O programa Semáforo mostrou ser um marco essencial para a evolução das iniciativas do grupo BASE, demonstrando que uma avaliação estruturada de necessidades pode ser o catalisador para mudanças reais e impactantes. A partir dele, construímos um caminho que alia visão estratégica, agilidade e sensibilidade às necessidades dos colaboradores e suas famílias
POR Grupo BASE

Nota prévia:

O Semáforo é um programa da ACEGE e da Fundação Paraguaia que permite às organizações avaliar a qualidade de vida dos seus colaboradores e respetivas famílias, através da auscultação de todos os colaboradores e da implementação de medidas que impactem positivamente a qualidade de vida de todos.

Numa primeira fase, o Semáforo permite, através de um inquérito online, identificar e mapear as dificuldades sentidas pelos colaboradores e as suas famílias em diferentes dimensões. Os resultados deste levantamento são apresentados à empresa de forma anónima e agregada. Com este Programa, é possível identificar de forma clara que necessidades e áreas a melhorar, possibilitando direccionar esforços e investimento de forma a alcançar melhores resultados.

Numa segunda fase, mediante os resultados recebidos, a empresa pode adequar as medidas de Responsabilidade Social Corporativa às reais necessidades dos seus colaboradores. O Semáforo permite ainda optimizar a utilização dos recursos da empresa e aumentar o impacto dos programas de benefícios para os seus colaboradores. É, acima de tudo, uma medida de Responsabilidade Social para com as suas pessoas e famílias.

O Grupo BASE foi pioneiro na implementação do Programa Semáforo em Portugal.


O grupo BASE fez uma parceria com a ACEGE para implementar o programa Semáforo durante os meses de setembro e outubro de 2022.  Nesse âmbito, mobilizámos colaboradores denominados como “embaixadores”, os quais se encarregaram de comunicar e sensibilizar os colegas para a importância de responder a este questionário.

Paralelamente, a equipa de RH esteve presente em todas as instalações para incentivar a resposta. O resultado foi uma taxa de resposta de 90%. Isto permitiu-nos ter uma fotografia muito nítida da situação das pessoas e das suas famílias, por empresa e como grupo, sendo que o nosso grupo era (à data) composto por 4 empresas com 31 localizações em Portugal Continental e Madeira. A análise foi feita com base em 509 questionários, sendo que o agregado médio era composto por três pessoas, tendo assim um impacto mais alargado em 1519 pessoas.

O Semáforo foi, desta forma, o nosso ponto de partida para uma boa análise de necessidades. A partir destes indicadores, decidimos criar uma equipa que seria responsável por desenvolver um programa que abordasse os temas mais relevantes identificados no Semáforo.

Assim, em Setembro de 2023 lançámos o programa Mais Base composto por 4 pilares:

  • Mais Base Agora: Consiste numa ajuda monetária a fundo perdido para imprevistos e emergências. Nestes 15 meses já foram apoiadas cerca de 45 famílias;
  • Mais Base Futuro: pretende trazer mais formação e desenvolvimento. Neste âmbito, começámos com formações de literacia financeira nas quais mais de 340 colaboradores já participaram. A pensar nos filhos dos nossos colaboradores, também lançámos uma Bolsa de Estudo para o ensino superior que apoia com propinas, alojamento e material. Já temos 3 bolseiras neste programa;
  • Mais Base Saúde: Com o Mais BASE Saúde queremos reforçar a saúde física e mental dos nossos colaboradores. Ações de sensibilização para a saúde mental, nutrição e exercício físico são exemplos de iniciativas que fazem parte deste pilar;
  • Mais Base Momento: Virado para o convívio, diversão e lazer. Entre outros, preparámos um Torneio de Matrecos entre todas as instalações das nossas empresas e onde estiveram presentes 32 equipas e mais de 250 participantes.

Ao desenvolver este programa percebemos desde logo várias questões a considerar:

  • Coordenação: teríamos de ter alguém dedicado, na medida em que esta não poderia ser feita nos “tempos livres” de pessoas que já tinham funções nas empresas. Para isso, recorremos a uma pessoa experiente que nos ajuda a estruturar e a gerir o programa.
  • Coerência e interligação das iniciativas: teria de ser um programa coerente e interligado, em que as suas várias componentes se reforçam. Por exemplo, o Mais Base Agora é um apoio imediato, não tem impacto a longo prazo. A formação de literacia financeira é um complemento de longo prazo que pode ajudar a prevenir situações futuras.
  • Autonomia: teria também de ser um programa com autonomia e orçamento próprios a fim de possibilitar a tomada de decisões em tempo real e de resposta aos problemas das pessoas, além de poder adaptar e criar sem ter de esperar por aprovações. Assim, um membro da administração e a directora de RH estão incluídos na equipa, permitindo esta agilidade e autonomia.
  • Confidencialidade: essencial para assegurar a confiança das pessoas.

Finalmente, tanto os resultados do Semáforo como esta estratégia foram discutidas ao mais alto nível com accionistas e administração. Desta forma, co-criámos com a administração e accionistas uma estratégia com orçamento próprio e com uma visão e compromisso comuns: responder às necessidades reais das pessoas, de forma ágil e consistente e com impacto.

O programa Semáforo mostrou ser um marco essencial para a evolução das iniciativas do grupo BASE, demonstrando que uma avaliação estruturada de necessidades pode ser o catalisador para mudanças reais e impactantes. A partir dele, construímos um caminho que alia visão estratégica, agilidade e sensibilidade às necessidades dos colaboradores e suas famílias.

Com o Mais Base, não só respondemos aos desafios imediatos, mas também plantamos sementes para um futuro mais promissor e sustentável, promovendo o bem-estar, o desenvolvimento e a saúde no ambiente corporativo. O sucesso do programa reflete o compromisso em colocar as pessoas no centro das decisões, valorizando o impacto humano em cada ação tomada.

Este trabalho é um exemplo claro de como a articulação entre avaliação, planeamento e execução pode transformar uma iniciativa num modelo de referência para o cuidado e o envolvimento organizacional. É o início de um movimento que, esperamos, possa inspirar outras empresas.

NOTA

Este artigo foi escrito por:

Francisca Baptista da Silva – Coordenadora Programa Mais Base

Nalina Kará – Diretora Recursos Humanos Grupo Base

Vera D’orey – Membro Administração Grupo Base

A Base Capital é um grupo familiar português que gere um portfolio de empresas nos setores automóvel, industrial e tecnológico, sendo o maior representante Mercedes-Benz do país e detendo uma marca icónica industrial, a UMM. Distribui também peças automóvel para todo o país através da Europeças e fornece soluções de análise de dados para pequenas e grandes empresas através da Vera Intelligence for Business. É ainda importador da Aston Martin e Maserati para Portugal e com a RDF230 faz a gestão de um conjunto de ativos imobiliários nas principais cidades portuguesas.

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