As crianças são o nosso futuro. O que lhes ensinamos em casa e na escola estabelece os alicerces do futuro delas – e do mundo. Em parceria com a UNESCO e a CISV International, criámos o kit educativo Our Colourful World (O Nosso Mundo Colorido), que ajuda os mais jovens a manterem um espírito aberto e a compreenderem a importância do respeito e tolerância mútuos. Identificar estereótipos e debater a importância do combate ao preconceito fazem também parte deste projecto
POR MARGARIDA GAMEIRO

O processo de globalização que se tem difundido por todo o mundo transformou-nos numa sociedade multicultural, que abrange diferentes tradições, línguas, etnias, religiões e costumes. A verdade é que já não é necessário dar a volta ao mundo para encontrar a diversidade, pois ela está presente nas nossas vidas e nas nossas experiências e deve ser celebrada. Hoje, mais do que nunca, é fulcral estimular a tolerância junto das gerações mais novas, incentivando-as a respeitar e a estimar a multiculturalidade e a liberdade de expressão, a fim de se preservar as comunidades mistas.

Na momondo, queremos encorajar cada um de nós a manter-se curioso e de mente aberta, para que assim possamos desfrutar de um mundo melhor e mais diversificado. O programa Open Minds – que criámos em parceria com a CISV International e com o apoio da UNESCO – pretende educar e inspirar à paz, encorajando a desconstrução de preconceitos, através de um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas direccionadas a escolas de todo o país. Nesta segunda edição, voltamos a desafiar os professores a colocar a tolerância nas suas agendas escolares, incentivando os seus alunos a partilhar as suas experiências durante os exercícios, a reflectirem sobre o que são estereótipos e como os aplicamos no nosso dia-a-dia, ainda que de forma involuntária, e ainda a apreender a importância de combater o preconceito.

[quote_center]Nesta segunda edição, voltamos a desafiar os professores a colocar a tolerância nas suas agendas escolares, incentivando os seus alunos a partilhar as suas experiências durante os exercícios, a reflectirem sobre o que são estereótipos e como os aplicamos no nosso dia-a-dia, ainda que de forma involuntária, e ainda a apreender a importância de combater o preconceito[/quote_center]

Este é um projecto que vai além das escolas. O trabalho que os alunos desenvolvem em sala de aula acaba por ser passado para a esfera familiar e, quando não são os pais e encarregados de educação a estimular os mais novos, são precisamente estes jovens que estimulam as suas famílias e acabam por partilhar a importância da tolerância. O elemento de contágio e de “passa a palavra” tem, por isso, um poder enorme que fará toda a diferença para as futuras gerações. Com o Open Minds, queremos plantar a semente da curiosidade, levando as crianças e os jovens a explorarem a diversidade dentro e fora da escola, sabendo também que viajar é uma das formas mais ricas de trabalhar a tolerância, para vermos a diversidade como fonte de inspiração. Por isso, a turma vencedora ganha uma viagem para todos os alunos com um destino à sua escolha.

A primeira edição teve como vencedora mundial uma turma portuguesa de 9º ano, da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos. E conquistaram toda a equipa da momondo pela simplicidade e honestidade das respostas aos exercícios que lhes enviámos, mostrando que de facto crescemos com um sem-número de preconceitos que não correspondem à realidade ou, na maioria das vezes, são apenas características culturais que tornam a nossa sociedade ainda mais especial e rica.

Para os professores e alunos que não tiveram oportunidade de participar o ano lectivo passado, abrimos uma segunda edição do Open Minds, que estará a decorrer até dia 16 de Março de 2019. A escola vencedora será escolhida pela sua criatividade, originalidade e honestidade na resposta ao desafio “quais foram as três coisas mais surpreendentes que a turma aprendeu”.