Natal. Época de sonhos, esperança e desejos…mais um ano em que a tão ansiada “normalidade” parece não nos querer presentear no sapatinho. Mas não podemos desmoralizar! O desafio que esta pandemia nos traz é constante e faz-nos também evoluir e superarmo-nos, quando achamos que tal já não é possível. E que tal aproveitar esta época para voltarmos a ser crianças e pensar no que gostaríamos de pedir ao “Pai Natal”, com os nossos desejos, sonhos e promessas? Que cabaz ideal (e de ideais) pode ser oferecido às nossas Pessoas?
POR VANESSA COELHO

É indiscutível que a SAÚDE teria de estar presente no cabaz e, na Fidelidade Assistance, conseguimos que esteja. Disponibilizamos um Seguro de Saúde para os nossos colaboradores, através do pagamento de parte ou totalidade do seguro dos próprios e dos seus familiares.

Também, desde 2020, que foi criada no Grupo uma equipa multidisciplinar dedicada apenas ao Wellbeing, que estuda este tema, analisa as tendências e define o âmbito e os pilares do bem-estar: Corporate, Lifestyle, Health e Finantial.

O objetivo final é que cada uma das nossas Pessoas sinta que a organização se preocupa genuinamente com o bem-estar de todos, mediante a criação de condições favoráveis à REALIZAÇÃO INDIVIDUAL de cada um, em todas as suas esferas.

Quem nunca disse, ou ouviu dizer, que precisava de mais horas num dia? Ou que precisava de mais tempo? “Preciso de mais tempo para terminar um trabalho!”, “Preciso de mais tempo para estar com os meus filhos”, “Preciso de mais tempo para ir às compras”… Pois é, oferecer mais TEMPO é igualmente um desejo e um desafio. Através do projecto Wellbeing consegue-se colocar à disposição, de todos, iniciativas para o bem-estar global que promovem o EQUILÍBRIO entre o tempo pessoal e o tempo laboral, facilitando-se mudanças saudáveis de comportamentos dentro e fora do trabalho e com respeito dos limites que cada pessoa estabelecer para si mesma.

Importante também é oferecer o dom da SOLIDARIEDADE: Quero e gosto de acreditar que comportamento gera comportamento e temos a responsabilidade de dar o exemplo em como nos tornar mais humanos. Este ano apoiámos a Make a Wish na sua missão de realizar sonhos de crianças gravemente doentes. E, mais uma vez, voltámos a fazer parte da ceia de 2600 famílias de todo o país, sob o motedeixe a nossa família fazer parte da sua. Apoiámos também os nossos amigos de 4 patas, mediante uma recolha solidária de mantas, turcos, lençóis e outros agasalhos. E, sempre em prol de incentivar o espírito solidário, temos, todo o ano, a nossa Bolsa de Voluntariado, que promove o envolvimento dos nossos colaboradores num projeto comum com a comunidade, e isto à distância de um simples querer fazer o bem ao próximo

Numa altura em que nunca se falou tanto em sustentabilidade e sendo esta matéria tão importante ao nível económico, social e ambiental, temos de colocar no cabaz a CONSCIÊNCIA PARA SER MAIS SUSTENTÁVEL. Há que garantir os recursos naturais, reduzir o impacto da nossa atividade nos ecossistemas e na biosfera, defender as igualdades sociais e eliminar a pobreza e a falta de ética. Sem todos estes ingredientes, os nossos netos, bisnetos e todas as gerações futuras não terão qualidade de vida nem oportunidades que, aliás, hoje em dia, são já escassas para muitos. Há que fomentar a consciencialização de cada um de nós de que não temos um planeta eterno e que os recursos naturais devem ser geridos e conservados por serem fundamentais para o suporte à vida. Devemos, igualmente, respeitar os direitos humanos, a cultura das comunidades locais, minimizar os impactos negativos no ar, na água e no solo, preservar a biodiversidade e promover a produção e o consumo responsáveis.

Também gostava de juntar a este cabaz a CAPACIDADE PARA SERMOS MAIS INCLUSIVOS, diminuir a discriminação, mudar as mentalidades dos mais resistentes. As oportunidades são, e devem ser, de todos e para todos.

Não podia faltar incluirmos o DINHEIRO. Mas atenção: há coisas que não se vêem, mas estão lá: o salário emocional. Possibilitamos às nossas Pessoas o acesso a protocolos e parcerias de descontos que são constantemente negociados para aumentar as vantagens de poupança. Promovem-se competências financeiras, aprendizagem para uma boa gestão do orçamento familiar e sensibilização para a poupança. E, não podia faltar, o nosso Grupo de Apoio Social NOS: centrado nas Pessoas e para as Pessoas e que tem como missão o apoio personalizado aos colaboradores em situação de manifesta necessidade ou carência.

Para além de tudo isto, acreditamos que este cabaz tenha ainda de oferta a FELICIDADE: tudo o que fazemos é para que as nossas Pessoas se sintam verdadeiramente felizes.

Afinal, este Cabaz de Natal que gostaríamos de oferecer às nossas Pessoas talvez não seja um mero sonho e um simples desejo. É, de facto, uma realidade! E que grande orgulho nos dá, pois para nós o importante é trabalhar, superar, ajudar e continuar a inovar…e sempre, para que a vida não pare! Um Feliz e Santo Natal…

Responsável EFR e Responsável da Equipa DCF-Pessoas na Fidelidade Assistência