No Global Ethics Day, assinalado ontem, dia 16 de Outubro e dedicado “a aumentar a consciencialização e trabalhar para resolver as questões mais críticas que a sociedade enfrenta”, convidámos a pensar com e sobre ética e diversidade geracional. Trata-se de uma temática essencial quer a nível internacional, quer no contexto nacional, incluindo o nível micro, no qual cada um de nós se insere a nível profissional, o nível meso da gestão e lideranças e ainda o nível macro dos decisores políticos e das perspetivas e expectativas sociais
POR HELENA GONÇALVES E SUSANA MAGALHÃES

Pensar sobre ética é refletir sobre questões éticas, sobre diferentes abordagens de problemas éticos, sobre diversos modos de responder às inquietações com que somos confrontados no contexto pessoal e profissional em relação ao nosso agir. Pensar com ética acontece sempre que as reflexões que fazemos em determinado tempo e lugar se perpetuam e nos acompanham, como personagens de filmes/romances que nos revisitam e fazem parte da nossa interioridade.

Para refletirmos eticamente sobre a diversidade geracional é importante recordar que se trata de um fenómeno que se desenrola no tempo, tecido pelo envelhecimento e pelos rituais de iniciação de cada uma das gerações; feito de mundos interiores que moldam o clima ético das organizações e ancorado na perceção que cada um de nós tem do outro, que é sempre maior do que a soma das partes.

Dada a relevância deste tema, selecionámo-lo como foco do nosso estudo anual, de que resultou o “ Relatório de Inquérito Ética e Diversidade Geracional no Trabalho: olhares de quatro gerações e o Livro Coletivo Ética e Diversidade Geracional: (Des)Encontros? que hoje partilhamos em acesso aberto, para apoiar esta celebração.

Neste inquérito, foram destacadas três ideias centrais:

  1. a) a convivência intergeracional (no trabalho) é importante, designadamente para preservar a memória e cultura organizacional;
  2. b) a idade como fator de tratamento desigual pode gerar ambientes tóxicos, para os mais velhos e para os mais novos;
  3. c) o reporte insuficiente ou mesmo ausente de problemas de idadismo (discriminação com base na idade) justifica a necessidade de espaços seguros de partilha de preocupações e inquietações, que só serão possíveis através da construção e preservação de um clima e ambiente éticos, assentes nos valores da Confiança, da Transparência e do Respeito.

Neste Livro encontramos três tipos de olhares ou perspetivas sobre diversidade geracional: societais, organizacionais e individuais. Pode ser usado como um laboratório de experiência em pensamento, como espaço de leitura crítica (e não anestesiante) e como ferramenta para promover a reflexão ética nas organi­zações. Em concreto, os textos poderão ser usados: a) como input para conversas com ética sobre termos e conceitos usados no contexto da diversidade geracional, moderadas por elementos das organizações com formação em ética; b) como inspiração para iniciati­vas que repliquem no contexto organizacional o convite aos seus colaboradores a escreverem sobre o tema, mapeando, assim, os desafios e as boas práticas já existentes”; c) como ponto de partida para reflexão sobre os códigos de ética das organizações; em suma, este livro é um convite à (re)escrita de todos os que o leem hoje e das gerações futuras.

Acreditamos que a reflexão com e sobre ética e Diversidade Geracional a partir destas ferramentas – inquérito e livro coletivo – permitirá fazer emergir espaços de trabalho que contribuam para uma vida com mais sentido humano. Permitirão pensar a partir de uma abordagem mais normativa e procedimental – PENSAR SOBRE ÉTICA – e, simultaneamente, integrar a espessura das situações vividas por cada um dos envolvidos nesse mesmo espaço reflexivo – PENSAR COM ÉTICA.


Como forma de celebração da importância da Ética, convidamos também à Ação:

  1. Responda AQUI às quatro questões do Global Ethics Day e, se possível, partilhe com colegas, família e amigos (também disponível em inglês).
  • Que questões éticas são mais importantes para si?
  • Como pode reforçar a ética na sua vida quotidiana?
  • O que significa para si liderança ética?
  • Com que questões éticas se debate na sua carreira? nos seus estudos?
  1. Partilhe Ética e Diversidade Geracional: (Des)Encontros? com os seus colegas e agende uma sessão de reflexão e debate. Para a sessão apoie-se em Ética e Diversidade Geracional no Trabalho: olhares de quatro gerações (se precisar, contacte [email protected])

Susana Magalhães é Responsável pela Unidade de Conduta Responsável em Investigação do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Helena Gonçalves é coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School