Tanto as pequenas como as grandes empresas que alavancam a sustentabilidade geralmente experimentam um crescimento na participação de mercado, indicando que a sustentabilidade pode servir como um impulsionador universal para a expansão, independentemente do tamanho da empresa ou da penetração da marca. No entanto, as empresas podem ir além de explorar o mercado verde, explorando geografias e consumidores desconhecidos e compreendendo e abordando as necessidades socioculturais, económicas e ambientais únicas de diferentes segmentos populacionais
POR MIGUEL GUERREIRO

Introduzidos pelas Nações Unidas em 2015 no âmbito da Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem um quadro abrangente composto por 17 objetivos e 169 metas concebidos para facilitar mudanças transformadoras a nível mundial até 2030. À medida que a humanidade atinge a metade do ponto de verificação para 2030, apenas 15% das metas dos ODS estão no caminho certo, e o progresso da Agenda 2030 enfrenta estagnação diante de múltiplas crises

A Agenda 2030 é uma responsabilidade partilhada em que as empresas são intervenientes relevantes. As empresas contribuem para paradigmas ambientais, como as alterações climáticas e o consumo de recursos naturais, e influenciam tremendamente as desigualdades sociais, por exemplo, através das suas políticas salariais e de preços. Isto torna as empresas capazes de ter um papel positivo na contribuição para uma sociedade mais sustentável.

Abraçar a sustentabilidade no centro da estratégia de uma empresa pode produzir não só benefícios ambientais e sociais, mas também um verdadeiro argumento comercial que resulte em lucro. Notavelmente, alcançar os ODS tem potencial para benefícios económicos substanciais para as empresas, potencialmente gerando 380 milhões de oportunidades de emprego e desbloqueando US$ 12 triliões em perspetivas de negócios até 2030.

Mas o que é um business case de sustentabilidade? É uma prática ambiental e/ou social sustentável identificável que proporciona às empresas um caso (cenário ou circunstância) que se traduz no sucesso económico e financeiro desse negócio

Existem várias tipologias de casos de negócio de sustentabilidade, mas podemos retomá-las em quatro principais:

  1. Redução de Custos, quando as empresas podem reduzir os custos económicos na produção dos seus produtos e serviços, incorporando práticas sustentáveis nas suas operações e cadeias de abastecimento.

As empresas podem alcançar a redução de custos como um caso de negócios para a sustentabilidade, mudando para alternativas renováveis e implementando mecanismos eficientes, principalmente, no uso de energia e água. Além disso, as empresas podem reduzir os custos identificando e abordando – mitigando assim – os riscos associados à escassez de recursos e aos perigos relacionados com o clima; no contexto das suas operações, as empresas podem reduzir os custos operacionais presentes para futuros. Além disso, as empresas podem reter talentos e evitar despesas substanciais em recrutamento, contratação e formação, através de medidas como investir no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, cuidar da saúde mental e física dos trabalhadores ou proporcionar-lhes oportunidades de formação académica ou profissional.

  1. Aumentar Preços, quando uma empresa pode aumentar o preço de um produto ou serviço porque este é (mais) sustentável quando comparado com um produto/serviço anterior ou um produto/serviço dos seus concorrentes. 

As empresas podem aumentar os preços através da sustentabilidade, oferecendo produtos premium. Por exemplo, no setor da saúde, as empresas podem desenvolver serviços de concierge healthcare que ofereçam conveniência, acessibilidade e ofertas personalizadas; No que diz respeito à sustentabilidade marinha e terrestre, as empresas podem oferecer produtos certificados por instituições como o Marine Stewardship Council® ou o Forest Stewardship Council®. Além disso, as empresas podem desenvolver opções de serviços de valor agregado que atribuam créditos de sustentabilidade aos seus produtos e serviços. Por exemplo, no domínio da água, as empresas podem apresentar serviços de valor acrescentado, tais como testes de qualidade da água, consultoria de tratamento de água e soluções de gestão da água que ofereçam maior qualidade, fiabilidade e eficiência da água.

  1. Aumentar a quota de mercado, quando uma empresa atinge um novo segmento de consumidores como consequência das suas práticas sustentáveis. Pode acontecer quando, para o mesmo segmento de produto, os consumidores preferem um produto sustentável a um não sustentável ao mesmo preço.

Tanto as pequenas como as grandes empresas que alavancam a sustentabilidade geralmente experimentam um crescimento na participação de mercado, indicando que a sustentabilidade pode servir como um impulsionador universal para a expansão, independentemente do tamanho da empresa ou da penetração da marca. No entanto, as empresas podem ir além de explorar o mercado verde, explorando geografias e consumidores desconhecidos e compreendendo e abordando as necessidades socioculturais, econômicas e ambientais únicas de diferentes segmentos populacionais. Por exemplo, as empresas podem criar produtos ou serviços de valor agregado que atendam às necessidades dos consumidores de baixa renda, como soluções de moradia acessível, serviços básicos de saúde ou opções de alimentos nutritivos, utilizando estratégias de preços diferenciados que oferecem opções de preços flexíveis para pessoas com menos poder económico.

  1. Novo modelo de negócio, quando uma empresa adota uma nova abordagem ou estratégia para criar e entregar valor ao cliente e mais sustentabilidade, como a forma como uma empresa gera receita, interage com os clientes, alavanca recursos e cria vantagens competitivas no mercado. Muitas vezes, pode envolver novos produtos, novos métodos para o desenvolvimento de produtos ou serviços, produção, distribuição, marketing, preços e gestão de relacionamento com o cliente.

As empresas podem construir novos modelos de negócio, deslocando as operações de uma empresa para mercados emergentes e promissores, implantando o know-how adquirido no setor e alterando a sua oferta original de produtos e serviços, alinhando-a com a inovação e a sustentabilidade. Por exemplo, a mudança que a maioria das empresas de combustíveis fósseis tem ou está fazendo em direção à produção e desenvolvimento de energia renovável e verde. Ou empresas que criam um novo produto através de mecanismos alternativos de produção sustentável. Por exemplo, uma empresa que normalmente utiliza madeira para criar os seus produtos de mobiliário desenvolve uma parceria com um produtor de cortiça local para utilizar os seus materiais inutilizáveis para a construção de peças de mobiliário únicas.

Em última análise, alinhar as estratégias de negócios com os ODS apresenta um caso de negócios atraente para empresas de vários setores. Ao integrar as metas dos ODS em suas operações, as empresas podem não apenas contribuir para os esforços globais de sustentabilidade, mas também obter vantagens significativas, como redução de custos, aumento de preços, participação de mercado expandida e criação de modelos de negócios inovadores.

Se quiser saber mais sobre o tema do business case para sustentabilidade, pode explorar nossa research note Balancing Profit and Purpose: The Strategic Integration of the Sustainable Development Goals for Corporate Success

(Artigo da Newsletter 241 do Center for Responsible Business and Leadership da CATÓLICA-LIBSON)

Miguel Guerreiro

Researcher at the Center for Responsible Business & Leadership