Num universo de empresários brilhantes, Blake Mycoskie está num um nível à parte pelo modelo de empreendedorismo social que inventou, estimulado pela sua profunda Fé cristã. É o criador da TOMS (e não só), cuja missão assenta em poder oferecer sapatos novos a crianças desfavorecidas, doando um novo par de sapatos por cada par vendido
POR JOÃO RODRIGUES PENA

Blake Mycoskie nasce em 1976 em Arligton, Texas, filho de um cirurgião plástico e de uma autora. Depois de frequentar pela primeira vez a Arlington Martin High School, formou-se em 1995 na Escola Episcopal de St Stephens em Austin, Texas, seguindo para a Universidade Metodista do Sul (SMU), onde obtém uma dupla licenciatura em Filosofia e Gestão.

Concluída a sua formação, lança o seu primeiro negócio, a EZ Laundry, um sucesso. Em 1999, Mycoskie vende a empresa ao seu sócio, muda-se para Nashville e funda a Mycoskie Media, uma empresa de outdoors que se concentrava principalmente no marketing de música country.  O rápido sucesso da empresa leva-o a vender a um grupo apenas nove meses após o seu lançamento.

Em 2001 lança depois um serviço de educação de motoristas on-line e uma empresa de marketing com sede em Santa Mónica especializada em desenvolvimento de marca e marketing viral, que corre bem.

O nascimento da sua obra-prima: os sapatos TOMS, um caso de estudo de empreendedorismo social inovador e de grande impacto junto de crianças pobres

Em 2006 Mycoskie visita a Argentina de férias onde trava conhecimento com uma organização voluntária dedicada a fornecer sapatos a crianças necessitadas. Mycoskie passa vários dias a viajar de aldeia em aldeia, com a organização ou sozinho. “Testemunhei as enormes áreas de pobreza nos arredores de Buenos Aires”, escreve em 2011 “E o que vi alterou radicalmente a minha consciência. Sim, eu sabia algures no fundo da minha mente que as crianças pobres de todo o mundo andavam muitas vezes descalças, mas agora, pela primeira vez, vi os efeitos reais de não ter sapatos: as bolhas, as feridas, as infeções.”

Inspirado, Mycoskie volta aos Estados Unidos e funda a Shoes for Better Tomorrows, abreviado mais tarde para TOMS. Apesar de concebida como um negócio com fins lucrativos, a sua missão era poder oferecer sapatos novos a crianças desfavorecidas, doando um novo par de sapatos por cada par vendido.

Mycoskie acaba por criar um dos primeiros casos concretos de empreendedorismo social. Os sapatos, no estilo latino das “alpergatas” clássicas, são concebidos para atrair um público mundial, na certeza de que quanto mais pares fossem vendidos menos crianças andariam descalças. A empresa arranca em 2006 e, em 2013, já tinham sido doados mais de 10.000.000 de pares de sapatos. Hoje, a rede TOMS cobre 1,000 pontos de venda em todo o Mundo.

Da TOMS à criação de novas fronteiras com empresas de empreendedorismo social dotadas de modelos de partilha de bens com classes desfavorecidas

Em 2011 e face ao seu sucesso, a TOMS expande a sua oferta para óculos, mantendo o modelo one for one — por cada par adquirido, é doado a uma pessoa necessitada tratamento médico que salva a visão, óculos graduados ou cirurgia.  Deixa a América do Sul para desenvolver este novo negócio em regiões asiáticas desfavorecidas e contrata a Fundação Seva para apoiar todo o programa, lançado no Nepal, no Tibete e no Camboja. Mycoskie acompanha pessoalmente o arranque do programa tanto quanto pôde “Eu estive lá a acompanhar muitas cirurgias… e eu entreguei os óculos. Foi a experiência mais íntima e feliz da minha vida.” Mas teve de voltar à TOMS.

De sapatos e óculos, a empresa expandiu seu modelo One for One para incluir água potável. Mycoskie doaria um livro para cada compra de sua autobiografia de 2011, “Start Something that Matters”, que se tornou rapidamente um best seller do New York Times.

“Acredito profundamente que, para fundar uma empresa de sucesso, ela tem de vir de uma paixão, de uma necessidade, de algo que vimos no mundo e que nos deixa frustrados ou desconfortáveis – ou porque há um produto que gostaríamos de ter mas não podemos comprar”, disse Mycoskie. “Acredito que é daí que vêm os grandes negócios e as melhores possibilidades de fazer uma diferença para uma sociedade melhor, mais feliz”.

Em agosto de 2014, Mycoskie vende 50% da TOMS a um fundo de investimento, mas preservando o seu cargo de Chief Shoe Giver, referindo na altura “Em oito curtos anos, tivemos um sucesso incrível, e agora precisamos de um parceiro estratégico que partilhe a nossa visão ousada para o futuro e nos possa ajudar a realizá-la.” A TOMS continua a implementar o modelo de negócios original one for one nos sapatos produzidos. Mycoskie vendeu mais tarde a sua participação, garantido a preservação do modelo.

Embora já não seja proprietário da TOMS, os esforços de liderança de Mycoskie não pararam. Atualmente é cofundador do programa de bem-estar Madefor e investe em  em pesquisas sobre o uso de psicodélicos para fins terapêuticos.

Mycoskie tem falado frequentemente em público sobre a forma como a sua Fé inspirou e o guiou no desenvolvimento da TOMS. “A minhas Fé cristã influência o meu compromisso com a justiça social e o desejo de causar um impacto positivo concreto no mundo, no que faço e como exemplo para outros. Vejo o meu trabalho com a TOMS e outras empresas que criei como a forma de viver a minha Fé que acho mais eficaz e que me torna mais feliz e próximo de Deus”.

Blake Mycoskie pode parecer mais um serial entrepreneur de sucesso – mas é bem mais do que isso, é um empresário estimulado pelo bem social que coloca a sua energia ao serviço dos mais desfavorecidos pela própria natureza dos negócios que cria. Destaco três princípios para ilustrar o título da nossa coluna, o impacto da fé cristã na criação e gestão empresarial:

  • Uma empresa deve nascer de uma paixão em corrigir algo no mundo que nos deixa desconfortáveis e essa paixão é um sinal para pormos em ação a nossa Fé cristã
  • O empreendedorismo social pode ser a base de uma empresa rentável, de sucesso e que sirva para melhorar o mundo partilhando o seu valor com os mais desfavorecidos
  • Quando acreditamos profundamente numa causa, por mais estranha e diferente que seja, a nossa Fé vai permitir ultrapassar todas as barreiras

Como refere uma publicação cristã, o que distingue Mycoskie é a sua forte fé cristã, que tem sido uma força motriz por detrás da sua missão de criar negócios que devolvam à sociedade. Mycoskie deve ser considerado como um dos 10 empresários cristãos com maior impacto na integração da sua Fé com a sua ação empresarial. De facto, a sua visão, a sua Fé e a sua obra são únicas e já garantiram o seu lugar na História.

Imagem: © Executivespeakers.com

Engenheiro Civil com MBA por Wharton/NOVA e pós-graduação pela Harvard Business School. Depois de uma longa carreira em Consultoria de Estratégia concluida com o lugar de Presidente da AT Kearney Iberia, passa a focar-se no Desenvolvimento de Empresas Familiares, área onde tem sido cronista regular em vários jornais, conferencista e autor do livro “44250 passo até ao Cume”. É Cavaleiro da Ordem de Malta CGM e associado da CCIP e da ACEGE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui