A ACEGE, em parceria com o Jornal ECO, a Rádio Renascença e a Netsonda, divulgou os resultados do seu mais recente barómetro, no qual são auscultados gestores e empresários sobre o estado da economia, a par da sua percepção face ao estado de espírito do país. De realçar que 72% dos associados ACEGE acreditam que a economia irá crescer 1,5% este ano
POR ACEGE

Questionados igualmente sobre o seu estado de espírito em relação as empresas que lideram, apenas 11% se mostraram francamente optimistas, com 63% a sentirem-se moderadamente optimistas. A boa notícia é que nenhum dos respondentes avalia o estado da sua empresa como francamente pessimista.

Relativamente a questões relacionadas em particular com a economia, 68% não acreditam que, a dois anos da execução do PRR e apenas com cerca de 20% da verba executada, Portugal consiga cumprir os prazos delineados, com uma forte probabilidade de vir a ter de devolver o dinheiro proveniente da UE. Já no que respeita ao país voltar a ter um défice orçamental este ano, as percentagens do sim e do não apresentam-se muito próximas, com 45% dos inquiridos a responderem afirmativamente e cerca de 44% negativamente. Por seu turno, 72% dos gestores e empresários auscultados acreditam que a economia irá crescer 1,5% este ano, contra 20% que não acreditam nessa possibilidade. Também para 60% dos inquiridos o BCE deverá descer de novo as taxas de juro de referência em Julho, depois do corte de 25 pontos base decidido em Junho.

Questionados sobre se Portugal poderá beneficiar por ter um português na presidência do Conselho Europeu, neste caso António Costa, 43% responderam afirmativamente contra 51% que não consideram ser esta uma mais-valia.

Quanto ao Programa Compromisso Portugal Pontual a fornecedores, um projecto-bandeira da ACEGE, 18% dos respondentes admitem sentir mais dificuldades em relação a este tema nas suas empresas, com 63% a responderem negativamente. E são já 39% as empresas que aderiram a este compromisso de pagarem atempadamente aos seus fornecedores.

Nota: O Barómetro ACEGE é uma iniciativa mensal realizada em colaboração com o Jornal ECO, Rádio Renascença e Netsonda, e tem como objetivo saber a opinião dos Associados da ACEGE sobre temas da atualidade, não sendo por isso uma sondagem de opinião.