A ACEGE Next (associados ACEGE entre os 20 e os 40 anos), lançou nesta semana o seu novo programa interno de mentoria. Projetado para capacitar e apoiar profissionais no campo da gestão de negócios, esta iniciativa tem como objetivo promover o crescimento pessoal e profissional dentro da comunidade profissional católica e é um projeto do qual a equipa se orgulha muito. As primeiras bases foram lançadas no início de 2023 e conseguimos ter já este mês uma proposta para apresentar a todos os associados ACEGE, reforçando a nossa missão de incrementar a proposta de valor para os membros
POR SALVADOR MATHIAS

Este programa é diferenciador por ter como base a missão da ACEGE e por permitir a criação de uma relação intergeracional entre associados ACEGE e ACEGE Next, que, em estágios profissionais diferentes, partilham dos mesmos princípios de vida e da mesma vontade de viverem os valores da fé católica na sua empresa. É uma iniciativa pioneira de capacitação dos associados, numa oportunidade emocionante para se envolverem num relacionamento de mentoria estruturado. Através deste programa, os profissionais mais experientes dentro da ACEGE irão guiar e compartilhar a sua experiência com talentos emergentes, cultivando uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento.

Queremos, no final do dia, que este programa forneça uma plataforma para os mentees encontrarem orientação sobre uma ampla gama de tópicos, como liderança, tomada de decisões éticas e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. No fundo, o nosso objetivo é que os mais novos tenham apoio e orientação para o desenvolvimento de competências, tomadas de decisão e aprendizagem com profissionais experientes, com os mesmos valores e da mesma área (ou semelhante).

De facto, é patente em todas as gerações, mas em particular nos Millennials, muitos deles os mais recentes líderes, uma descrença nas lideranças e instituições tradicionais.

Dos participantes de um estudo da Deloitte de 2019 (Global Millennial Survey, um estudo que envolveu inquéritos a 13 416 millennials de 42 países), 73% consideram que os líderes políticos estão a falhar no objetivo de ter um impacto positivo no mundo e apenas 37% dos mesmos acreditam que os líderes de empresas têm um impacto positivo no mundo.

Ao conectar estes mentees com mentores que possuem uma vasta experiência em várias áreas, a ACEGE Next visa cultivar uma nova geração de líderes empresariais excelentemente preparados e que exemplifiquem os princípios do ensinamento social católico.

Por outro lado, também os mentores, por sua vez, têm a oportunidade de retribuir à sua comunidade, compartilhando seu conhecimento e expertise, mas também aprendendo mais de perto, e de forma informal, sobre as novas gerações, sobre as suas preocupações e desejos. Neste processo de mentoring, têm também a oportunidade de aprender como potenciar o trabalho de equipas intergeracionais.

Pretendemos assim promover um maior envolvimento destes na ACEGE, incrementar o sentido de pertença, proporcionar uma oportunidade de colaboração no crescimento de outros, desenvolvimento de competências de mentoria e oportunidade de troca de experiências intergeracionais, num ambiente diferenciado do local de trabalho. É assim que os Mentores podem contribuir para o crescimento e sucesso da próxima geração de gestores católicos, deixando um impacto duradouro tanto nas suas vidas pessoais como profissionais.

Concluindo, este programa de Mentoring da ACEGE Next representa um passo significativo para promover o desenvolvimento de gestores católicos. Ao promover um ambiente colaborativo de aprendizagem e cultivar valores éticos sólidos, este programa capacitará os associados a terem um impacto positivo nas suas organizações e na sociedade em geral. Através desta iniciativa, a ACEGE Next continua a demonstrar o seu compromisso com o crescimento e capacitação dos seus membros, ao mesmo defende os princípios da Doutrina Social da Igreja.

Convido todos os sub-40 a tornarem-se membros da ACEGE Next para poderem ter acesso a esta magnifica iniciativa. Para isso basta enviarem um mail para [email protected].

Aos possíveis mentores, estendo o convite a fazerem parte deste projeto e trazerem ainda mais valor para a nossa ACEGE.

Salvador Mathias

33 anos, casado e pai de 2 filhas. Licenciado em Gestão na CLSBE e Mestre em Marketing e Estratégia na CLSBE e BI Norwegian SBE. Atualmente trabalha na Makro como National Account Manager e tem especial interesse por assuntos relacionados com gestão, empreendedorismo e inovação. É o responsável nacional da ACEGE NEXT.