Não, não estamos a falar de uma Wikipédia para crianças, mas de uma plataforma digital de comunicação e gestão inteiramente dedicada à educação e pensada particularmente para as escolas e jardins-de-infância. Nasceu em 2014 pela mão de três empreendedores romenos cujo objectivo era o de aliviar a carga administrativa de professores e directores, dando-lhes mais tempo e recursos para se concentrarem no que é realmente importante: a educação das crianças. Em oito anos, está presente em 2 mil escolas e creches, espalhadas por 17 países – Portugal incluído – em quatro continentes. Coleccionadora de vários prémios nas áreas da inovação e do impacto social, a Kinderpedia coloca no centro da aprendizagem a colaboração professor-aluno-pais. Em entrevista, a co-fundadora do projecto, Evelina Necula, esclarece, por A + B, todas as suas funcionalidades e benefícios
POR HELENA OLIVEIRA

A Kinderpedia ajuda as equipas das escolas e jardins-de-infância a poupar entre seis a nove horas por semana do seu tempo administrativo, permitindo que estas concentrem os seus esforços no acto de ensinar. Oferece funcionalidades completas de gestão de turmas – horário diário, frequência, livro de notas, módulo de trabalhos de casa, ensino vídeo à distância, armazenamento e distribuição de documentos, além de ser uma janela para os pais no dia-a-dia dos seus filhos na escola.

Amplamente reconhecida pela sua inovação e impacto social, foi-lhe atribuído o Selo de Excelência do Instrumento PME, Fase II pela Comissão Europeia, ganhou recentemente o 1º lugar no InnovX Accelerator, um prémio especial da Microsoft e o 2º lugar no concurso de arranque na Wolves Summit. Mas não se ficou por aqui: a equipa Kinderpedia ganhou igualmente o primeiro prémio no Innovators for Children, o terceiro prémio no concurso Startarium, com a conceituada revista Business Review a conceder-lhe o galardão Innovator of the Year, em 2020.

Em entrevista, a co-fundadora e directora de marketing desta iniciativa de excelência, Evelina Necula, explica os motivos subjacentes a esta verdadeira colecção de prémios.

O que é a Kinderpedia e quais são os seus principais objectivos?

A Kinderpedia é uma plataforma digital completa para a educação, que responde a todas as necessidades de gestão e comunicação de escolas e creches. É uma plataforma abrangente com 26 módulos (e mais virão), hospedada com segurança na nuvem e acessível através de aplicações móveis para as escolas e a família. A nossa missão, com a Kinderpedia, é transformar a educação através da tecnologia, ajudando professores, alunos, directores de escolas e pais. E fazemo-lo simplificando os processos administrativos das escolas e permitindo que estas canalizem os seus esforços e recursos para o progresso dos alunos, bem como colocando a colaboração professor-aluno-pais no centro do processo de aprendizagem.

 

Qual é a história por detrás da sua criação e quais são os principais motivos para colocar a ideia em prática? Foi um momento “eureka”?

Iniciámos este caminho de transformação há oito anos, quando a maioria das escolas ainda trabalhava com papel. Professores e directores lutavam para reunir informação a partir de documentos empoeirados apenas para os organizar em relatórios desordenados que ninguém lia. Estavam a perder tempo, tempo que poderia ser usado com as crianças.

Os pais costumavam descobrir o que os seus filhos estavam a fazer na escola ou no jardim-de-infância através do quadro de avisos ou do WhatsApp. Costumavam conversar com os professores uma ou duas vezes por ano e ficavam a saber, através de uma conversa rápida, se o filho estava a sair-se bem ou não. Os pais sentem muito medo de não poder ajudar os seus filhos, e o medo paralisa-nos.

Estávamos num sótão, no centro de Bucareste, logo atrás da Embaixada dos EUA, éramos três jovens empresários romenos, e perguntámo-nos como poderíamos ajudar na educação. E como poderíamos aliviar a carga administrativa de professores e directores, para lhes dar mais tempo para o que importa: a educação dos nossos filhos.

Começámos a construir a Kinderpedia com financiamento europeu. A solução completa de comunicação e gestão que concebemos há 8 anos conta agora com mais de 2.000 escolas e jardins-de-infância registados em 17 países de quatro continentes. Ajudamos a fazer um trabalho mais eficiente e uma comunicação mais fácil com crianças e famílias, transformando-os em marcos de valor nas suas comunidades.

Imagine que sou directora de uma escola, com poucos conhecimentos técnicos, e que tem de me convencer de que esta plataforma irá definitivamente mudar a comunicação e a gestão do meu estabelecimento de ensino. O que me diria?

Promovemos a nossa transformação na educação destacando os benefícios que a Kinderpedia traz para toda a comunidade escolar. Perguntamos aos directores das escolas o que preferem fazer com as 6-9 horas com as quais nos comprometemos a ajudá-los a poupar nas tarefas administrativas. Mais ainda, se gostariam de ver os professores capacitados pela tecnologia, apreciados pelos seus esforços e envolvidos em interacções significativas com alunos e pais. Explicamos como a Kinderpedia tem ajudado os alunos a tornarem-se mais responsáveis, autónomos e a chamarem a si as metas e resultados de aprendizagem. Por fim, perguntamos se se preocupam em construir uma comunidade próspera à volta da sua escola, que dependa de uma comunicação transparente, confiança e valores partilhados. Em seguida, partilhamos as histórias de sucesso dos utilizadores na nossa comunidade. A verdade é que é sempre o entusiasmo de outros professores e directores que, mais do que qualquer campanha de marketing, consegue convencer muito melhor os potenciais novos utilizadores.

Em termos práticos, como funciona e quais são os benefícios específicos da vossa plataforma?

Em termos muito simples, a Kinderpedia simplifica a forma como as escolas trabalham e comunicam. Acrescenta ferramentas digitais inteligentes e intuitivas para ajudar professores, alunos e pais a interagir melhor e a concentrar a sua energia nos resultados de aprendizagem.

A gestão escolar refere-se à construção, na Kinderpedia, de uma “pegada digital” para cada instituição de ensino, com turmas, alunos, professores, pais e até funcionários administrativos. Em seguida, definimos o acesso a recursos e informações e as suas relações. Este “quadro mestre” é a espinha dorsal de todas as operações da escola e projectá-lo bem desde o início traz muita clareza à estrutura da escola e facilita o planeamento, monitorização e relatório de todas as actividades relacionadas com a frequência, desempenho, trabalho dos professores ou meios financeiros da escola.

Por seu turno, a gestão de turmas representa um grupo de recursos de aplicações que levam o valor da Kinderpedia ao nível da sala de aula. É onde os professores criam o seu cronograma uma vez, no início do semestre, e definem a sua recorrência. Assim e a partir dos seus smartphones, eles fazem a chamada, avaliam os alunos e oferecem feedback personalizado. Podem também usar a Kinderpedia para agendar tarefas, receber trabalhos dos alunos e revê-los na aplicação móvel. Para cada assunto, podem adicionar recursos educativos e links para fontes de informações e referências adicionais, para incentivar os alunos a explorar mais o tópico em questão.

A Kinderpedia é também uma janela para os pais no dia-a-dia dos seus filhos na escola. Aumentamos o envolvimento dos pais na educação, tornando a escola mais próxima, para que a família entenda os objectivos e resultados educativos. Os pais reconhecem, por isso, o seu papel no apoio à educação dos filhos e têm uma forma simples e eficaz de o fazer. Os pais têm acesso à agenda diária das crianças, ao feedback dos professores, ao calendário escolar, tarefas diárias, galeria multimédia, canal de mensagens com os professores, além de newsletters, inquéritos e outras ferramentas de comunicação inteligente.

Para trazer clareza e foco à comunicação entre professores, alunos e pais, desenvolvemos também, na Kinderpedia, um módulo de acompanhamento do progresso infantil. É uma ferramenta inteligente e versátil que permite aos professores articular um conjunto de capacidades, competências e indicadores, que podem usar para acompanhar o progresso dos alunos, partilhá-lo com eles e com as suas famílias e fazer planos personalizados para apoiar cada aluno de acordo com as suas necessidades.

Outro aspecto fundamental na forma como a Kinderpedia apoia o desempenho e a inovação na educação é a gestão financeira escolar. A nossa ferramenta digital ‘tudo-em-um’ permite que escolas privadas e creches definam os seus planos de ensino, atribuam a cada aluno um plano específico, façam ajustes personalizados, quando necessário, e emitam facturas automaticamente, de acordo com as actividades definidas na plataforma. Os pais recebem as facturas na sua aplicação móvel e podem pagá-las ali mesmo, via Stripe, que é integrado na Kinderpedia.

O que é a Monitorização do Progresso da Criança?

O componente de Monitorização do Progresso da Criança da Kinderpedia é a nossa forma de apoiar a mudança que vemos hoje no processo de ensino-aprendizagem, do fornecimento de conteúdo ao desenvolvimento de competências. Cada escola pode criar uma estrutura de objectivos de aprendizagem, capacidades e aquisições na Kinderpedia, de acordo com o seu currículo, ou pode personalizar uma na nossa biblioteca. Em seguida, os professores podem fazer observações diárias para cada aluno, com base no progresso observado, de acordo com o modelo de avaliação escolhido. Essas observações são então resumidas em relatórios de avaliação, partilhados com alunos e pais e usadas como ponto de partida para planos de aulas personalizados.

A Kinderpedia foi fundada em 2014 [lançada em 2015], como uma start-up romena. De que forma evoluiu o projecto nestes últimos oito anos? 

O nosso ano inicial foi dedicado à construção do produto beta e à validação do conceito. Depois, há mais de dois anos, estamos focados em educar o mercado. Fizemos uma extensa pesquisa, organizamos conferências, tudo com o objectivo de consciencializar sobre os benefícios do uso da tecnologia na educação e como a Kinderpedia é capaz de cumprir essas promessas. Do lado do produto, desenvolvemos ainda mais a componente de gestão da plataforma e construímos e lançamos as aplicações móveis nativas para a escola e a família.

Percebemos desde então que para a tecnologia atingir o seu objectivo na educação tinha de ser amigável, intuitiva e acessível e, por isso, colocamos a nossa ferramenta digital na ponta dos dedos dos nossos utilizadores. Começamos a rentabilizar o projecto no final de 2017 e em 2018 garantimos a nossa primeira ronda de financiamento através de business angels com três investidores suíços. Continuamos a construir a plataforma do lado da gestão de turmas, oferecendo aos professores uma forma simples e rápida de avaliar os alunos, oferecer feedback e criar um ambiente de aprendizagem interactivo. Quando a Covid chegou, já tínhamos uma base sólida de utilizadores e um produto que respondia às novas necessidades das escolas. Demorámos apenas cinco dias para integrar o Zoom na Kinderpedia e permitir que os professores iniciassem uma sessão de ensino de vídeo remoto a partir da sua aplicação, com um único clique. A funcionalidade ficou disponível em 16 de Março de 2020 e foi oferecida gratuitamente às escolas, para as ajudar a superar as dificuldades que enfrentavam para se conectarem com as suas comunidades.

Ainda nesse ano, a Kinderpedia garantiu uma ronda de investimento de meio milhão de euros, liderada pela Roca X, que incluiu também uma componente de equity crowdfunding, através da Seedblink, e a participação de um grupo de business angels, o Growceanu. Em fnais de 2021, a nossa empresa realizou uma ronda de investimento tardia de 1,8 milhões de euros, liderada pela Early Game Ventures, para aumentar ainda mais o crescimento internacional.

Do ponto de vista dos utilizadores, os últimos dois anos foram fundamentais para a nossa expansão internacional. Um dos principais marcos foi a nossa parceria com a Maple Bear – um prestigiado franchising de educação canadiana com mais de 550 escolas em 32 países. Demos as mãos para apoiar o seu crescimento na Europa Central e de Leste em 2020. Então, em 2021, fizemos uma parceria com a Maple Bear United Arab Emirates. No início deste ano, anunciámos uma parceria global para levar a gestão escolar inovadora e a comunicação em tempo real para as comunidades educativas em todo o mundo. Do lado do produto, os nossos desenvolvimentos mais significativos nos últimos anos foram o lançamento do módulo de desenvolvimento infantil e as recentes integrações no módulo de gestão financeira escolar – com Stripe, para permitir pagamentos móveis de mensalidades directamente a partir da aplicação – e com SAF-T, para cumprimento da regulamentação contabilística portuguesa.

Olhando para trás, quais foram as principais dificuldades que encontraram para fazer crescer esta iniciativa?

Alguns dos maiores desafios que enfrentamos no início tinham a ver com encontrar os potenciais clientes certos, para provar o valor do produto. Durante algum tempo, adaptar o produto às necessidades e especificações internacionais tem sido a nossa principal prioridade. Agora que estamos a caminhar para uma estrutura empresarial mais madura, sentimos que o nosso maior desafio é encontrar e reter o talento certo, com uma atitude dinâmica e uma mentalidade de crescimento, sobretudo no competitivo mercado de força de trabalho actual.

 Como afirmou anteriormente, existem mais de 2.000 escolas e creches registadas na Kinderpedia na actualidade, em 17 países de quatro continentes. Em quantos idiomas a plataforma funciona e que tipo de feedback têm tido do seu já significativo número de utilizadores?

A União Europeia continua a ser a chave para o nosso portfólio, pois este é o espaço onde começamos. No entanto, estamos entusiasmados com a forma como a nossa comunidade portuguesa está a crescer e o mesmo acontece com a dos Emirados Árabes Unidos. Também temos equipas no Brasil, no Reino Unido e, mais recentemente, nos Estados Unidos. A plataforma está disponível hoje em 18 idiomas. Os últimos adicionados foram o turco e o mandarim.

A Kinderpedia está também em Portugal. Como está a ser o seu processo de implementação?

Estamos presentes em Portugal há mais de um ano e estamos gratos por termos formado aqui uma equipa fantástica, liderada pela Filipa Lemos Cristina , que partilha connosco a mesma paixão pela educação e inovação.

Sendo uma empresa jovem num novo mercado, contamos significativamente com os insights e a experiência de parceiros locais. No final de 2021, assinámos um protocolo com a FAPOESTEJO, a maior federação de associações de pais em Portugal – representando as famílias de 130 mil alunos das regiões Oeste, Lezíria Tejo e Médio Tejo – para promover o aumento da literacia digital e a inclusão digital na educação, usando a Kinderpedia. Estamos também orgulhosos de trabalhar com a Associação Portuguesa HighScope, para apresentar modelos e melhores práticas na utilização da aprendizagem activa.

No mês passado, visitámos Portugal e falámos numa conferência organizada em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, abordando o papel das plataformas digitais no processo de recuperação das aprendizagens. Estamos também em conversações com diferentes administrações locais, apresentando os benefícios da Kinderpedia e como pode impulsionar a literacia e a inclusão digital.

 

Quantas escolas estão a usar a Kinderpedia e que tipo de expansão estão a tentar alcançar [em Portugal]?

Em Portugal, a Kinderpedia é utilizada em mais de 30 escolas, infantários e pólos educativos nas zonas de Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras e Santarém. Achamos mais fácil crescer nas escolas do sector privado. No entanto, recentemente, vemos a Kinderpedia a ganhar espaço também no sector público e social, como as escolas pertencentes a Misericórdias.

Uma das parcerias das quais estamos particularmente orgulhosos é a da Brave Generation Academy (BGA), uma rede de hubs educativos híbridos, entre as primeiras escolas online de Cambridge. Estão presentes em Portugal, Holanda, Espanha, Itália, Quénia, Moçambique, África do Sul, Namíbia e Estados Unidos.

Recentemente, Sofia Borges, co-fundadora e Coordenadora Pedagógica da BGA, partilhou connosco que a Kinderpedia os ajuda porque têm tudo centralizado numa única ferramenta. Gere tudo sobre as disciplinas que os alunos estão a fazer, o checklist individual, que é algo bem específico do modelo deles da BGA. Como têm muita flexibilidade e s seus alunos podem viajar de um hub para outro, é importante que todos os recursos sejam digitais e que possam aceder a estes em qualquer lugar.

A Kinderpedia é reconhecida pela sua inovação e impacto social. Também recebeu alguns prémios importantes e, aparentemente, o projecto vai de vento em popa. Que outros próximos passos têm em mente para o futuro próximo e como imagina uma Kinderpedia “melhor” nos próximos anos?

O reconhecimento que a Kinderpedia obteve pela inovação e impacto social, sobretudo nos últimos três anos, traz-nos grande satisfação e é uma das nossas principais motivações para seguirmos em frente no caminho da transformação digital da educação. Como empreendedores de tecnologia, estamos constantemente focados no que está por vir e procuramos formas criativas de associar ferramentas e recursos digitais a fontes de valor na educação. Estamos a analisar como podemos capacitar ainda mais os professores e aprimorar o seu papel facilitador na sala de aula moderna e como podemos permitir práticas de aprendizagem activas. Estamos também a analisar de que forma a Kinderpedia pode apoiar ainda mais a migração para uma educação baseada na construção de competências, em vez de transmitir grandes volumes de informações.

A chave para transformar a educação através da tecnologia é garantir o envolvimento diário do utilizador. É por isso que um dos nossos principais compromissos é continuar o enfoque na oferta da melhor experiência ao utilizador, uma aplicação móvel mais acessível e fácil de usar, para que a Kinderpedia se torne uma ferramenta natural em todas as salas de aula.

Por fim, mas não menos importante, quem é Evelina Necula e como definiria a sua “jornada” até agora?

Sou empreendedora de edtech e especialista em comunicação, envolvida na promoção dos benefícios da tecnologia na educação. Mas, primeiro, sou mãe. Cada vez que penso no futuro da educação, penso no meu filho, na orientação e inspiração que gostaria que ele recebesse na escola. Também penso nos professores incríveis que tocaram o meu coração e a minha mente durante os anos escolares. Alguns podem dizer, claro, que aqueles eram tempos diferentes, mas a sua paixão, criatividade e resiliência motivam-me a proporcionar as melhores ferramentas digitais para ajudar grandes professores em todo o mundo hoje. Saí do mundo corporativo no início de 2014, quando a Kinderpedia era apenas uma ideia. Fiz isso porque queria dedicar a minha paixão e energia a um projecto com um propósito, que deixasse uma marca e trouxesse benefícios duradouros para a sociedade. Olhando para trás, estou agradecida pela incrível jornada que tivemos até agora e optimista sobre como a Kinderpedia pode moldar ainda mais a forma como as escolas trabalham e comunicam.

Editora Executiva