O MILES, acrónimo de Mudança, Inovação, Liderança, Equipa e Sustentabilidade, é um programa da Fundação Manuel Violante que transforma organizações da economia social em SUPER-ORGANIZAÇÕES: organizações mais sustentáveis, com mais impacto, mais estruturadas, e mais fortes face a adversidades. Organizações com pessoas motivadas e realizadas a servir beneficiários felizes – 80% dos participantes do MILES identificam equipas mais autónomas e um aumento na qualidade do serviço
POR FILIPA SAMPAIO NUNES

“Faz-nos ter vontade de fazer mais e melhor”
“Fomenta o trabalho em equipa e agitou as águas”
“Promove um pensamento mais crítico e construtivo”
“Leva-nos a pensar de forma absolutamente disruptiva”

Estes são os testemunhos que mais nos orgulham e que revelam o que o Programa MILES é. São a expressão dos valores que nos norteiam: o gosto pelo desafio, a busca constante pela inovação, o otimismo, a coragem e a relação de proximidade às organizações sociais, a nossa paixão.

Mas o que é o MILES, afinal?

O MILES, acrónimo de Mudança, Inovação, Liderança, Equipa e Sustentabilidade, é um programa da Fundação Manuel Violante que transforma organizações da economia social em SUPER-ORGANIZAÇÕES: organizações mais sustentáveis, com mais impacto, mais estruturadas, e mais fortes face a adversidades. Organizações com pessoas motivadas e realizadas a servir beneficiários felizes – 80% dos participantes do MILES identificam equipas mais autónomas e um aumento na qualidade do serviço.

O caminho da gestão na economia social nem sempre é fácil. Trabalhamos ao longo de um ano temas que não fazem parte, de todo, do dia-a-dia e da expertise das equipas das organizações sociais e que, embora sejam fundamentais para o seu funcionamento, são frequentemente considerados como um peso acrescido. A nossa metodologia prevê, por isso, diferentes fatores que consideramos críticos para que o desenvolvimento de competências de gestão seja possível de forma harmoniosa e respeitadora dos ritmos das organizações, garantido o impacto do nosso trabalho.

Desde logo a criação de uma comunidade digital que permite o acompanhamento a organizações de todo o país. Uma comunidade de aprendizagem e de troca de experiências, coesa e colaborativa, que funciona como suporte para permitir que todas as organizações participantes têm oportunidade de se capacitar ao seu ritmo. A Miles in the Sky é o parceiro que torna isso possível, porque nos permite levar à Economia Social a tecnologia certa e porque comunga da nossa metodologia de ensino.

Depois levamos a cabo uma curadoria extremamente cuidada dos conteúdos e ferramentas que entregamos às organizações participantes, trabalhando com especialistas reconhecidos nos diferentes temas, como o ISCTE EE, a McKinsey & Company, a Mercer, a IVENS Governance Advisors, a UnAgency, a Casa do Impacto, entre outros. Embora o caminho seja feito em comunidade, garantimos que cada organização encontre soluções para os seus próprios desafios de gestão com o apoio de um mentor ao longo de todo o programa. Os mentores – tipicamente profissionais do setor privado com experiência em gestão – acompanham de muito perto as equipas das organizações, garantindo a sua motivação e envolvimento na implementação das ferramentas de gestão que oferecemos da forma mais ajustada possível às realidades de terreno.

Esta metodologia é o resultado do trabalho da Fundação Manuel Violante com cerca de 400 organizações ao longo dos últimos quinze anos. São mais de 40 000 colaboradores impactados, colaboradores estes que servem cerca de 800 000 beneficiários.

Colecionamos, assim, muitas histórias para contar. Desde a organização que quase fechou portas por falta de recursos financeiros e que, quase dez anos depois, é um case no nosso programa pela cultura organizacional e pelas práticas de gestão de talento que implementou connosco, à Diretora Executiva, de outra, que hoje tem uma equipa capacitada e autónoma permitindo-se gozar finais de dia e fins de semana que antes eram passados a trabalhar.

Alinhámos direções e equipas, tornámos operações mais eficientes, co-criámos planos de comunicação interna para responder a equipas cansadas e desmotivadas, refletimos sobre indicadores de impacto. Tornámos mais fácil a vida das equipas e lideranças destas organizações, ajudando a resolver os seus problemas do dia-a-dia.

Estas experiências fazem parte do MILES e não podíamos estar mais felizes com o início da nova edição em Janeiro de 2024.

O programa é para todas as organizações da economia social que queiram aprender: podem ser maiores, mais tradicionais, pequenas ou até projetos que acabaram de sair do papel. É para todas as organizações que acreditam no seu potencial e na relevância da economia social em Portugal.

Para conhecer todos os detalhes do programa, basta visitar o nosso site e as inscrições para a edição de 2024 podem ser feitas aqui. As dúvidas podem ser dirigidas ao e-mail [email protected].

“Não é possível escrever a história da Barragem sem a Fundação Manuel Violante. (…) Nunca desistiram, nunca desistimos. A vossa força é essa.”

António Coelho, Administrador Executivo da Barragem

FOTO: © Скачко Виталий. Unsplash.com

Filipa Sampaio Nunes

Formada em Economia pela Nova SBE, a Filipa sempre trabalhou na Economia Social. Depois de ter desbravado o norte do país com o IES – Social Business School, trabalhou com áreas de Responsabilidade Social de grandes empresas em São Paulo, no Brasil. Está na Fundação Manuel Violante desde 2018.