Queremos mudar a conversa sobre a saúde mental, para combater o estigma e passar a mensagem de que ter uma (boa) saúde mental é tão essencial como estar bem fisicamente. Por isso mesmo, o Centro Paroquial do Estoril organiza a 26 de outubro a 2ª Edição do “FundaMental – Jornadas da Saúde Mental”, que conta com a participação de especialistas de diferentes áreas e testemunhos de oradores diversos num debate que convida à discussão desta temática a partir de diferentes perspetivas
POR MARIANA FORMIGAL
Não é errado afirmar que uma parte das doenças de saúde mental são hoje sequelas do mundo desenvolvido. Porquê? Porque o mundo em que vivemos acelerou vertiginosamente e a uma velocidade superior à capacidade humana de a ele nos adaptarmos.
Somos, assim, todos, potenciais vítimas da correria, do stress do multitasking, da cultura vigente obcecada com a gestão do tempo e com a eficiência, em conjunto com o mundo digital que nos obriga a estar sempre disponíveis, mesmo que isso seja contraproducente relativamente à produtividade que nos é exigida. Ou seja, é-nos exigido um envolvimento contínuo e desgastante para o qual não estamos preparados para responder e que nos coloca em pressão permanente.
Importa também acrescentar que que o mundo real nos empurra cada vez mais para o mundo digital, afastando-nos de nós próprios, de uma consciência do eu, da capacidade de nos conhecermos e de nos cuidarmos. Tira-nos tempo de qualidade para nos relacionarmos com os outros, para termos tempo para nós, para desfrutarmos da natureza, para ouvirmos o silêncio, para conversarmos e nos ouvirmos a nós próprios.
Não sendo a saúde mental um assunto novo, temos, contudo, consciência, que a sua generalização é um tema recente. E é por isso que nos parece “FundaMental” falar, debater, refletir, sobre este fenómeno, recordando ainda que a prevalência em Portugal de transtornos mentais está entre as mais altas da União Europeia.
E é por tudo isto que em 2023 nasce o projeto “FundaMental”, após uma conversa entre vários colaboradores do Centro Paroquial do Estoril (CPE), sobre a necessidade urgente de não só adquirirmos mais conhecimento sobre este tema, mas também de trabalharmos de forma mais ativa a promoção da saúde mental junto da nossa comunidade (alunos, colaboradores, famílias em situação de grande fragilidade, idosos, voluntários).
Este é um tema que é transversal, independentemente da idade, religião, cultura e da condição social ou económica. É um tema que afeta cada vez mais portugueses. É um tema que precisa de muito mais investimento no nosso país. É um tema que ainda tem um elevado grau de estigma associado. É um tema central nas relações que se constroem nas vidas pessoais, familiares e profissionais.
Tendo o CPE uma intervenção tão vasta, passando por todo o ciclo de vida, tomámos consciência do impacto e da responsabilidade que temos em trabalhar de forma consistente estas questões, quer internamente, quer numa abordagem pública, através da realização das Jornadas da Saúde Mental.
Acreditamos que devemos contribuir para mudar a conversa sobre a saúde mental, para combater o estigma e passar a mensagem de que ter saúde mental é tão FundaMental como estar bem fisicamente. Devemos estar atentos aos sinais e ter estratégias que nos ajudem no dia-a-dia. Devemos procurar apoio, sempre que necessário.
Como diz o Pe. Paulo Malícia, presidente do CPE, ter saúde mental é “estar bem connosco próprios e estar bem nas nossas relações uns com os outros e, por isso, temos de cuidar de nós e temos de cuidar uns dos outros”.
Assim, o projeto FundaMental pretende responder a três grandes objetivos:
- Promover a saúde mental e o bem-estar;
- Divulgar e fortalecer ações preventivas na comunidade;
- Promover um espaço de networking e de debate público.
À semelhança da 1ª edição, em outubro de 2023, – mês em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental – o CPE irá realizar uma conferência destinada à comunidade em geral. No próximo dia 26 de outubro, no auditório Sra. Da Boa Nova, estarão em análise temas como a Saúde Mental e a Espiritualidade, a Saúde Mental e a Parentalidade, com foco no burnout parental e, também, a Saúde Mental e a Idade Ativa, com foco na preparação para a reforma. Nestas sessões participarão especialistas de diferentes áreas (v. Programa) bem como oradores que darão o seu testemunho pessoal sobre estas temáticas, de forma a enriquecer o debate com diferentes perspetivas.
Desta forma, convidamos todos a participar nesta grande conferência do “FundaMental” através da compra de bilhete por um valor simbólico, que reverterá para este projeto e para a obra social do Centro Paroquial do Estoril, em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/141646-2a_edicao_fundamental_jornadas_da_saude_mental-auditorio_sra_boa_nova/.
Para informações adicionais pode consultar a página de Instagram do projeto (fundamental.jsm) e o site www.cpestoril.pt/fundamental.
Contamos consigo, contamos com todos.
IMAGEM: © Richard Stachmann/Unsplash.com
Diretora dos Serviços Sociais do Centro Paroquial do Estoril
como habitualmente sempre com artigos de grande utilidade como a saúde mental, só agora li
António Américo Damásio
Comentários estão fechados.