Desde 2016 que o Rock in Rio Academy Portugal formou mais de 600 profissionais transmitindo conhecimento e fomentando a transmissão de boas práticas organizacionais. Na sua quarta edição, a ter lugar no dia 19 de junho na nova cidade do rock, elegemos três pilares de conhecimento que refletem a cultura do Rock in Rio e são fundamentais nos dias de hoje para as organizações. Compreender a relevância destes três pilares é crucial para as organizações manterem-se competitivas no seu setor promovendo a sustentabilidade em todas as áreas onde atuam
POR ALEXANDRE REAL
Inteligência competitiva sustentável
A Inteligência Competitiva Sustentável permite que o Rock in Rio se ajuste às mudanças ambientais, sociais e económicas, minimizando riscos e aproveitando as vantagens competitivas. Ao focar em fontes de informação relevantes, o Rock in Rio recolhe insights importantes sobre o contexto, os consumidores e as tendências emergentes. A projeção de cenários futuros permite que o Rock in rio avalie corretamente diferentes cenários e planeie estratégias adequadas para cada um, preparando-se de forma mais eficiente para o futuro.
A implementação da Inteligência Competitiva Sustentável inclui inúmeros benefícios para a gestão organizacional, tais como a diminuição de riscos, a identificação de oportunidades de inovação, a melhoria da eficiência operacional e a valorização da marca junto dos stakeholders. Mais ainda, esse foco contribui para a construção de relações mais consolidadas e duradouras com clientes/utentes, fornecedores e a sociedade em geral, impactando positivamente a reputação e o desempenho financeiro da entidade.
Business to stakeholders
O Business to Stakeholders desempenha um papel crucial na sustentabilidade empresarial, incentivando a transparência, a ética e a responsabilidade social. Ao interagir de maneira proativa com os stakeholders, as organizações têm a oportunidade de consolidar a sua reputação e estabelecer conexões duradouras baseadas na confiança recíproca. Além disso, o Business to Stakeholders permite às instituições detetar as expectativas e os requisitos dos distintos públicos, estabelecendo uma relação sólida entre a organização e a sua comunidade de interesse.
As estratégias de envolvimento e diálogo com os stakeholders são imprescindíveis para o êxito do Business to Stakeholders. É vital que as organizações adotem uma postura inclusiva, ouvindo com atenção as solicitações e o feedback dos stakeholders. A comunicação transparente e precisa é indispensável para formar relações sólidas e para assegurar uma gestão eficaz das expectativas. Adicionalmente, a utilização de diferentes canais de comunicação e a personalização das mensagens são elementos fundamentais para uma comunicação eficiente e que cause impacto.
No Rock in Rio, a inclusão do Business to Stakeholders na estratégia de negócios é essencial para garantir a sustentabilidade e o êxito a longo prazo. As instituições devem alinhar com os seus stakeholders os seus objetivos e valores da empresa, de modo que a responsabilidade social e ambiental estejam integradas na sua parceria. Assim, a inclusão do Business to Stakeholders não apenas robustece a reputação e legitimidade do Rock in Rio, mas também é um motor de inovação e diferenciação no mercado.
Gestão da mudança contínua
A Gestão da mudança contínua é um elemento crucial no Rock in Rio e no que diz respeito a garantir a adaptação e evolução contínua das instituições, especialmente num contexto caracterizado por transformações constantes. Através da implementação de processos eficientes e alinhados com as metas e objetivos do Rock in Rio, é possível impulsionar uma cultura de inovação constante, impactando positivamente a competitividade e a sustentabilidade organizacional. Tal abordagem estratégica envolve a tomada de decisões assertivas, o monitoramento contínuo do ambiente interno e externo, bem como a implementação de medidas ágeis e proativas visando garantir que o Rock in Rio esteja sempre à frente do mercado e em constante evolução. Esta cultura de incentivo à mudança é uma das chaves de sucesso e longevidade do Rock in Rio.
A liderança e a cultura promovida por Roberto Medina desde 1985 desempenha um papel central nesta gestão da mudança, pois é um imperativo que o próximo Rock in Rio seja melhor que o anterior.
Neste contexto no Rock in Rio Academy iremos promover práticas de inteligência competitiva sustentável e de business to stakeholders aliadas a uma cultura de mudança constante. Pilares que consideramos fundamentais para a alta performance organizacional.
Uma formação executiva em gestão, que contempla momentos tanto imersivos como digitais, que conta também com diálogos inspiradores, estímulo à criação de novas conexões e uma aventura pelos bastidores do Rock in Rio, que revela os desafios e as soluções criadas pela equipa de executivos do festival.
Qualquer pessoa que se inscrever poderá participar no Rock in Rio Academy. No entanto, o conteúdo de toda a jornada foi construído a pensar especialmente nas aprendizagens que o modelo de negócio do Rock in Rio pode proporcionar a gestores, executivos e empreendedores”.
Alexandre Real
Partner e co-fundador da SFORI [consultora parceira do Rock in Rio Academy]
Mestre em Gestão de Empresas, Licenciado em Direito com especialização em Ciências Jurídico-Económicas, MBA em Planeamento e Estratégia Empresarial, Pós-Graduado em Liderança e Desenvolvimento de Equipas. É doutorando na Universidade de Lisboa investigando quais as características do “board” e a sua correlação com a performance e a sustentabilidade organizacional. Lecciona em várias universidades.