O recente canal online de doação a favor do Banco Alimentar contra a Fome recolheu 68 mil toneladas de alimentos, num valor de 76.600 euros, em apenas uma semana. Perante a onda inusitada de internautas provenientes de 94 países, Isabel Jonet, presidente dos BAs e Patrícia Fernandes, responsável pela área de Cidadania e Responsabilidade Social da Microsoft (parceira do projecto) comprovam: há uma nova rede social na Internet, que se chama solidariedade 26,165 litros de leite, 11,082 litros de azeite, 10, 878 toneladas de açúcar, 9,803 litros de óleo, 7,176 toneladas de salsichas e 2,590 toneladas de atum. Foram estes – e nestas quantidades – os alimentos mais doados em www.alimentestaideia.net, o novo canal online de doação de alimentos do Banco Alimentar, que recolheu um total de cerca de 68 mil toneladas de alimentos em pouco mais de uma semana, desde que foi lançado, a 26 de Maio, até ao passado dia 5 de Junho. Perto de quatro mil internautas contribuíram com bens essenciais para muitas famílias necessitadas, num valor total de 76,600 Euros. O acesso ao portal da Campanha “Alimente esta Ideia … Agora também Online” por parte de doadores oriundos de 94 países (o que traduz “o claro impacto da iniciativa junto dos portugueses na diáspora”) foi o melhor arranque para a criação de uma nova rede social solidária, encorajando o desenvolvimento deste tipo de projectos e multiplicando a vontade de envolvimento de todos os portugueses nesta causa social, como divulga a Microsoft no balanço da campanha que coincidiu com a Campanha Ajuda Vale no canal de retalho, na sequência da recolha realizada no último fim-de-semana de Maio em muitos supermercados nacionais. 55 mil cliques por uma “causa nacional” Criado pela área Interactive Emotions da Link Consulting, o portal online de doação de bens alimentares foi desenvolvido com base em tecnologia Microsoft, concretamente o novo Windows Azure, e assenta por isso em modelo “Cloud Computing”. A aplicação ficou e continua alojada na Web e “apresentou a elasticidade esperada, o que permitiu suportar o sistema em funcionamento permanente durante os períodos de pico de acesso/doações com uma disponibilidade total online de cem por cento, sem falhas nem indisponibilidades e com custos perfeitamente controlados”, garante a Microsoft. Para a especialista em tecnologia, só foi possível alcançar este resultado graças à opção por parte da Link por este novo modelo tecnológico, visto que garantir a mesma disponibilidade da aplicação, sobretudo nos períodos de picos de acesso, assente num cenário tecnológico e infraestrutura tradicionais teria obrigado a uma gestão/custo incomportáveis. Já para a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares, tanto a Link como a Microsoft demonstraram, com esta parceria voluntária, um elevado sentido de Responsabilidade Social. O resultado é “o enorme potencial desta campanha” a que se associaram, em tão poucos dias, e de forma “extraordinária” pessoas de 94 países. Em entrevista ao VER, Patrícia Fernandes, responsável pela área de Cidadania e Responsabilidade Social da Microsoft, sublinha que “num contexto tão desafiante como aquele que Portugal vive, ninguém nem nenhuma empresa pode ficar indiferente” a uma iniciativa que dá a oportunidade a todos os portugueses (incluindo os que vivem fora de Portugal) de contribuírem solidariamente para ajudar a alimentar as famílias sem recursos.
O que motivou esta parceria solidária para a criação de um canal de recolha de alimentos na Internet, complementar ao canal tradicional do BA nas cadeias de retalho? Conscientes das necessidades e carências de milhares de pessoas e do papel crucial que o Banco Alimentar contra a Fome assume na resposta a estas questões, resolvemos tentar fazer algo diferente, a partir de uma ideia de base: como é que podemos colocar a mais moderna tecnologia na resolução de algo tão básico mas tão necessário como a Alimentação e ajudar quem não a pode comprar? Tudo começou, por isso, aqui e com a ajuda de um parceiro (a Link Consulting, que foi absolutamente chave no projecto, pois foi quem desenhou, desenvolveu e implementou a solução tecnológica), conseguimos materializar esta ideia e disponibilizar a nossa tecnologia mais actual, criando um canal de recolha de alimentos online que, de forma muito simples, dá a oportunidade a todos os portugueses (que vivem em e fora de Portugal) de contribuírem solidariamente para ajudar a alimentar as famílias sem recursos, que têm de recorrer à ajuda do Banco Alimentar. Que significado tem para a Microsoft apoiar, com as suas competências tecnológicas, um canal que permitirá a criação de uma comunidade online de doadores permanente? Este canal de doação pretende funcionar como complemento ao canal tradicional de recolha de bens alimentares nas cadeias de retalho, apresentando um carácter de permanência, já que a sua existência vai muito para além da recolha de alimentos e tem como propósito secundário à doação, a criação de uma comunidade online de doadores. O objectivo é que a comunidade de doadores entretanto criada possa acompanhar em tempo real o impacto que os seus bens alimentares doados estão a ter na vida das famílias que recorrem à ajuda do Banco Alimentar. Como funcionará esta comunidade, nomeadamente em ligação às redes sociais? Quais são os objectivos da campanha “Alimente esta Ideia… agora também online”, também desenvolvida pela Microsoft? A acompanhar a inauguração do portal de doação de alimentos online foi também lançada a campanha publicitária online “Alimente esta ideia … agora também online”, que decorreu no sistema de correio electrónico Hotmail, no portal de conteúdos MSN e no próprio Windows Messenger, e que consistiu num conjunto de banners interactivos com a imagem do Banco Alimentar, que apelavam à generosidade do internauta, remetendo para o portal de doação. O portal “Alimente esta ideia … agora também online” está disponível a partir de qualquer browser web em http://alimentestaideia.net , mas está também integrado em três pontos de acesso alternativos, procurando, assim, aumentar a visibilidade do portal e angariar doações nas comunidades mais fortes online: a comunidade de utilizadores de Windows Messenger, a comunidade presente no Facebook e os utilizadores de telemóveis, que nesta fase inicial puderam descarregar uma aplicação gratuita que replica o portal de doação online, a partir da qual fizeram as suas doações (pagando por multibanco), seguindo nos seus dispositivos móveis a evolução das doações no portal, mesmo após a campanha de doação, que terminou a 5 de Junho. Durante o período intermédio que dista as duas recolhas de bens anuais, o portal irá alimentar e desenvolver uma comunidade online formada por todos os internautas doadores, com informações que lhes permita aferir, de forma virtual mas real, o impacto que as suas doações estão a ter no terreno e junto das famílias que recorrem à ajuda do BA. O objectivo é ligar emocionalmente a comunidade ao projecto e incentivá-la a continuar a doar no período de recolha seguinte, incrementando, se possível, o volume de bens alimentares doados.
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Jornalista