Com paixão, criatividade e partilha. É assim que os estudantes candidatos ao Sonae Future Quest, que marca o arranque de mais uma edição do Programa Contacto, dedicado a revelar potenciais talentos, vão disputar um estágio na Sonae. Criando avatares do seu potencial e lançando ideias futuristas, a partir dos grandes desafios globais e tecnológicos, para uma das empresas do Grupo, estes jovens são convidados a imaginar o futuro. Para o transformar
POR GABRIELA COSTA

O Grupo Sonae quer proporcionar cerca de 50 estágios nas suas empresas a jovens talentos, através de um verdadeiro desafio à criatividade: no âmbito do Programa Contacto, que mobiliza e recruta estudantes com “elevado potencial” para o universo Sonae, estão abertas, até ao dia 19 de Abril, as inscrições para o Sonae Future Quest 2015, concurso de inovação que convida os candidatos a imaginar o futuro, através de jogos de avatares de talento.

[su_vimeo url=”https://player.vimeo.com/video/28135407?title=0&byline=0&portrait=0″ width=”540″ height=”340″]

A iniciativa consiste em criar um avatar MighT, figura 3D que revela as aptidões que distinguem cada participante, e, paralelamente, apresentar uma ideia futurista para uma das empresas da Sonae, num desafio de inovação. E marca o arranque da edição deste ano do Programa desenvolvido na rede social Contacto, que constitui um ponto de encontro dinâmico entre as empresas do grupo e o talento.

Os candidatos – alunos finalistas de licenciatura e mestrado, e recém-graduados – são seleccionados com base na análise de dois factores: os seus avatares de talento e a capacidade de imaginar e criar reflectida nas suas propostas. O objectivo é valorizar mais o potencial dos jovens do que os seus resultados académicos.

Os melhores serão convidados a estagiar numa das empresas Sonae, “tendo oportunidade de trabalhar directamente com os seus líderes e colaborar numa missão estratégica para o Grupo”. Segundo foi divulgado à imprensa, ao introduzir “inovação e ferramentas disruptivas, como os avatares e as redes sociais” no seu processo de selecção, a Sonae “privilegia jovens talentos que, para além dos conhecimentos adquiridos, se distingam pela sua criatividade, espírito de equipa, capacidade de trabalho e de aprendizagem”.

© Sonae Future Quest 2015
© Sonae Future Quest 2015

Carácter, personalidade e potencial 3D

Desde o início do mês e até 19 de Abril, todos os interessados em participar nesta experiência original e candidatar-se a ingressar numa das empresas Sonae podem fazer o registo do seu perfil na Rede Contacto.

Depois de inscritos, os estudantes acedem ao MighTworld da Sonae, para aí revelarem a sua representação gráfica de si mesmos, através de uma figura 3D, com design exclusivo do ilustrador e artista de rua Diogo Machado (Add Fuel), a qual materializa o potencial que lhes é reconhecido pelos seus familiares, amigos, colegas e mentores, entre outros participantes. Transmitindo paixão (cabeça), inovação (tronco) e colaboração (membros), este avatar ‘habita’ no jogo social MighT, que permite aos seus utilizadores ilustrar os seus talentos e promovê-los, através destas figuras tridimensionais.

Criando um modo divertido de enfatizar os ‘poderes especiais’ de cada um, a rede MighT quer ajudar a construir um novo mundo assente na vocação e criatividade. Recorrendo a tags, cada utilizador pode questionar os restantes sobre as características que o distinguem, bem como identificar as características ‘especiais’ dos outros avatares. Na tag cloud de cada um reflectem-se, pois, as palavras que melhor descrevem o seu carácter, personalidade e potencialidade inata. O que permite construir avatares únicos, que ajudam os próprios a conhecerem-se melhor (e, consequentemente, a liderarem melhor as suas vidas), ao mesmo tempo que promovem um perfil de talento tanto mais credível quanto maior for a sua dinâmica de jogo.

Acreditando nesta dinâmica, o Sonae Future Quest desafia agora os jovens portugueses a recriarem o seu potencial e a expressá-lo, também, através de um desafio de inovação que irá avaliá-los, e no âmbito do qual deverão apresentar uma ideia futurista para uma das empresas da Sonae.

Partindo dos grandes desafios globais e tecnológicos do mundo globalizado (ou de qualquer outra tendência, a Sonae apenas sugere as grandes temáticas que marcam a globalização, caso falte inspiração ao candidato), o objectivo é distinguir propostas que perspectivem possíveis inovações a serem desenvolvidas pelas empresas do Grupo, através de abordagens a ferramentas e tecnologias “que sejam disruptivas para o seu negócio”.

[pull_quote_left]Os vencedores realizam um estágio na Sonae onde participam numa missão estratégica, em colaboração com os líderes do grupo[/pull_quote_left]

Envelhecimento activo (com vista à melhoria das condições económicas e sociais e do bem-estar da população, face ao aumento da esperança de vida); o crescente fosso entre ricos e pobres (considerando que metade da riqueza mundial é detida por apenas 1% da população); os desafios da mobilidade (incrementados pelas enormes transformações na redistribuição da população, face aos fenómenos migratórios e de urbanismo); a escassez de água (cada vez mais preocupante tendo em conta o crescente consumo doméstico e industrial); o crescimento da população (estimando-se que, nos próximos 40 anos, cresça na ordem dos 2,3 mil milhões de pessoas); ou a actual tendência da Gestão para uma economia baseada na partilha, na qual os conceitos de colaboração, mobilidade e redes de proximidade passarão a ditar as regras). São estes os grandes desafios globais que a Sonae propõe que sejam cruzados com as áreas de negócio das suas empresas: Sonae MC, Sonae SR, Sonae Sierra, Sonae IM – SSI, Sonae IM – MDS, Sonae Capital, e Sonae industria.

A nível tecnológico, a organização propõe abordagens nas áreas da Robótica (serviços ao cliente mais rápidos, fiáveis e personalizados); a “Internet das Coisas” (combinação de fluxos de dados e serviços digitalizados); Meta Data (análises cada vez mais integradas); Gamification (traçar comportamentos, desenvolver aptidões e projectar inovação); 3D Printing (aperfeiçoar modelos, e agilizar protótipos e produções a curto prazo); M Commerce (já que a tecnologia wireless aumenta as transacções através de terminais móveis); ‘Realidade Aumentada’ (melhorando experiências virtuais e interactivas); Equipamentos Inteligentes (que permitem sistemas ‘autodidácticos’ e autónomos); Self-Tracking (plataformas e ecossistemas de monitorização com aplicações na medicina, fitness, etc.); Wearables (gadgets como relógios inteligentes ou monitores de fitness); e Nanotecnologia (nas suas inúmeras aplicações).

A ideia é apresentar uma visão inovadora que reflicta uma destas grandes tendências e traduza, simultaneamente, ideias com base tecnológica concretizáveis entre as empresas da Sonae.

© Sonae Future Quest 2015 Centros comerciais com mecanismos holográficos e drones para entregas de compras
© Sonae Future Quest 2015
Centros comerciais com mecanismos holográficos e drones para entregas de compras

Descobrir novos líderes colaborativos

Os candidatos podem optar por qualquer formato digital, como vídeo, fotos, gráficos ou jogos, devendo explicitar a tecnologia que sustenta o projecto, e em que empresa ou marca da Sonae este poderá ser implementado. As propostas que revelem as visões mais promissoras sobre o futuro das áreas de negócio da Sonae e os avatares MighT com melhor desempenho passam à segunda fase de participação no Programa Contacto, dedicada a “Liderar e Colaborar”.

À conquista de um estágio na Sonae, os participantes seleccionados serão convidados a participar no “Assessment Day”, agendado para 29 de Abril. O evento constitui o último teste aos candidatos, o qual vai integrar vários desafios e dinâmicas de trabalho em equipa. Tendo em vista descobrir novos líderes colaborativos, os estudantes trabalharão em conjunto para desenvolverem planos de negócio, assumindo papéis de liderança. Durante o workshop as equipas têm de idealizar, estruturar e apresentar as suas ideias de negócio numa sessão de pitching.

Com esta iniciativa, a Sonae que unir forças com algumas das “jovens mentes mais brilhantes” e congregar esforços para demonstrar as vantagens da gestão colaborativa. Um júri constituído por executivos de topo das empresas do Grupo irá avaliar os melhores projectos, cujos autores vencerão um estágio Contacto.

Finalmente, a 26 de Maio, os candidatos admitidos serão formalmente convidados a estagiar numa das empresas Sonae. O “Dia Contacto” dará aos vencedores a oportunidade de conhecer gestores e interagir com mentores e colegas. Desde o lançamento do Programa Contacto, em 1986, mais de 4500 jovens já participaram no ‘‘Dia Contacto’’. Várias centenas conquistaram mesmo a possibilidade de integrar as equipas das empresas Sonae.

Os estudantes que realizam o estágio Contacto têm a possibilidade de exercer uma função colaborativa numa missão estratégica durante nove meses, período em que irão adquirir conhecimentos sobre gestão colaborativa e desenvolver a sua rede de contactos do Programa. Em média, realizam-se cerca de trinta estágios Contacto anualmente.

No total, existem quase 32 mil utilizadores registados na Rede Contacto e milhares de estudantes submeteram candidaturas através desta rede criada em 2010.

O Programa Contacto foi criado há quase trinta anos, por iniciativa conjunta das empresas Sonae, com o objectivo de descobrir e recrutar potenciais jovens quadros, dotados de talento. Paralelamente, esta rede permite a aproximação à comunidade universitária, proporcionando aos estudantes uma oportunidade para conhecer de perto as estratégias internas e os planos de desenvolvimento da Sonae, ao mesmo tempo que contactam directamente com os seus principais líderes, e alargam a sua ‘carteira’ de contactos.

Distinguida em Portugal pela sua inovação, a iniciativa resulta da convicção da Sonae de que combinar “a energia e paixão” dos jovens com a “vontade de fazer acontecer“ do Grupo permite melhorar tanto a vida dos estudantes como o universo Sonae. O desafio de atrair e desenvolver activos extraordinários tem uma premissa: o talento faz toda a diferença.

Jornalista