“Uma sociedade com empreendedorismo é uma sociedade mais livre, que permite a possibilidade de qualquer um prosseguir os seus sonhos”. Em entrevista, o presidente da Associação Acredita Portugal, que promove os maiores concursos de empreendedorismo do país, defende que “com iniciativa se encontram soluções e com confiança se ganha espírito de iniciativa”. O resultado é uma rede viral de conhecimento Os concursos da Associação Acredita Portugal – BES Realize o Seu Sonho e INOVPortugal – receberam um número recorde de 6500 inscrições, de concorrentes de Norte a Sul do País. Com a missão de fomentar “uma cultura da possibilidade para libertar o potencial empreendedor dos portugueses”, e numa altura em que o país atravessa uma profunda recessão económica, o projecto, cuja Cerimónia de Entrega de Prémios teve lugar a 30 de Maio, no Centro de Congressos de Lisboa, tem impactos na capacitação para o empreendedorismo, na geração de emprego e, como explica em entrevista José Miguel Queimado, presidente da Associação Acredita Portugal, no encontro de caminhos alternativos, a partir “do reforço da auto-estima, num contexto castrante e restritivo”. O Concurso BES Realize o Seu Sonho tem como objectivo possibilitar que qualquer pessoa, independentemente da sua idade, nível de formação ou ideia, possa implementar o seu projecto empreendedor. É constituído por duas categorias de prémios, o ‘Start-Now’ (apoio a projectos com âmbito comercial) e o ‘Empreendedorismo Social’ (apoio a projectos sem fins lucrativos). Já na sua 3ª edição, a iniciativa contou com mais de 4500 inscrições, requalificando-se como o maior concurso de empreendedorismo em Portugal. Por seu turno, o Concurso InovPortugal, lançado este ano, contou com mais de 1500 inscrições de ideias de negócio. Ambicionando tornar-se no maior concurso na área do empreendedorismo em Portugal ligado à inovação, visa gerar negócios com potencial de internacionalização. Ao VER, o líder da Acredita Portugal, também CEO da Groupon Brasil, explica, a partir de um exemplo real, o valor deste tipo de iniciativas no mercado empresarial: o projecto Style in a Box, segundo classificado na edição passada do Realize o Seu Sonho, está hoje presente nos mercados português e espanhol e com planos de inserção em diversos mercados emergentes, como é o caso do Brasil. Com apenas 30 anos, José Queimado inclui no seu currículo um percurso com passagens pelo Institut D’etudes Politiques de Paris, onde concluiu o Bacharel em Arts in Economics and International Affairs, e pela Georgetown University Washington, de onde saiu com um Master of Science in Foreign Service (MSFS), com especialização em Finance and Emerging Markets Business. Foi consultor na McKinsey e director e co-fundador do Donghua Group China. Com experiências nas áreas da inovação e do empreendedorismo social em países como França, Estados Unidos, Brasil, China, Inglaterra e Macau (nos quais já viveu), o fundador da Acredita Portugal percorreu a pé, em 2005, e mais tarde de bicicleta, o país de Norte a Sul. Objectivo? “Perceber quais eram os sonhos dos portugueses”.
Como nasceu a ideia e que balanço faz do percurso da Associação Acredita Portugal, cuja missão é fomentar o potencial empreendedor dos portugueses, apoiando a realização dos seus projectos? Que relevância atinge os concursos BES Realize o Seu Sonho e INOVPortugal (este na sua 1ª edição), enquanto oportunidade de negócio, no atual contexto de desemprego, crise financeira e instabilidade para as famílias e as PME, que agudiza o desânimo nacional? Socialmente pretende-se colocar o foco das pessoas na solução. Mostrar que existem caminhos e que se pode reforçar a auto-estima num contexto castrante e restritivo. Em termos económicos estes são os inerentes a uma criação de negócio. Dos 6500 projectos, vários deles irão constituir empresas. Destaco o exemplo do projecto Style in a Box da edição passada, já presente nos mercados português e espanhol e com planos de inserção em diversos mercados emergentes, como por exemplo o Brasil. Este projecto foi constituído por participantes sem qualquer conhecimento prévio na área do empreendedorismo. Qual é o objectivo do BES Realize o Seu Sonho, e a que ideias de negócio se dirigem as duas categorias a concurso?
Face ao cariz dos projectos, que poderão ser de âmbito social ou empresarial, assim teremos critérios de avaliação diferentes. Na categoria Start-now, para promover projectos mais empresariais. E na de Empreendedorismo Social para promover projectos sociais, sem fins lucrativos. Como surgiu a oportunidade de lançar a 1ª edição do INOVPortugal e que impacto poderá ter, no actual contexto socioeconómico, este que ambiciona ser o maior concurso de empreendedorismo em Portugal dedicado a projectos na área da Inovação com potencial de internacionalização? Vejamos: uma ideia de um restaurante com determinada particularidade pode ser um excelente projecto, com viabilidade, no entanto ao lado de um projecto na área da biomedicina molecular, com um impacto social significativamente superior, o magnifico Restaurante de Bairro, estaria em desvantagem. Assim surge o INOVPortugal. Com critérios diferentes, mas em tudo semelhante ao BES Realize o Seu Sonho. Concretamente, como poderão os 2 projectos vencedores aplicar o prémio pecuniário de 150 mil Euros em serviços? Que expectativa tem para os dois projectos vencedores anunciados a 30 de Maio? Como avalia os 13 projectos finalistas dos dois concursos, seleccionados entre os 100 melhores? Como decorreu o processo de desenvolvimento do plano de negócio dos projectos, suportado por um software online e por um ciclo de workshops? O software permite um acompanhamento dos concorrentes que através de vídeos, tutoriais e ferramentas preconcebidas facilitam o processo de criação do Plano de Negócios. Os workshops contribuem na área da formação, mostrando serviços disponíveis, experiências passadas ou simplesmente informações úteis, disponibilizadas pelos nossos GuestSpeakers. Foram cinco meses bastante dinâmicos que culminam na Cerimónia final de Entrega de Prémios. Os dois concursos têm grande abrangência nacional e em 2013 registaram um número recorde de candidatos. Como avalia esta participação, no actual contexto? E face às características do povo português, que não tem uma cultura de empreendedorismo como a que existe há décadas nos EUA e no Brasil, por exemplo, mas tem outras competências, como a versatilidade ou a audácia? Sabemos que o caminho ainda é longo, mas o sucesso dos concursos da Acredita Portugal mostra que para lá progredimos. Os portugueses estão habituados a trilhar caminhos, a sonhar e a arranjar soluções inovadoras onde não se pensava existir. O objectivo é dar um sentido prático a essas características para a realização dos seus sonhos.
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Jornalista