POR RUTE MONTEIRO
A conciliação entre a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores tem sido uma preocupação constante por parte da gestão de topo da Fidelidade Assistance, apostando sistematicamente na implementação de medidas que permitam encontrar um ponto de equilíbrio.
Garantir a harmonia entre o lado pessoal e o lado profissional dos nossos colaboradores, contribuirá não só para uma equipa mais produtiva mas terá também um impacto positivo na sociedade em que estamos inseridos, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores e das suas famílias.
[quote_center]O processo de certificação foi bem apreendido por todos os colaboradores da organização[/quote_center]
Na Fidelidade Assistance acreditamos que ter uma equipa de colaboradores felizes e motivados é o primeiro passo no caminho da prestação de um serviço de qualidade aos nossos clientes. É por isso um enorme motivo de orgulho a obtenção da certificação efr, atribuída pela Fundación Másfamilia.
As medidas efr, na prática, já se encontravam implementadas, pelo que a decisão estratégica de avançar com a certificação efr fazia todo o sentido, permitindo validar e ver reconhecido o trabalho que vem sendo realizado desde sempre na organização. Considerámos que a grande mais-valia de todo o processo de certificação, seria, sem dúvida, identificar e introduzir melhorias no processo já em vigor.
Em Janeiro de 2015, com o apoio da consultora certificada XZ Consultores, iniciou-se o projecto de implementação dos requisitos obrigatórios pela norma EFR. Sendo a Fidelidade Assistance uma empresa já certificada no âmbito da qualidade pela ISO 9001, a definição de procedimentos e políticas efr seguiu a mesma metodologia.
O grande desafio sentido, no decorrer deste projecto, foi a compilação e descrição de todas as medidas efr já existentes na organização. Por um lado as mesmas já existiam implementadas e eram diversas, mais de 100 medidas. Foi um trabalho rigoroso e exaustivo que garantiu a identificação e registo de todas, sem excepção.
[quote_center]O grande desafio foi a compilação e descrição de todas as medidas efr já existentes[/quote_center]
Por outro, sendo a Fidelidade Assistance uma empresa de laboração contínua, tivemos de ser criativos na comunicação e divulgação do processo e das medidas a todos os colaboradores. Para além da sessão presencial de apresentação do projecto, apostámos na utilização da nossa intranet, em acções de formato e-learning e elaborámos uma publicação específica que foi entregue a todos os colaboradores.
As 112 medidas existentes na Fidelidade Assistance, de acordo com a norma EFR, agrupam-se em cinco grupos distintos, e destacamos as seguintes:
. Qualidade no trabalho
Integração de colaboradores com vínculo permanente; Programa de ginástica laboral com aulas de pilates; Seguro de saúde para colaboradores e co-participação para familiares; Pagamento de subsídio de refeição nos 12 meses do ano.
. Flexibilidade Espacial e Temporal
Abandono do posto de trabalho por urgência familiar do colaborador; Aumento de carga horária para colaboradores de part-time em períodos de sazonalidade.
. Apoio à Família
Lugar de estacionamento reservado para grávidas; Incentivo de maternidade e oferta da cesta do bebé; Ausência justificada e remunerada para acompanhamento dos filhos no 1º dia de aulas.
. Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Bolsa de voluntariado; Formação em línguas e informática; Workshops e passatempos mensais.
. Igualdade de Oportunidades
Respeito pelas diferentes religiões de acordo com os pedidos apresentados pelos colaboradores; Instalações preparadas para acesso a colaboradores com deficiência física.
. Liderança e Estilos de Direcção
Código de Conduta e de Ética Profissional; Política Anti-Mobbing.
Entre as novas medidas implementadas destacamos a sala de aleitamento materno, inaugurada em Abril de 2016, e que permite promover condições para as colaboradoras extraírem leite com privacidade e tranquilidade e conservá-lo nas condições adequadas, promovendo assim o aleitamento materno; o pequeno Almoço com o Administrador, permitindo uma troca de ideias e sugestões entre todos, de uma forma informal e descontraída; e o Car-Wash, um serviço de limpeza de viatura na garagem do nosso edifício que passámos a ter disponível de 15 em 15 dias.
O processo foi bem apreendido por todos os colaboradores da organização. Destacamos positivamente a criação de canais de comunicação específicos sobre matérias de conciliação, os quais permitiram construir uma ponte entre a gestão de topo e os colaboradores, dando-lhes desta forma uma voz activa.
Anualmente é realizado um inquérito de satisfação referente à temática e medidas implementadas, existindo também um fórum de sugestões. Estes espaços são dedicados à apresentação de propostas de melhoria ao nível da conciliação, sendo todas as sugestões analisadas pela Administração (que dá o seu parecer) e comunicadas no seio da organização.
É com muita satisfação que verificamos já uma participação activa dos nossos colaboradores, com a apresentação de sugestões válidas, que servirão de base para a continuação do processo, garantindo assim que as novas medidas que possam vir a surgir vão ao encontro das reais necessidades dos nossos colaboradores.
Em Agosto de 2016, foi realizada auditoria de acompanhamento pela APCER, cujo parecer indicou estarem reunidas as condições para a manutenção da certificação. Acreditamos que esta será a forma de caminharmos juntos para a excelência.
Gabinete de Certificação e Qualidade da Fidelidade Assistance