De forma mais simples ou mais elaborada, a quadra natalícia é vivida de forma especial na esmagadora maioria das organizações. Reforçar o sentimento de pertença dos colaboradores e comunidades envolventes está na génese das celebrações e iniciativas que cada uma escolhe para assinalar esta época única, onde a gratidão, a generosidade e a solidariedade têm lugar cativo. O VER desafiou algumas empresas que integram o universo efr – empresas familiarmente responsáveis – que partilhassem o “seu” Natal. Seguem-se os seus testemunhos
POR HELENA OLIVEIRA

Do habitual almoço ou jantar de Natal com os colaboradores, às decorações que os precedem, a momentos especiais de fé e celebração, sem esquecer iniciativas de voluntariado, entre outras formas de união e comemoração, o espírito natalício está presente em qualquer que seja a empresa ou organização que vive este momento único com aqueles que, ao longo de todo o ano, partilham a sua missão e propósito.

Este ano pedimos a algumas empresas certificadas como entidades familiarmente responsáveis [Programa efr da ACEGE] que partilhassem a forma como vivem esta quadra tão especial. Entre organizações de menor ou maior dimensão, seguem-se os seus testemunhos.


Casa de São José

A Casa São José, IPSS situada na Ilha da Madeira, celebra o Natal de forma simples e familiar.

Iniciamos desde logo com as decorações, típicas desta época, tudo se transforma. Nas paredes, portas e tetos penduram-se as mais variadas ornamentações, fitas, estrelas, coroas e bolas, o pinheirinho ganha forma. Todos ajudam, claro, sempre com muito entusiasmo. Mas o momento mais significativo é quando chega a hora de se montar o presépio. Este é todo feito através de trabalhos manuais e leva dias de preparação. Primeiro dá-se forma, para depois pintar. Fica lindo e cativante… a sua simplicidade e beleza enche-nos da magia do Natal.

Dia 18 de dezembro teremos a nossa muito esperada Festa de Natal. Contaremos com a presença de entidades oficiais, trabalhadores, voluntários, utentes e familiares, ou seja, a nossa Família. Durante a festa assistiremos a um momento musical, com canções natalícias, preparado pelo professor de música e seus alunos do Centro de Dia e Centro Comunitário. Segue-se a tradicional representação do Ato de Natal, que não poderia faltar. Ato este realizado por utentes do centro de dia e seus colaboradores. No final, haverá entrega de lembranças e um pequeno lanche preparado pela nossa secção de catering que irá proporcionar um convívio animado, agradável e um momento de partilha de tradições natalícias entre todos.

As missas do parto fazem grande parte das celebrações da data na nossa terra, motivo pelo qual não faria sentido não participarmos. Para quem não conhece as missas do parto, estas consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o nascimento do Menino Jesus comemorando a gravidez da Virgem Maria. Este ano, no dia 19 de dezembro, é o dia da nossa missa do parto onde convidaremos todos os membros da instituição, toda a nossa Família, a estar presentes e a celebrar mais este Natal.

Além destas atividades, a Casa São José organiza ainda um jantar de Natal para os seus colaboradores e membros dos órgãos sociais. Este momento tem o propósito de mostrar apreço e de forma singela dizer obrigado pelo que, de forma abnegada e com uma entrega única, realizam ao longo do ano em prol da nossa Missão. O objetivo será fomentar o espírito de equipa entre todos, proporcionando um momento descontraído e alegre fora do local de trabalho.

Inês Prudêncio

Técnica superior


CÁRITAS PORTUGUESA

Na Cáritas Portuguesa, o Natal é celebrado em espírito de comunhão, partilha e gratidão. Ao longo deste período, realizamos várias iniciativas que visam reforçar os laços entre a direção, colaboradores e voluntários.

A decoração da nossa sede, com os normais enfeites de Natal e árvore de Natal é um projeto de todos. Temos o Presépio a dar as boas-vindas a quem nos visita e a acolher cada pessoa que chega para mais um dia de trabalho. A acompanhar esta mudança nos espaços, realizamos o calendário de advento, com a proposta de diferentes dinâmicas, de diferentes naturezas, com envolvimento de todos. Há um dia especial em que paramos para celebrar a Eucaristia, presidida pelo nosso assistente eclesiástico, seguida de um almoço convívio. Este é um momento especial em que a direção, a equipa de colaboradores e voluntários se reúnem, celebrando as conquistas e desafios do ano. Este encontro reforça o espírito de equipa e a missão de serviço ao próximo.

Num registo mais informal temos ainda um almoço de colaboradores, em que não falta a troca de presentes (amigo secreto). Este momento de descontração fortalece o ambiente de amizade e colaboração entre todos.

A Cáritas Portuguesa também se junta à Conferência Episcopal Portuguesa para um momento de fé e celebração. Participamos (direção e colaboradores) no tempo de reflexão e partilha, na Eucaristia, seguida de um almoço-convívio que reúne os diversos serviços da Conferência Episcopal Portuguesa.

Este é o espírito do Natal na Cáritas Portuguesa: união, solidariedade e a alegria de estarmos juntos ao serviço de quem mais precisa. Que este Natal seja, para todos, um tempo de esperança renovada!

Equipa da Cáritas Portuguesa


CTT

Nos CTT, Natal é correr contra o tempo!

O tempo de entregar milhares de sonhos a empresas e particulares.

O tempo de dar resposta às Cartas para o Pai Natal Solidário dos CTT e garantir que a magia desta quadra e a alegria de receber um presente chega a todas as crianças, nomeadamente às mais desfavorecidas.

É o tempo do abraço e do agradecimento da população.

É o tempo das nossas campanhas internas para colaboradores e colaboradoras e dos descontos em presentes que contribuem para um futuro melhor.

E ainda temos o tempo para usufruir dos almoços e jantares em equipa, abrirmos o nosso presente e de, orgulhosamente, o exibirmos com marca CTT.

É tempo em família: no circo, na consoada e no dia a seguir ao Natal.

É tempo de muito trabalho, mas também de fortalecimento das relações de confiança e proximidade com os clientes, nas equipas, nas famílias e nas amizades. Sabemos que só juntos conseguimos honrar a nossa missão e contribuir para um Natal melhor para todos e todas.

Estela Marina Duarte

Colaboração e Experiência do Colaborador

Gestão dos Recursos Humanos


EDP

A época natalícia é considerada na nossa empresa uma “Magic Season” durante a qual são promovidas diversas iniciativas internas para fomentar um ambiente de convívio e solidariedade:

Magic Season Day Off: um dia de folga remunerada associado aos dias festivos, permitindo que os colaboradores escolham entre várias datas, como por exemplo em Portugal: 24, 26, 31 de dezembro ou 2 de janeiro, conforme as necessidades do serviço.

Workshops temáticos: realização de vários workshops onde os colaboradores podem desenvolver as suas competências e conhecimentos (ex: colagens criativas, receitas)

Voluntariado: realização de diversas iniciativas de voluntariado em todo o mundo

Festas Magic Season: momentos de celebração das conquistas do ano em todas as regiões onde estamos presentes. Este ano, preparámos uma iniciativa solidária para todas as celebrações com mais de 100 colaboradores, para que todos possamos apoiar simbolicamente uma organização não governamental (ONG) local a desenvolver um projeto relacionado com a transição energética justa.

Estas iniciativas não só promovem o bem-estar e a união entre os colaboradores, mas também reforçam o seu sentimento de pertença com a empresa.

Carla Barros

People & Organizational Development Global Unit
Well-Being


GRACE – Empresas Responsáveis

No GRACE – Empresas Responsáveis, o espírito natalício é mais do que uma celebração anual. É um momento de reflexão e de ação, onde os valores de solidariedade, colaboração e compromisso se tornam ainda mais evidentes.

Acreditamos que o Natal é a altura perfeita para reforçar os laços entre Colaboradores, com os nossos associados e com as comunidades onde atuamos. Vivemos esta época com o mesmo propósito que nos move ao longo de todo o ano: construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.

Oferecemos igualmente tempo para a Equipa viver momentos em família e com Amigos, disponibilizando os dias 23, 24, 30 e 31. Esta época de celebração e preparação para o novo ano, culmina numa jornada de dia inteiro de convívio e jantar de dia de Reis.

Neste Natal, continuamos a contar histórias de compromisso e responsabilidade, com o desejo de que o novo ano nos traga ainda mais oportunidades de fazer a diferença, juntos.

Boas festas a todas as empresas, parceiros e comunidades que partilham connosco este caminho de construção de um mundo melhor!

Maria João Almeida

Directora Executiva


j.a. Patrocínio, Contabilidade e Consultoria

No espírito de celebração e união que caracteriza esta época, a nossa equipa reuniu-se para um almoço de Natal muito especial.

Optámos por um cooking team, onde juntos colocámos a mão na massa — literalmente! Desde as entradas até ao prato principal, todos participaram na confeção das refeições, promovendo momentos de entrosamento, risos e muita partilha.

Foi uma experiência que fortaleceu ainda mais os laços entre nós, num ambiente descontraído e familiar.

Mas o espírito natalício foi além do nosso grupo. Este ano, decidimos trocar os tradicionais presentes por algo mais significativo: cada membro trouxe bens alimentares para compor dois cabazes de Natal, que serão doados a uma instituição local.

O objetivo é que estes cabazes cheguem a uma família em situação de necessidade, levando esperança e um pouco de conforto nesta época tão especial.

Foi um momento cheio de propósito, que nos lembrou que o verdadeiro espírito do Natal está na partilha, na solidariedade e na alegria de estarmos juntos.

Que este gesto inspire mais iniciativas como esta!

Elisabete Patrocínio
Contabilista Certificado
Manager efr


Ruy de Lacerda & Ca., S.A.

A tradição na nossa RuyDeLacerda é termos um almoço ou jantar de Natal, este ano será almoço, sempre no Clube Inglês (Oporto Cricket Club) e com um menu British, de peru assado… and so on! Momento de união, alegria e convívio, após mais um ano de trabalho e de sucesso!

No final a fotografia da praxe com toda a Equipa!

David Forrester Zamith

Chairman


SOVENA

Na Sovena, celebramos o Natal com quem mais nos é importante: as nossas Pessoas e as suas Famílias.

Com o Cabaz de Natal Sovena, levamos os nossos produtos até à casa dos nossos colaboradores, estando presentes nos preparativos desta época especial. Sem esquecer as comunidades envolventes, onde apoiamos quem mais precisa.

Aos mais pequenos, filhos dos nossos colaboradores, oferecemos um Cheque Natal e promovemos a criatividade com um Concurso de Desenhos de Natal, que este ano teve como tema “Este Natal fazemos juntos uma Viagem pelo Mundo dos Sabores Sovena!”.

E, para tornar a celebração ainda mais especial, teremos pelo 3º ano consecutivo o nosso Evento de Natal, um momento de celebração e agradecimento entre todos.”

Rafaela Oliveira

People & Culture


XZ Consultores, SA

O Natal é tempo de partilha e de demonstrarmos de uma forma ainda mais próxima os afetos e os sentimentos que nos devem unir ao longo do ano.

Na XZ vivemos o Natal, desde sempre, em família. E é mesmo assim. Na tarde do jantar de Natal, organizamos atividades com as nossas crianças, e seguimos, depois, para um momento sempre muito acolhedor, o jantar propriamente dito, no qual também participam os elementos da família mais próxima de cada um de nós. Há prendas para as crianças, e o Pai Natal lembra-se sempre dos adultos também 😊. Todos sentimos este momento como um dos pontos altos no ano, pois vive-se o ambiente que deve caracterizar o espírito desta época, um espírito de fraternidade.

Não deixamos de ter presente, também, os que não vivem esta época de forma tão acolhedora e harmoniosa. Nesta altura, procuramos também que outras crianças possam sorrir. Que pessoas que vivem dias amargos durante o ano possam, nesta época, ter o coração um pouco mais quente. Em colaboração com instituições sociais, nomeadamente a Cruz Vermelha de Braga, procuramos que as famílias que veem mais dificultado o acesso aos diferentes recursos, possam ver as suas crianças sorrir; para que quem vive nas ruas, possa ter noites menos frias.

E procuramos estar presentes. Sentir, e fazermo-nos sentir.

Emília Costa

Consultora, Responsável EFR


 

NOTA: As organizações que participaram neste artigo foram ordenadas alfabeticamente.

Imagem: Anita Jankovic/Unsplash.com

Editora Executiva