POR ANTÓNIO PEREIRA JOAQUIM
Na Nissan pensamos activamente o futuro. Quando acreditamos ser possível, comprometemo-nos com metas, e cumprimos. Em 2010, fomos pioneiros na venda do primeiro veículo eléctrico de produção em massa quando quase ninguém acreditava que a mobilidade eléctrica poderia ser uma solução viável. Mas hoje, com mais de 300 mil clientes satisfeitos, demonstrámos que a mesma é possível. A indústria automóvel mudou muito em pouco mais de sete anos. E vai continuar a mudar, muito rapidamente.
Esta transformação levou-nos também a organizar, no dia 7 de Fevereiro, a 2ª edição do Fórum da Nissan para a Mobilidade Inteligente, que recebeu especialistas nacionais e internacionais, e onde partilhámos a nossa visão de mobilidade inteligente, um conceito que transforma a forma como os automóveis são alimentados, conduzidos, e integrados na sociedade.
Esta nossa visão de criar um futuro mais sustentável para todos já é uma realidade que materializamos diariamente; uma realidade na qual os automóveis são livres de emissões e em que são parceiros dos ocupantes, ajudando condutores e passageiros a usufruírem de um ambiente mais seguro e mais conectado; uma realidade na qual os automóveis têm um papel activo na gestão da energia das nossas casas, das nossas cidades, do nosso mundo; uma realidade que não pode ser apenas para alguns, mas que tem de ser para todos.
[quote_center]O mercado nacional em 2017 duplicou em relação a 2016[/quote_center]
E o novo Nissan LEAF é a melhor representação deste conceito, já que é muito mais do que um automóvel 100% eléctrico. É uma unidade completa de alimentação móvel graças ao seu carregamento bidireccional, o que significa que pode devolver energia para alimentar o mundo à sua volta, contribuindo para um futuro mais sustentável. É também o primeiro automóvel 100% eléctrico a ser testado sob as novas normas de WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), alcançando 270 km de autonomia em ciclo combinado e 415 km em cidade.
É indiscutível, em face das políticas públicas em debate na cena nacional e internacional, que estamos num momento de viragem da indústria automóvel. Por isso este novo paradigma de mobilidade pertence ao futuro, sim, mas a um futuro que é já no dia a seguir a hoje. Basta lembrar, a título de exemplo, que, em todo o mundo, governos nacionais e locais tomam medidas cada vez mais restritivas em relação à circulação de veículos produtores de emissões. As iniciativas de sensibilização para as emissões de gases com efeito estufa estão cada vez mais globalizadas e, por isso, este é o momento certo para agir porque as pessoas querem um futuro mais limpo. Um sinal claro desse desejo é o crescimento do mercado dos veículos eléctricos, tanto a nível europeu como a nível nacional, onde a procura tem aumentado nos últimos anos.
Claramente que o interesse do consumidor de veículos eléctricos está não só a aumentar, como a acelerar. O mercado nacional em 2017 duplicou em relação a 2016 e acreditamos que graças ao efeito do lançamento do novo LEAF, vai duplicar também em 2018.
[quote_center]Os condutores dos nossos automóveis eléctricos já percorreram mais de 4 mil milhões de quilómetros com zero emissões[/quote_center]
Os condutores dos nossos automóveis eléctricos, LEAF e e-NV200, já percorreram mais de 4 mil milhões de quilómetros com zero emissões. Isto representa uma redução das emissões de dióxido de carbono em 650 milhões de toneladas, o equivalente ao impacto positivo de 46 milhões de árvores. Em Portugal também queremos contribuir para um futuro melhor. Por isso estamos a desenvolver um projecto a que chamámos LEAF4Trees, com o qual queremos assumir um compromisso muito forte com as pessoas e com o ambiente em Portugal.
Com este projecto – que conta desde a primeira hora com a parceria do Turismo do Centro de Portugal e ao qual esperamos que se venham a juntar outras entidades de referência a nível nacional –, a Nissan Portugal quer amplificar os benefícios ambientais que os seus clientes de veículos de zero emissões entregam diariamente ao país, contribuindo simultaneamente para mitigar as consequências dos trágicos incêndios do verão passado. Quanto mais Nissan de Zero Emissões circularem e quantos mais quilómetros percorrerem, entre Abril de 2017 e Junho de 2018, mais árvores serão plantadas. Com a ajuda dos nossos clientes actuais e futuros, esperamos que o LEAF4Trees contribua de uma forma efectiva para um mundo mais sustentável.
Director de Comunicação da Nissan Iberia - Portugal