O programa for&from, do Grupo Inditex, tem como objetivo principal promover a integração social e laboral de pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais. É um modelo excelente: trata-se de lojas integradas na cadeia de marcas do Grupo em causa, integralmente geridas por entidades não lucrativas do setor social e cuja equipa de colaboradores é maioritariamente composta por pessoas com alguma forma de incapacidade (física, sensorial ou intelectual)
POR FILIPA PINTO COELHO

A primeira loja desta cadeia nasceu no ano 2002, com uma loja da Massimo Dutti em Barcelona, tendo-se estendido progressivamente às principais marcas do Grupo Inditex, como a Pull&Bear, a Bershka, a Stradivarius, a Oysho ou a Tempe, num total de 16 lojas, com presença maioritária em Espanha e uma loja no norte de Itália. Até hoje, este projeto gerou oportunidades de trabalho para mais de 750 pessoas.

No final de janeiro deste ano, e no Freeport Lisboa Fashion Outlet, abriu a primeira loja for&from em Portugal, uma loja da marca Zara Home, de artigos de decoração e para o lar, num espaço com mais de 150m2 e onde trabalha um total de 17 pessoas, 13 das quais com alguma forma de incapacidade diagnosticada. Esta equipa esteve em formação durante mais de dois meses antes da abertura da loja e pôde demonstrar desde o primeiro momento a enorme dedicação e qualidade de todos os colaboradores.

A Associação VilacomVida é uma IPSS cuja missão é aproximar a sociedade da diferença e foi a parceira designada, em Portugal, pelo Grupo Inditex para a gestão desta loja da Zara Home.

Trabalhando sempre em rede com o apoio de Instituições de prestígio no apoio a estes jovens (no caso desta loja, com o apoio de Instituições como a Valor T, o Centro de Recursos  da Casa Pia, da  Rumo, a Cercimb e  o IEFP-Serviço de Emprego do Montijo), a VilaComVida acredita sem limites na potencialidade das pessoas com alguma forma de incapacidade, valoriza a comunicação positiva, oferecendo à sociedade a oportunidade de desmistificar os eventuais preconceitos existentes, e defende a empregabilidade como a principal forma de inclusão e de reconhecer a dignidade de cada pessoa.

Para além da gestão da nova loja da Zara Home integrada no projeto for&from, a VilaComVida representa em Portugal, desde 2021, a marca Café Joyeux, a primeira família de cafés restaurantes solidários e inclusivos, criada em França em 2017, tendo já quatro cafés abertos e 30 jovens empregues em Lisboa e Cascais, e desenvolve ainda diversos projetos de integração de jovens com alguma forma de incapacidade intelectual em empresas nacionais, com formação contínua e simultânea a estes jovens e aos seus empregadores.

Em todos estes projetos, a palavra-chave que pretendemos transmitir é a palavra da alegria: a alegria de se poder ser instrumentos na transformação para melhor das vidas de jovens, famílias, colegas de trabalho e empresas; e a alegria de promover o encontro com a diferença, para que ela se esbata sempre que reconhecemos o próximo como igual.

E os protagonistas de todos estes projetos são os jovens que colaboram nos projetos da VlaComVida: são eles que todos os dias se superam e alcançam novas metas, são eles que contribuem e se tornam parte das empresas e dos projetos que os acolhem, e são finalmente eles quem conquistam o seu lugar na sociedade pelo mérito do seu trabalho.

Por isso dizemos, com tanta alegria, que bom que é poder ter o projeto for&from em Portugal!

Filipa Pinto Coelho

Presidente da Direção Associação VilacomVida / CEO Joyeux Portugal