Como empresa responsável, não podemos celebrar a Mãe Terra sem refletir sobre tudo o que ainda temos de fazer. Como podemos melhorar o nosso modelo de negócio e reduzir ainda mais o nosso impacto ambiental?
POR ROSA MATOS

Como empresa responsável e transparente, temos de o dizer abertamente: sabemos que o que temos feito pela Mãe Terra não é suficiente. Acreditamos que estamos a ir na direção certa, tal como afirmado no nosso último Honesty Report, mas admitimos humildemente: estamos tão orgulhosos das nossas escolhas prudentes ao longo dos nossos mais de 15 anos como preocupados com o impacto ambiental negativo que lutamos por evitar e com as ações que ainda não conseguimos pôr em prática para o reduzir ainda mais.

O nosso trabalho de consultoria tem os seus custos ambientais

A ideia de ter o menor impacto possível no ambiente tem estado no centro de quem somos desde o início. A Stone Soup foi criada como uma comunidade internacional de profissionais que trabalham maioritariamente à distância, também com a ideia de ter uma pegada ambiental baixa. Acreditamos que um modelo online é uma das formas mais eficazes de reduzir a nossa pegada ecológica.

No entanto, se olharmos especificamente para as emissões de carbono, há emissões que temos muita dificuldade em reduzir. Embora tenhamos concordado, como parte do nosso compromisso com o ambiente, em reduzir o nosso consumo de energia e as nossas viagens, o nosso modelo de consultoria depende da eletricidade que os nossos computadores consomem e tem sido difícil reduzir ainda mais as viagens. De facto, como estamos a trabalhar com mais consultores e em mais projetos espalhados pelo mundo, isto significa mais consumo de energia, mais reuniões online e mais viagens. É claro que as nossas decisões estratégicas e a escolha de projetos são orientadas pela nossa forte ética, pelo nosso empenho em diminuir o nosso potencial impacto ambiental e pela nossa preferência em trabalhar com organizações empenhadas em gerar um impacto positivo nas pessoas e no planeta, e temos a sorte de estar a apoiar mais projetos ligados ao ambiente. Mas, em termos simples: por mais virtuosas que sejam as nossas bússolas, cada projeto de consultoria tem o seu custo ambiental.

Celebremos refletindo sobre tudo o que ainda temos de fazer

Sabendo que estamos apenas no início do nosso esforço para a (ideal) neutralidade em emissões de carbono, e o facto inegável de que a nossa Mãe Terra está em perigo, não nos permite celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra sem refletir sobre tudo o que ainda temos de fazer e precisamos de corrigir.

Sabemos que a Natureza está a sofrer. Os oceanos estão a tornar-se mais ácidos, o calor extremo é mais frequente, os incêndios florestais e as inundações afetam milhões de pessoas. A desestabilização e a destruição do nosso planeta estão a aumentar devido às alterações climáticas, às alterações provocadas pela atividade humana e à perturbação da biodiversidade, como a desflorestação, a agricultura e a pecuária intensivas e o comércio ilegal de animais selvagens. Também compreendemos que quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudáveis serão o planeta e os seus habitantes. Os ecossistemas prestam serviços que ajudam a manter o planeta a funcionar sem perturbações, mas em todo o mundo os ecossistemas estão muito ameaçados, perdendo o equilíbrio e deixando de ser capazes de suportar as suas espécies essenciais.

Estamos a responder ao apelo à ação da Mãe Terra?

Como empresa de consultoria, perguntamo-nos como podemos dar um contributo mais significativo para uma economia sustentável que funcione tanto para as pessoas como para o planeta. Já operamos com um modelo de negócio que tem uma pegada ambiental baixa, mas será que estamos a fazer tudo o que deveríamos fazer? Será suficiente se, por exemplo, estivermos a reduzir para quase zero o nosso consumo de papel e de materiais plásticos e a nossa produção de resíduos? Ou se procurarmos aplicar as melhores práticas na utilização de quaisquer aparelhos elétricos para reduzir o consumo de energia?

Sabemos que tudo isto não é suficiente, embora também acreditemos que todos os pequenos ou grandes passos contam. É por isso que fazemos o nosso melhor esforço para incorporar práticas sustentáveis no nosso apoio e procuramos promover as ideias de sustentabilidade e proteção ambiental através de publicações e iniciativas educativas. E porque sabemos que o nosso portfólio deve ser coerente com os nossos compromissos ambientais e queremos minimizar os riscos de lavagem climática, estamos atualmente a aprofundar os nossos critérios de seleção de clientes e oportunidades de desenvolvimento de negócios.

Os próximos passos

Na Stone Soup, temos estado obcecados em aumentar a nossa própria consciência e compreensão partilhada da nossa pegada ambiental, e estamos especialmente a verificar todas as oportunidades para reduzir as viagens, especialmente a partir da Europa, e trabalhar com mais consultores locais em todo o mundo. Também temos bem presente o nosso compromisso de trabalhar para atingir a neutralidade carbónica em 2030. É por isso que começámos a desenvolver a nossa abordagem à contabilização e comunicação de emissões de gases com efeito de estufa e estamos a trabalhar no nosso primeiro cálculo da pegada de carbono. Isto ajudar-nos-á a orientar melhor os nossos esforços de redução e a procurar a forma mais sensata de compensar as emissões que não podemos evitar. Mais do que isso, esperamos que este esforço nos leve a dar um contributo mais direto para a proteção e recuperação dos nossos ecossistemas planetários.

Sabemos que tudo isto não é suficiente. Ainda há muito a fazer e vamos enfrentar alguns desafios. Para começar: como parte dos nossos passos iniciais na medição das nossas emissões de carbono, apercebemo-nos de que precisávamos de implementar um esquema de poupança para compensação futura das nossas emissões de carbono, e começámos a integrar este custo futuro no nosso modelo financeiro. Embora saibamos que este é um grande passo para a Stone Soup, e possivelmente para uma empresa da nossa dimensão e sector, estamos firmemente empenhados em continuar a explorar esta e outras formas de acelerar a nossa caminhada para reduzir a nossa pegada ambiental e melhorar o nosso desempenho ambiental.

Gostaríamos muito de receber os vossos comentários e aprender com a vossa própria caminhada!

Stone Soup Consulting– uma consultora internacional e B Corporation cuja missão é otimizar o impacto social das organizações. Subscreva a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin e Facebook.”

Rosa Matos

Sócia fundadora da Stone Soup e Directora de Políticas e Práticas Internas

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