Com um espírito empreendedor inovador e uma personalidade rara no seu humanismo e sensatez, Lorenzo Servitche deixou uma obra e um legado notáveis como tributo à sua profunda Fé em Deus
POR JOÃO RODRIGUES PENA

Um dos maiores empresários da história mexicana, Lorenzo Servitje Sendra (1918 – 2017) foi o fundador e impulsionador do Grupo Bimbo transformando-o naquele que ainda é hoje o maior grupo mundial de panificação. A sua notável obra empresarial assentou numa profunda Fé cristã, concretizada nas suas práticas pessoais e profissionais e num esforço permanente de sensibilização de outros empresários e de toda a sociedade para a Palavra de Deus. A importância da sua postura cristã ativa é testemunhada, perto do final da sua vida, numa cerimónia única, onde as maiores figuras da hierarquia católica do País o honram com um Doutoramento Honoris Causa em tributo ao seu trabalho como promotor da doutrina social cristã.

A juventude, o trajeto profissional e a obra empresarial de Lorenzo Servitje

Servitje nasceu na Cidade do México em 20 de novembro de 1918. O seu pai, Juan Servitje Torrallardona, era padeiro de profissão, o que naturalmente influenciou a vida do filho e a sua mãe, Josefina Sendra. O casal havia imigrado da Catalunha na busca de novas fronteiras de prosperidade e eram ambos católicos praticantes.

Em 1928 o pai abre uma padaria com venda no local na capital mexicana e aos 16 anos Lorenzo começa a trabalhar na loja do pai enquanto tira o curso de contabilidade na Universidade Nacional Autónoma do México.

Em 1945, com 27 anos, embarca na grande aventura da sua vida. Junta-se a quatro sócios e com 22 carrinhas de entrega e 38 empregados funda a “Panificación Bimbo”, uma empresa industrial dedicada ao fabrico de pão fatiado. Não havia nada de similar em qualquer parte do mundo e a Bimbo torna-se um ícone de arrojo e inovação.

Ao apresentar o seu pão branco fatiado aos consumidores mexicanos em 1945, Lorenzo Servitje lança o embrião duma visão que vai transformar a empresa que ajudou a fundar na maior padaria do mundo. Com o sucesso quase imediato, a Bimbo vai tornar-se um conglomerado multinacional graças a uma agressiva estratégia de expansão inorgânica.

Escolhem como símbolo o cartoon de um urso branco que se mantém até hoje. Segundo vários analistas, o Urso Bimbo pretendia aproximar a marca ao mercado americano, mas o seu impacto foi mais profundo: simbolizou uma mudança do ethos cultural da Revolução Mexicana para a adoção da modernidade ao estilo americano.

O Grupo foi crescendo sempre com uma oferta diferenciada e marcada por aquisições internacionais ousadas. Em 2009 com a aquisição da Weston Foods torna-se a maior empresa de panificação dos Estados Unidos e, dois anos mais tarde, o maior do mundo depois de conquistar concorrentes em Espanha, Portugal e Argentina, com um portfolio de mais de dez marcas.

Para Lorenzo, a Doutrina Social Cristã foi decisiva para o desenvolvimento do seu grupo industrial “Nunca hesitámos em aplicar com rigor os princípios do respeito pela pessoa humana, da solidariedade, da subsidiariedade, do bem comum, do valor do trabalho e do amor fraterno. Esse é o segredo do nosso sucesso”

Ainda hoje o Grupo Bimbo orgulha-se de se guiar pelos princípios e pelo seu código de respeito, justiça, confiança e valorização reforçado através da cultura de apoio ao local de trabalho do Grupo Bimbo. O Grupo possui uma fundação de apoio aos trabalhadores e um código de ética que fica famoso e leva a que, ao longo de dez anos consecutivos, o Grupo Bimbo seja galardoado como “Uma das Mais Éticas Empresas do Mundo”.

O legado de Lorenzo Servitje e o testemunho da sua profunda Fé cristã

Servitje foi presidente da Bimbo de 1945 a 1994 e continua a acompanhar o Grupo até à sua morte em 2017 aos 98 anos, na Cidade do México.  Deixa para trás um império empresarial com 130,000 empregados em todo o mundo, em 170 fábricas presentes espalhadas por  22 países da América, Ásia e Europa e uma faturação global sempre em crescimento: US$ 14 biUSD em 2014 e 23 biUSD em 2023. O seu filho, Daniel Servitje, é hoje Presidente e CEO do Grupo.

Deixou oito filhos, 24 netos e 48 bisnetos e um património de 4,2 biliões de dólares. Mas, para além da fortuna e dos bens materiais, deixa o legado de um homem recordado como um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo e um católico convicto, cujo verdadeiro sucesso esteve em montar uma organização cuja mais valiosa dimensão se mede pelos valores cristãos vividos ainda hoje dentro do Grupo.

De facto, mais do que a fama de ” maior padeiro do mundo”, Lorenzo Servitje é uma figura reverenciada no México pela sua obra cristã, nomeadamente a fundação de várias organizações católicas como o Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã, a Fundação Mexicana para o Desenvolvimento Rural ou a União Social dos Empresários Mexicanos. E pelo seu espírito empresarial cristão.

Pouco antes da sua morte, Lorenzo Sevitje abre a alma na obra “Nisto Acredito” partilhando como conselhos as crenças que sempre guiaram a sua vida. São dezenas de pensamentos que não cabem neste artigo, seleciono uma pequena amostra que ilustra bem o título da nossa coluna, o impacto da fé cristã na criação e gestão empresarial:

  • “Acredito em Deus e em Jesus Cristo e nos seus desígnios para mim e na realidade do acontecimento que deu sentido e transcendência à minha vida, bem como esperança e felicidade.
  • Acredito no reconhecimento e respeito devido à eminente dignidade como pessoa que todos os seres humanos têm.
  • Creio que devemos procurar o bem daqueles que trabalham connosco e em geral com quem vivemos: vizinhos, colegas nas organizações a que pertencemos e os nossos concidadãos, a sociedade em geral, com tudo o que implica de compreensão e dedicação.
  • Acredito no valor de uma vida simples e na necessidade de poucas coisas.
  • Acredito que todos devemos ter uma tarefa ou missão pela qual somos apaixonados e que exige toda a nossa dedicação.
  • Creio, finalmente, que devemos ter uma atitude positiva e otimista em relação à vida e saber despedir-nos dela e que não devemos dar demasiada importância aos problemas e defeitos que vão ficar na memória depois de partirmos”.

O legado de Lorenzo Servitje faz perfeito jus aos princípios de vida que partilhou no seu leito de morte. A sua figura é venerada pelo Grupo que fundou e pela sociedade mexicana em geral, em particular pela comunidade empresarial mexicana cuja esmagadora maioria é devota cristã. As fundações que lançou prosseguem a sua ação social e humanitária e sempre mais longe – recentemente o Grupo lançou “The Bimbo Dream” –, uma iniciativa de escala mundial que Joana Silva, gestora de marketing da Bimbo Portugal, diz ter como objetivo “inspirar crianças de todo o mundo a perseguirem os seus sonhos num ambiente desportivo cada vez mais diverso e inclusivo”.

Imagem: © bimbousa.com

Engenheiro Civil com MBA por Wharton/NOVA e pós-graduação pela Harvard Business School. Depois de uma longa carreira em Consultoria de Estratégia concluida com o lugar de Presidente da AT Kearney Iberia, passa a focar-se no Desenvolvimento de Empresas Familiares, área onde tem sido cronista regular em vários jornais, conferencista e autor do livro “44250 passo até ao Cume”. É Cavaleiro da Ordem de Malta CGM e associado da CCIP e da ACEGE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui