Envolver as organizações e as pessoas com mais de 50 Anos, capacitá-las a desenvolver projetos de vida promovendo a sua valorização, a sua integração profissional e social numa dinâmica de conhecimento contínuo e de contributo para o país são os principais objectivos do projecto IkiGAi, recentemente lançado
POR GRAÇA ALMEIDA

“𝐄𝐬𝐭𝐚𝐫á 𝐚 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐞𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚, 𝐧𝐨𝐦𝐞𝐚𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐬 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚çõ𝐞𝐬 𝐞 𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐯𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬, 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚𝐝a 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐫 𝐧𝐨 𝐞𝐧𝐯𝐞𝐥𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐞 𝐟𝐚𝐯𝐨𝐫á𝐯𝐞𝐥 à 𝐩𝐞𝐫𝐦𝐚𝐧ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐧𝐨𝐬 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨?

De acordo com o projeto Silver, coordenado pela APROXIMAR Cooperativa de Solidariedade Social“, entre as diversas alterações demográficas, verifica-se um aumento da esperança média de vida, fenómeno que se traduz no envelhecimento populacional. Inevitavelmente, ao envelhecimento da população está associado um envelhecimento da força laboral. Ao longo das últimas décadas temos assistido a uma alteração progressiva de paradigma, no qual se tem procurado construir organizações mais conscientes e preocupadas, que ambicionam promover o bem-estar dos seus trabalhadores.

Como forma de combater estas alterações, muitos países têm aumentado a idade oficial de acesso à reforma, com o intuito de manter e integrar no mercado os trabalhadores mais velhos, fazendo com que estes sejam alvo de diversas políticas de emprego. Apesar de no passado, na UE, se ter verificado um declínio da participação dos trabalhadores mais velhos, esta tendência tem mostrado sinais de reversão, começando a verificar-se um aumento de trabalhadores e sendo expectável que a proporção destes no mercado de trabalho continue a aumentar, assumindo 32% da força de trabalho em 2050, face aos 25% que constituía em 2000.

A Europa enfrenta um envelhecimento da população, com impacto direto na composição e dinâmica do mercado de trabalho. Em 2000, 40% da população total de 55 a 64 anos estava ativa no mercado de trabalho. Em 2019, esse mesmo indicador subiu para 63%. De acordo com a Comunidade Europeia, entre 2016 e 2060, estima-se que a população em idade ativa na União Europeia diminua 11,6%. Por outras palavras, 𝒐 𝒎𝒆𝒓𝒄𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐 𝒆𝒖𝒓𝒐𝒑𝒆𝒖 𝒆𝒔𝒕á 𝒂 𝒆𝒏𝒗𝒆𝒍𝒉𝒆𝒄𝒆𝒓 𝒆 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓á 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒍𝒉𝒆𝒓 𝒏𝒂𝒔 𝒑𝒓ó𝒙𝒊𝒎𝒂𝒔 𝒅é𝒄𝒂𝒅𝒂𝒔.

Este cenário impõe riscos aos nossos sistemas sociais, uma vez que uma menor força de trabalho pode não atender às necessidades de uma população em envelhecimento.
Temos vindo a mencionar que os estereótipos etários estão associados aos adultos mais velhos e representam crenças que têm por base a idade cronológica percebida dos indivíduos.

No entanto, cabe a nós transformar esses desafios em oportunidades. Precisamos de começar a pensar em novas estratégias e metodologias para prolongar a vida profissional, promover o envelhecimento ativo, apoiar locais de trabalho “amigos da idade” “Aging Friendly” e criar uma transição consistente para a reforma.

De acordo com as estratégias da Comunidade Europeia para o envelhecimento ativo, “devemos adaptar os nossos mercados de trabalho para ajudar as pessoas a controlar as suas próprias vidas o máximo de tempo possível à medida que envelhecem e, sempre que possível, para contribuir para a economia e sociedade.”

Desta forma e ao querer colocar o Talento Sénior ao serviço da sociedade, descobri o “ikigai”, da minha missão de vida – criar um Projeto de Vida com Propósito!

Sendo licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, e tendo trabalhado durante 22 anos em empresas multinacionais e nacionais, decidi fazer uma transição de carreira e criar um projeto com significado, no qual pudesse contribuir para transformar a sociedade portuguesa, numa sociedade mais amiga dos mais velhos – “Aging Friendly”.

Na medida em que acompanho tendências internacionais e nacionais no âmbito da longevidade e promoção do envelhecimento activo e inclusivo, que procuro divulgar e implementar no seio da área de recursos humanos  (Reino Unido, Canadá e EUA), sabem os que me conhecem que coloco toda a energia e entusiasmo em tudo que faço e quero ensinar os maiores de 50 anos a gerirem antecipadamente a sua longevidade.

Assumo-me como uma facilitadora no enquadramento de conhecimentos, contextos, áreas distintas para orientar, ensinar, aconselhar, dar “feedback” aos que me procuram.

Conheci o conceito e a filosofia japonesa do IKIGAI, cujo significado é “iki” (viver) + “gai” (razão) e decidi criar a marca ikiGAi, que surge da fusão das iniciais do meu nome Graça Almeida à palavra ikigai.

Cada pessoa possui um ikigai, um Dom, uma razão de ser e um propósito de vida que é o seu segredo da longevidade e a chave para uma Vida bem-sucedida.

Segundo os autores Hector Gracia e Francesc Miralles:

“O IKIGAI incentiva-nos a encontrar o equilíbrio entre o nosso passado, presente e futuro para nos realizarmos plenamente na vida, desenvolvendo os nossos talentos de forma a cumprir os nossos propósitos de vida.”

O serviço IkiGAi nasceu com o objetivo de promover o talento sénior na sociedade portuguesa de forma a torná-la mais receptiva à inclusão dos profissionais mais velhos.

Visa a sensibilização para a problemática do envelhecimento, das suas consequências sociais e da importância da retenção e inclusão do talento sénior nas organizações e nas comunidades, robustecendo o tecido social e contribuindo para a o desenvolvimento da nossa economia.

SERVIÇOS PRESTADOS

CORPORATIVO

Solução integradora de serviços de Consultoria, Formação e Mentoria para empresas

Este serviço tem como principal objetivo apoiar os Decisores dentro das empresas a encontrarem enquadramento adequado para o Talento Sénior seja para continuar a trabalhar por mais tempo ou para apoiar uma transição suave para a reforma. Pretende cocriar soluções conjuntas, em parceria com as organizações e o seu ecossistema, e a nível individual, garantindo a retenção, a transmissão de conhecimentos e a preparação para transição de Novos Projetos (Empregabilidade / Criação Projeto Próprio de Vida)

PESSOAS

Acompanhamento personalizado Mentoria/Coaching

Este serviço consiste num acompanhamento individualizado na descoberta de uma Vocação, Ocupação – Propósito de vida, que lhes permita contribuir para a transformação das suas vidas; para continuarem a trabalhar, num projeto, que lhes traga satisfação e poder ser um complemento financeiro futuro. Ajudamos cada pessoa a preparar a sua Segunda parte da Vida, de forma a que sinta integrada, realizada e Feliz!

Ações de Formação e Palestras

Este serviço consiste na apresentação de conteúdos formativos às associações, organizações e a profissionais com mais de 50 anos (Sensibilização sobre Talento Senior, Valorização dos Trabalhadores mais velhos, Combate ao preconceito do Idadismo, Ikigai, Vocação, Projeto de Vida, Gestão da Intergeracionalidade e Longevidade, Empregabilidade), sensibilizando-os a prepararem, planearem e gerirem a sua longevidade de forma integral, continuando ativos. Podendo, através da experiência acumulada ao longo dos anos, potenciarem o seu know-how, através da criação de um projeto próprio de vida.

Programas para Organizações e pessoas em transição

Dirigimo-nos aos Dirigentes, responsáveis de recursos humanos e às Pessoas, quer se encontrem em situação de Emprego, Desemprego, Pré-Reforma ou Reforma, que pretendam reprogramar a sua vida. Somos o elemento facilitador que permite às organizações e às pessoas, encontrarem novas formas de usar o conhecimento acumulado ao longo dos anos e aplicá-lo de maneiras diferentes, contribuindo para o seu bem estar. Asseguramos um acompanhamento que funciona como ponte e acelerador da ocupação futura da pessoa e transformadora da sociedade portuguesa.

PORQUE SURGE A NECESSIDADE DO SERVIÇO IKIGAI?

Pretendo encontrar respostas, através da cocriação de soluções para novas realidades baseadas em economias de partilha, colaboração em rede entre organizações (públicas, privadas e sociais)

Quero contribuir para a sociedade portuguesa

Quero ajudar as organizações a valorizarem os Trabalhadores mais velhos

Quero ajudar a gerir transições

Quero ajudar a descobrir Vocações/Ocupações

Quero ajudar as pessoas a gerir antecipadamente a sua longevidade

A valorização do Talento Sénior e a promoção da intergeracionalidade traz benefícios para toda a sociedade, nomeadamente:

VANTAGENS PARA AS EMPRESAS

Reforçar o Pilar Social da Sustentabilidade “ESG” (Ambiente, Social e Governança Corporativa)

Acionar a integração social de ex-colaboradores noutras organizações

Melhorar a reputação em termos de Branding: Responsabilidade Social

Melhorar a capacidade de atração de novos colaboradores

Aumentar a credibilidade e níveis de satisfação junto de clientes

Impactar positivamente os Stakeholders e o mercado

BENEFÍCIOS PARA AS PESSOAS

Descobrir o Ikigai e o seu propósito de vida

Tornar uma ocupação e o tempo livre num espaço de crescimento

Possibilidade de assegurar um complemento ou atividade na idade da reforma

Valorização pessoal, através da transmissão de saberes para novas gerações (Give Back)

Maior envolvência e integração na comunidade

Reconhecimento do seu papel pela sociedade

Preservação da saúde mental

Reforço das relações sociais reduzindo riscos de vulnerabilidade

Esta é a minha MISSÃO:

Envolver as Organizações e as Pessoas com mais de 50 Anos, capacitá-las a desenvolver projetos de vida promovendo a sua valorização, a sua integração profissional e social numa dinâmica de conhecimento contínuo e de contributo para o país.

Conto convosco para me ajudarem a chegar mais longe, dando-me a conhecer e acompanhando-me de perto nesta caminhada para uma Longevidade Plena!

Venha conhecer o meu site.

Graça Almeida

Mentora Profissionais Seniores | Empregabilidade Sénior |
Empreendedorismo Sénior | Economia Longevidade | RH Manager