pontuação mínima de 80 pontos para a obtenção da Certificação B Corp.
Então, o que significa exatamente o “B Impact score” da Stone Soup?
A pontuação global da Stone Soup resulta da pontuação obtida nas cinco categorias principais do B Impact Assessment: governação (20,6), trabalhadores (34,1), comunidade (23,3), ambiente (5,7) e clientes (42,6). Estas pontuações reconhecem o modelo e as práticas da Stone Soup de diferentes formas.
- Governação reconhece a nossa missão de otimizar o impacto social das organizações, o nosso compromisso com o nosso próprio impacto, a nossa ética e transparência e a nossa capacidade de proteger a nossa missão a longo prazo e de ter em conta as partes interessadas na nossa tomada de decisão através dos estatutos sociais da Stone Soup.
- Trabalhadores avalia o nosso contributo para a segurança financeira, a saúde, o bem-estar e a segurança, o desenvolvimento de carreira e o envolvimento e satisfação dos membros da comunidade Stone Soup.
- Comunidade destaca em particular o nosso envolvimento e impacto na nossa comunidade, principalmente em temas como a diversidade, a equidade e a inclusão, e o impacto económico.
- Ambiente avalia as nossas práticas de gestão ambiental, bem como o nosso impacto ambiental direto. Embora este seja relativamente baixo, uma vez que operamos maioritariamente à distância, a baixa pontuação reflete também tudo o que ainda temos de fazer para o reduzir ainda mais e o nosso compromisso de trabalhar para atingir a neutralidade carbónica em 2030.
- Clientes reconhece a gestão de clientes da Stone Soup, mas sobretudo o apoio a iniciativas menos atendidas e orientadas para objetivos específicos, e a contribuição para melhorar o impacto social das organizações nossas clientes e para servir as populações mais carenciadas.
Um importante passo em frente – a análise de risco da B Lab
Os Standards de Risco da B Lab avaliam a elegibilidade para a certificação com base num procedimento de revisão para empresas que fornecem produtos ou serviços a clientes que operam em indústrias consideradas controversas, e que são classificadas na categoria “Questionário de Divulgação” do B Impact Assessment. Este foi o caso da Stone Soup, uma vez que tínhamos clientes que operam nos setores das lotarias sociais, do ensino superior com fins lucrativos e dos combustíveis fósseis (sem carvão, areias petrolíferas). Embora a Stone Soup não esteja envolvida nas ditas atividades controversas, e esta Divulgação não implique que estejamos a violar os padrões da Certificação B Corp, a B Lab considera que temos o potencial de contribuir indiretamente para o impacto negativo destas indústrias. Por conseguinte, reviu as práticas que implementámos para garantir que o nosso impacto vise diminuir esses impactos negativos. Estas práticas, nomeadamente a triagem e a tomada de decisão coletiva da Stone Soup sobre potenciais clientes, estão agora incluídas no Relatório de divulgação que foi tornado público no nosso perfil.
Um grande incentivo para continuar a rever e a desenvolver a nossa prática coletiva
O B Impact Assessment é também uma oportunidade única para aprender e melhorar, e para lançar, desenvolver ou formalizar práticas que estavam previstas ou que precisavam de um novo impulso. Um exemplo é o nosso novo conjunto de acordos e diretrizes internas sobre Anti-assédio e Proteção de Denunciantes, bem como o nosso novo canal de Denúncias interno, que representam um passo em frente nos nossos compromissos, nomeadamente com a ética e a diversidade e inclusão, e que começámos a desenvolver na altura. Outro acordo recente despoletado por esta recertificação é a nossa nova Política de Pessoas e Bem-estar, que define formalmente os princípios, práticas e orientações da Stone Soup para promover o desenvolvimento e bem-estar das pessoas da nossa comunidade.
Os standards da B Lab em evolução
O esforço contínuo da B Lab para desenvolver as ferramentas e estratégias para medir o impacto dá-nos uma maior confiança no processo de certificação e que este está a cumprir os princípios de inclusão, independência e credibilidade. Os standards foram revistos seis vezes desde o seu início em 2006 e, em 2020, a B Lab lançou uma revisão plurianual (para a qual tivemos recentemente a oportunidade de contribuir) com o objetivo de os fazer avançar ainda mais.
Aguardamos com expetativa a próxima versão e a sua implementação a partir de 2025.
A nossa próxima recertificação – em maio de 2027 – está mesmo ao virar da esquina. Estamos certos de que a Stone Soup estará bastante diferente nessa altura, uma vez que a aprendizagem e a adaptação contínuas fazem parte da nossa própria natureza, e estamos também muito confiantes de que o processo de recertificação B Corp será um pilar muito relevante na luta para fazer de todas as empresas uma força para o bem.
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Imagem: © name_gravity/Unsplash.com
Rosa Matos
Sócia fundadora da Stone Soup e Directora de Políticas e Práticas Internas