A TechOf , um Centro de Formação e Especialização Tecnológica inovadora na área de Tech lançou, no passado dia 1 de Março, o seu primeiro centro em Lisboa. Esta empresa surge no universo nacional porque identificou uma lacuna no mercado da formação tecnológica. Não existem profissionais qualificados suficientes e, como tal, as empresas estão a sentir dificuldade em recrutar talentos Tech eficazes e capazes de preencher de imediato as necessidades do mercado
POR DIOGO REIS PEREIRA
Em Portugal, estamos a passar por um momento particularmente difícil no que diz respeito ao recrutamento. A taxa de desemprego está mais baixa e há hoje uma oferta de emprego mais variada do que existia antes, mesmo que não estejamos a falar de trabalhos sustentáveis ou que estes não configurem soluções de carreiras ou salários ambiciosos, com progressão para a vida das pessoas.
O número de profissionais qualificados a abandonar o país continua a aumentar – e cada vez mais cedo – sendo que muitos saem ainda durante o percurso académico, como se trabalhar em Portugal já nem fosse sequer uma opção para começar a sua carreira.
Por outro lado, a evolução tecnológica e a necessidade de digitalizar as empresas, acelerada exponencialmente pela pandemia, requerem a contratação de profissionais com qualificações técnicas para as quais não existem sequer cursos superiores e, portanto, as empresas têm tido dificuldade em responder aos desafios do presente e a preparar o futuro, através de inovação.
Estamos a perder competitividade a uma velocidade galopante, com a agravante de o trabalho remoto permitir que muitos portugueses possam trabalhar para empresas estrangeiras, a partir de casa, tornando os salários das empresas portuguesas ainda menos atrativos para os poucos profissionais qualificados disponíveis. Como se isto não fosse suficiente, temos ainda a inflação, o valor das rendas e os preços das casas a afastar as pessoas das grandes cidades.
Neste contexto, a retenção de talento é cada vez mais importante e, para que isso aconteça, é fundamental que os líderes apostem na formação contínua das equipas. É cada vez maior a pressão na gestão das empresas, para que se aposte em soluções eficazes para qualificar ou mesmo requalificar o seu capital humano, com formações técnicas e rápidas que permitam acompanhar a velocidade da tecnologia e do mercado.
Por outro lado, é também importante encontrar novas soluções de recrutamento junto de profissionais de outras áreas, com experiências diversificadas, que estejam insatisfeitos com as suas carreiras e ambicionem requalificar-se para abraçar novos desafios e, simultaneamente, melhorarem as suas vidas profissionais e pessoais. Encontrar novas soluções de formação ágeis e eficazes, complementares ao nosso atual sistema de educação, pode revolucionar a forma como pensamos nas nossas carreiras e colaboramos nas empresas, com várias entidades empregadoras e dando espaço a novas sinergias profissionais.
Há muito tempo que sabemos que já não existem “empregos para a vida”, como antigamente. Pois se assim o é, faz todo o sentido pensar que também não há cursos que nos possam valer eternamente. Para sermos relevantes para o mercado – e permitirmos às empresas manterem-se competitivas num ambiente de aceleração digital e tecnológica – é importante procurarmos novas formas de adquirir as competências técnicas e as soft skills que se adaptem à oferta profissional, principalmente na área das novas tecnologias de informação e comunicação em que há cada vez mais necessidade de profissionais qualificados e uma grande escassez de candidatos preparados e disponíveis.
Diogo Reis Pereira
CMO e co-fundadorda TechOf, formado pela Católica Business School em Administração e Gestão de Empresas, com mestrado em Finanças, Diogo Reis Pereira conta com várias experiências profissionais em multinacionais de referência como a PWC ou a Mondelez, antes de enveredar pelo marketing digital. A experiência nesta área iniciou-se no Grupo Actual Sales, uma então start-up portuguesa, pioneira no desenvolvimento de soluções online com vista a potenciar os negócios dos seus clientes. Daqui, transita para o Wall Street English, onde está há mais de 7 anos e é agora Diretor de Marketing, tendo parte do seu sucesso, e da empresa, assentado na experiência em marketing digital e publicidade online adquirida na sua experiência anterior e, agora, potenciada para a área da gestão educacional. É aqui que, em parceria com os seus colegas, surge a ideia de investir num centro de formação e especialização na área das novas tecnologias de informação