Em tempos de crise, as necessidades aumentam e quer a população em geral, quer as instituições do Terceiro sector precisam, mais do que nunca, de ajuda. O VER apresenta nesta edição totalmente dedicada a boas práticas empresariais, seis projectos que, em parceria com instituições sociais ou com o próprio Estado, ajudam a alavancar o país, gerando impactos positivos nas comunidades a que se dirigem, mas também nos paradigmas da educação, da investigação ou do sentido de cidadania em Portugal
Em conjunturas mais prósperas há, naturalmente, maior abertura e disponibilidade para projectos e iniciativas de RS, que apoiam transversalmente pessoas, comunidades e organizações em áreas tão distintas como a saúde, a educação ou o ambiente. Mas em tempos de crise, as necessidades aumentam e quer a população em geral, quer as instituições do Terceiro sector precisam, mais do que nunca, de ajuda. Não necessariamente – e jamais preferencialmente – de uma ajuda estritamente assistencialista, mas de um apoio estrutural, isto é, capacitante. Em resultado do seu compromisso com a comunidade, algumas empresas lançaram recentemente iniciativas de solidariedade ou negócios sociais, enquanto outras reforçaram a sua aposta em projectos inovadores que têm vindo a garantir a sustentabilidade de projectos sociais em diversas valências. O VER apresenta nesta edição totalmente dedicada a boas práticas empresariais, seis casos de sucesso de projectos que, em parceria com instituições de intervenção social ou com o próprio Estado, ajudam a alavancar o país, gerando impactos positivos nas comunidades a que se dirigem, mas também nos paradigmas da educação, da investigação ou do sentido de cidadania em Portugal, para além de contribuírem para o próprio desenvolvimento económico do País. BP PORTUGAL A iniciativa “Quem dá o que tem, fica feliz também”, que decorre entre 14 de Novembro e 13 de Dezembro, é o mote da campanha que a BP Portugal está a promover na região do Algarve, em parceria com os postos de abastecimento BP e revendedores de gás aderentes desta região, os quais receberão os donativos (roupa e brinquedos para crianças entre os zero e os seis anos) de toda a população que pretenda envolver-se nesta recolha. A entrega dos donativos no Refúgio Aboim Ascensão será feita no dia 14 de Dezembro pelo presidente da BP Portugal e pelos concessionários e revendedores envolvidos. Esta campanha integra-se nas acções de apoio a esta instituição de solidariedade social, que actua na área da emergência infantil em Portugal, que a BP Portugal tem vindo a concretizar desde 2008. Há três anos que a empresa, em parceria com os seus revendedores e concessionários, apoia o Refúgio Aboim através do fornecimento de combustíveis líquidos e gás. O envolvimento com esta entidade “vai ao encontro dos valores de ética, diversidade e de inclusão” defendidos pela empresa e insere-se na sua estratégia de Responsabilidade Empresarial, na qual “o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades se assumem como pilares fundamentais de actuação”. COMPAL CONTINENTE A Missão Sorriso já angariou, desde 2003, cerca de cinco milhões de Euros, que se traduziu no apoio a 33 Unidades de Pediatria e Hospitais Pediátricos e na doação de mais de 1600 equipamentos. A iniciativa foi distinguida em 2006 com o prémio de “Marketing Sustentável e com Consciência”, atribuído pela Associação Portuguesa de Profissionais do Marketing e com a Medalha de Ouro no mesmo ano, nos Prémios de Eficácia. Em 2010 recebeu o Master Distribuição Hoje na categoria de Responsabilidade Social. Mall Management, RTP e ENTRAJUDA Através do desafio proposto pela Multi Mall Management, a RTP e a ENTRAJUDA – reunir a maior doação de roupa do mundo -, dez milhões de portugueses “vão permitir a entrada deste projecto para o recorde do Guinness”, anunciam os responsáveis do projecto. Desde o dia 19 de Novembro e até ao dia 6 de Janeiro, todos os portugueses podem participar nesta acção, colocando as suas doações nos pontos de recolha de roupa, localizados nos centros comerciais, geridos pela Multi Mall Management: Almada Forum, Armazéns do Chiado, Braga Retail Center, Espaço Guimarães, Forum Algarve, Forum Aveiro, Forum Coimbra, Forum Madeira, Forum Montijo, Forum Sintra, Forum Viseu e Parque Mondego. NESTLÉ CEREAIS TEFAL E UNICEF Com esta iniciativa a Tefal pretende “contribuir para a boa nutrição das crianças que passam pelas maiores dificuldades e, assim, dar-lhes um novo sorriso”, anuncia. Com esta campanha, que está em curso em todos os países que comercializam a marca, cada unidade vendida da frigideira Tefal Unicef, especialmente produzida para o efeito, irá garantir um dia nutricionalmente equilibrado a uma criança dos países visados. |
|||
Jornalista