É considerada como uma das empresas mais sofisticadas no que respeita a produtos de áudio, vídeo e multimédia e ninguém consegue ficar indiferente ao apelo irresistível do seu design. Mas a famosa empresa dinamarquesa é cada vez mais (re)conhecida por aliar o belo à tecnologia, sem esquecer os múltiplos desafios ambientais a que está sujeita. Em entrevista, Tommy Jakobsen, responsável pela comunicação corporativa da Bang & Olufsen, explica como
Fundada em 1925, em Struer, na Dinamarca, a Bang & Olufsen é sinónimo de qualidade e design. De uma pequena operação local transformou-se num ícone global, mantendo-se fiel ao seu lema original: “a coragem de questionar, constantemente, o normal, para ir ao encontro de experiências duradouras e surpreendentes”. Com cerca de 2000 empregados, a empresa dinamarquesa é igualmente reconhecida por combinar, de forma quase perfeita, a excelência de design e tecnologia com um forte poder emocional. No ano fiscal de 2009/2010, o seu volume de vendas ascendeu a 370 milhões de euros. Em entrevista exclusiva ao VER, Tommy Jakobsen, fala dos maiores desafios que a empresa enfrenta para cumprir a sua filosofia – e não apenas uma mera política de sustentabilidade – no sentido de integrar preocupações ambientais desde a criação dos produtos até ao final do ciclo de vida dos mesmos. Todas as empresas têm a sua própria definição de sustentabilidade. No caso particular da Bang & Olufsen, como é que a definem? Os materiais escolhidos, a reutilização dos desperdícios electrónicos e um ambiente de trabalho saudável e seguro constituem as principais questões consideradas na nossa política. As considerações envolvidas na operação, design e longevidade dos produtos da Bang & Olufsen têm de estar sempre em equilíbrio mútuo com o impacto ambiental da produção. Posso definitivamente afirmar que a sustentabilidade é uma questão chave para a Bang & Olufsen, não só na criação e desenvolvimento de produtos, mas também no que respeita às políticas da empresa relativas a fornecedores e a regras internas. Quais são, então, os principais enfoques da vossa política ambiental? Para além disso, continuamos a melhorar as nossas fábricas, no que respeita ao consumo de matérias-primas, energia e água, bem como as quantidades de desperdícios, a par das condições de saúde e segurança no trabalho. No geral, é possível afirmar que a Bang & Olufsen trabalha para integrar na perfeição o nosso mundo fantástico, encontrando um peso similar entre as necessidades ambientais e as considerações que integram os nossos produtos, tal como as qualidades práticas, o valor económico, o valor estético e um período de vida longa. Um dos vossos objectivos – e lemas – é o de que a Bang & Olufsen cria “produtos sustentáveis”. De que forma é que a sustentabilidade se aplica aos vossos produtos? A embalagem é também extremamente importante. Desta forma, a Bang & Olufsen introduziu algumas alterações para melhorar o transporte dos seus produtos e as políticas de sustentabilidade inerente. Os produtos são agora embalados em caixas de cartão e protegidos por polistireno, uma aplicação feita em todo o mundo. Com estas acções, a Bang & Olufsen reduziu a embalagem para metade e o seu peso em 40%, reduzindo o impacto ambiental e aplicando um transporte de produto eficiente. O BEOVision 6 [um LCD famoso da marca] é um outro bom exemplo, com um consumo de energia de 260kW por ano e de apenas 2% quando está em stand-by. O que pretendem dizer quando afirmam que a “Bang & Olufsen inclui um pensamento ambiental no ciclo de vida dos seus produtos”? E é por isso que todos os produtos da Bang & Olufsen resultam de um pensamento extenso e exclusivo. Desde os primórdios da nossa empresa que tivemos em mente o objectivo de criar um excelente produto, capaz de preencher todos os desejos dos nossos clientes. Por exemplo, no BeoSound 3200 [um sistema de som inteligente], fomos bem-sucedidos ao melhorarmos mais uma vez a qualidade, apesar de este ter agora um hard disk integrado. A melhoria na qualidade pode ser avaliada em menos reparações sob a garantia. Menos reparações significam poupanças de tempo e de recursos para o transporte e a produção de partes soltas. Podemos assegurar que cada produto que vendemos possui elevados standards ambientais, que respeitam os nossos objectivos e a perspectiva que temos do mundo. A Bang & Olufsen é reconhecida mundialmente pelo seu extraordinário design, sendo que o design ecológico está a começar a florescer no mundo dos negócios. Quais são os vossos maiores contributos no que respeita a este novo movimento? Assim, a Bang & Olufsen encara o ecodesign como uma procura de novas soluções que permita um contacto eficaz entre os componentes e o processo de arrefecimento. Uma das acções mais visíveis é a Directiva Europeia do Ecodesign para a Energia, a qual a Bang & Olufsen adoptou. Implementámos três grandes medidas para o consumo reduzido de energia, tais como os requisitos On/Off, recursos energéticos externos e recursos energéticos para as televisões. Incorporaram, na vossa estratégia de responsabilidade social corporativa desde há cinco anos, normas específicas para a vossa cadeia de fornecimento, algo que não é muito fácil de monitorizar. O que pode adiantar sobre este desafio? Estes desafios são cruciais para a nossa evolução: apenas conseguiremos melhorar se nos desafiarmos a nós mesmos e aos nossos modelos. E é por isso que nos questionamos continuamente e procuramos experiências de longa duração. Que objectivos principais têm em curso para o ano de 2011 no que respeita ao vosso programa de sustentabilidade? De que outras formas pode a Bang & Olufsen ser definida como uma empresa socialmente responsável? Por outro lado, a construção de um local de trabalho agradável, confortável e seguro para os nossos colaboradores é, definitivamente, uma prioridade. |
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Editora Executiva