Com a sua Regra de Ouro “Deus em primeiro lugar, a Família em segundo e a Carreira em terceiro”, Mary Kay Ash criou um império de valores cristão que fortaleceu o estatuto da mulher na Sociedade
POR JOÃO RODRIGUES PENA

Mary Kay Ash, mais famosa simplesmente como Mary Kay, era uma texana loura, bonita e atrevida, como tantas dezenas ou centenas suas contemporâneas. Mas suplantou-as a todas reunindo um raro espírito empreendedor, uma forte devoção à família e uma profunda fé cristã que marcaram a sua vida e a vida de todos os que com ela se cruzaram – familiares, sócios, amigo, colaboradores ou clientes. Começar por entender a história da sua vida e do império que construiu é determinante para enquadrar os atributos de Fé que marcaram Mary  e a sua vida.

Os primeiros passos e o nascimento da Mary Kay Cosmetics

Mary Kay  nasce em 1918 no condado de Harris, Texas. Filha de Edward Alexander e Lula Wagner, formada em enfermagem, mas tornando-se mais tarde gerente de um restaurante em Houston. Mary Kay Ash frequenta o liceu em Houston que termina em 1934. Não teve uma juventude fácil mas aprendeu a lutar e a vencer.

Muitos empreendedores na juventude entregam jornais ou vendem limonada para ganhar um dinheiro pessoal, mas para Mary Kay foi antes uma luta para fazer face às despesas. O seu pai adoeceu com tuberculose quando ela era ainda uma jovem e ficou impossibilitado de trabalhar para o resto da vida. Mary Kay foi forçada a manter a casa, cozinhar e limpar, enquanto a sua mãe trabalhava 14 horas por dia como gerente de restaurante. A sua dedicação ao trabalho árduo e a atitude de nunca desistir forjaram uma personalidade que a levou a sobreviver, a prosperar e a servir de inspiração para os milhares de mulheres que mais tarde veio a dirigir.

Mary Kay casa-se com 17 anos com Ben Rogers, de quem tem três filhos: Ben Jr., Marylin Reed e Richard Rogers. Enquanto o marido serve na Segunda Guerra Mundial, Mary Kay vende livros de porta em porta e em 1939 vem trabalhar para a Stanley Home Products. Já divorciada e com uma carreira sólida de 24 anos na empresa, acontece um episódio marcante: Mary Kay é preterida numa promoção em favor de um homem que ela própria havia formado.  Frustrada e furiosa, demite-se de imediato dedicando-se a escrever um livro que  se transforma num plano de negócios para a sua empresa de sonho. No verão de 1963, Mary Kay lança a sua Mary Kay Cosmetics Inc.

A Mary Kay Cosmetics Inc: Os frutos de uma mulher enérgica e empreendedora

Com os dois filhos Ben e Richard do seu lado, inicia a sua primeira operação de loja “Beauty By Mary Kay” em Dallas com uma vitrine de 500 metros quadrados e nove vendedoras. Mary Kay inspirou-se no modelo de “house party” usado pela Tupperware: um representante da Mary Kay convidava as suas amigas para tratamentos faciais gratuitos e depois vendia os cosméticos da marca. Foi um sucesso, com os resultados a aumentar dois dígitos ao ano.

Em 1968, Mary Kay e os seus sócios decidem abrir o capital da empresa pela primeira vez e em 1985 pela segunda, mantendo sempre o controlo consigo e com os filhos. Permanece ativa à frente da empresa até sofrer um acidente vascular cerebral 78 anos, falecendo cinco anos depois em 22 de novembro de 2001. O seu filho Richard Rogers é nomeado CEO no seu lugar.

Hoje, a empresa está presente em mais de 40 mercados em todo o mundo e a sua força de vendas global independente ultrapassa as 4,000 colaboradoras. É uma das 20 maiores marcas de cosméticos a nível mundial,  fatura mais de 3,000 M USD e o valor da empresa está estimado em 3,250 M USD. A empresa mantém-se sob controlo privado … e familiar: Richard Rogers é hoje Presidente e o seu filho Ryan Rogers é nomeado CEO em 2022.

Os atributos únicos de uma empresária de sucesso profundamente cristã

Fica claro deste percurso a personalidade tenaz, otimista e empreendedora de uma mulher invulgar. O que nos vai ajudar a compreender melhor os testemunhos da sua Fé e a sua notável obra como empresária cristã.

“Deus em primeiro lugar, família em segundo lugar, emprego em terceiro”. Era este o lema chave de Mary Kay.  Na sua biografia atribui o sucesso da empresa à sua decisão inicial de “tomar Deus como nosso parceiro“. E a sua Fé marca o modelo de gestão inovador e disruptivo que adota toda a vida, como ilustram três exemplos.

Primeiro, como as mulheres eram importantes para Deus e na sua juventude tinha sentido na pele a desigualdade face ao sexo oposto, construiu uma empresa marcada pela confiança na força das mulheres, promovendo a sua libertação para alcançar o seu potencial financeiro sem perturbar o tempo de dedicação às suas famílias.

Segundo, porque entendia a tendência de chamar a atenção de um colaborador quando erra e não quando o seu trabalho se destaca, colocava sempre a tónica no elogio. “Aprendi a imaginar um sinal invisível à volta do pescoço de cada pessoa que diz ‘Faça-me sentir importante’ e nunca deixo de ficar espantada com a forma positiva como as pessoas reagem quando se sentem importantes.”

E terceiro, disseminando na empresa um espírito de entusiasmo no trabalho que seguia a máxima “Os preguiçosos querem muito mas recebem pouco, mas aqueles que trabalham duro prosperarão”. E estimulava que se ousasse sempre fazer grande em nome de Jesus Cristo, sabendo que o inimigo tentará roubar a alegria enviando inúmeros desafios e fontes de desânimo. “Confie que Deus terminará o que começou e mantenha-se entusiasmado! Se agirmos com entusiasmo, alimentamos mais entusiasmo e afastamos as fontes de desânimo”, disse Mary Kay.

Com uma juventude árdua que lhe forjou o caráter e uma capacidade de galvanizar para grandes objetivos, Mary Kay foi uma das maiores empresárias cristãs da História moderna e deixa um legado poderoso do qual retiro três ideias para ilustrar o título da nossa coluna, o impacto da fé cristã na criação e gestão empresarial:

  • A sua Regra de Ouro que sempre a guiou e com que sempre guiou os outros “Deus em primeiro lugar, a Família em segundo e a Carreira em terceiro”
  • Consciência da força da Fé em Deus como o motor da capacidade de vencer nas condições mais adversas e de ir sempre mais longe: “Confie que Deus terminará o que começou e (…) se agirmos com entusiasmo, alimentamos mais entusiasmo e afastamos as fontes de desânimo”
  • Confiança na força das mulheres, promovendo a sua libertação para alcançar o seu potencial financeiro sem perturbar o tempo de dedicação às suas famílias.

Mary Kay viveu a sua vida com princípios simples e sólidos que nunca vacilaram. Como cristã comprometida, acreditava no trabalho árduo, na Regra de Ouro e nos valores familiares. Ela foi sempre sustentada pela sua profunda e permanente Fé em Deus. Através da sua fórmula descomplicada para o sucesso – colocar Deus em primeiro lugar, a família em segundo e a carreira em terceiro – ela fez do mundo um lugar melhor para as mulheres e suas famílias.

Engenheiro Civil com MBA por Wharton/NOVA e pós-graduação pela Harvard Business School. Depois de uma longa carreira em Consultoria de Estratégia concluida com o lugar de Presidente da AT Kearney Iberia, passa a focar-se no Desenvolvimento de Empresas Familiares, área onde tem sido cronista regular em vários jornais, conferencista e autor do livro “44250 passo até ao Cume”. É Cavaleiro da Ordem de Malta CGM e associado da CCIP e da ACEGE

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